A Fonoaudiologia é uma ciência da área da saúde que possui um amplo campo de atuação e com ela podemos aprender que existem algumas mudanças de hábitos que podem nos favorecer, trazendo benefícios para a saúde. Confira, a seguir, algumas dicas da Fonoaudiologia para colocar em prática.
– Cuidado com o uso do fone de ouvido por períodos prolongados! Além disso, fique atento com a intensidade do som, pois existe uma perda auditiva que é induzida pelo ruído, que pode acontecer quando há uma exposição frequente à ruídos altos e por um longo período de tempo. Essa exposição contínua danifica as células ciliadas da orelha interna, podendo levar à um dano permanente na audição. Quanto maior for a intensidade do ruído, menor deve ser o tempo de exposição!
– É importante mastigar dos dois lados, pois isso permite o desenvolvimento simétrico da face, evitando problemas na fonação e na respiração, além de beneficiar o tônus de toda a musculatura facial, a saúde dos dentes e o bom funcionamento do sistema digestivo.
– Tenha muito cuidado ao usar o cotonete! Ele só deve ser utilizado na parte externa da orelha. A introdução dele no canal auditivo pode chegar até a membrana timpânica e machucá-la, podendo chegar até a rompê-la. Além disso, a cera é um fator de proteção produzido pelo nosso organismo que consegue impedir que partículas prejudiciais cheguem até o canal auditivo. Utilizando o cotonete ainda corre-se o risco de empurrar a cera para dentro, ao invés de retirá-la, o que pode causar infecção e até uma perda auditiva temporária. Caso vc esteja desconfortável com o excesso de cera, o ideal é procurar um médico otorrinolaringologista.
– Sussurrar pode ser prejudicial à voz. Para produzir o sussurro, é comum colocar mais tensão sobre as pregas vocais, portanto essa prática deve ser evitada e deve-se preferir falar de forma suave.