sinergia-Blog-Tiago-Curcio

O Que é Sinergia e seu Impacto na Relação das Pessoas?

Atualizado em 08/06/2018
Por Tiago Curcio

O Que é Sinergia e seu Impacto na Relação das Pessoas?

Atualizado em 08/06/2018
Por Tiago Curcio
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

O Que é Sinergia e seu Impacto na Relação das Pessoas?

Por definição, ter sinergia é saber que o todo é maior do que as partes. Uma equipe tem sinergia quando os participantes se engajam em causas comuns que têm como objetivo o benefícios de todos: aquele time específico, outros colaboradores e a empresa.

Antes de continuar lendo esse artigo, é importante se lembrar de que a eficiência não é necessariamente algo individual. Em uma empresa os resultados são alcançados por conta de um esforço global, ou seja, do trabalho de todos os colaboradores. Por isso, é correto dizer que a eficiência está ligada ao trabalho em grupo.

A partir de agora vou explicar melhor o conceito de sinergia e como isso influencia no nosso dia a dia.

Entendimento entre um grupo

Como a sinergia pressupõe no mínimo duas pessoas, ela será fruto da colaboração, da compreensão genuí­na entre as pessoas, da mentalidade de ganho mútuo e da visão do resultado global. Não por acaso, este é um item que está na minha lista de hábitos típicos de pessoas altamente eficazes.

Quando uma empresa investe em sinergia, ela ganha um diferencial competitivo. Isso ocorre, pois as pessoas e áreas que trabalham juntas produzem mais e com um padrão de qualidade elevado. Afinal, haverá troca de conhecimento, experiências e incentivo mútuo para entregar o trabalho de outro nível. Além dos resultados quantitativos para a corporação, existem aquelas consequências boas conectadas com o dia a dia. Com a sinergia afiada, os colaboradores terão uma melhora significativa nas relações interpessoais e no desenvolvimento profissional e pessoal.

Já deu para perceber que essa é uma virtude que não se consegue em curto prazo, não é mesmo? É preciso que as pessoas cultivem suas relações por um período que não pode ser determinado comummente, pois cada grupo tem o seu tempo.

Aplicação da sinergia

Um trabalho em conjunto da área de Recursos Humanos, da gestão e das lideranças pode trazer resultados impressionantes. Ações como workshops com jogos e dinâmicas que promovam o trabalho em times e feedbacks individuais e em grupo podem cooperar para a criação e a sustentação de equipes com sinergia.

Claro que quando você começar a falar de sinergia, muitas pessoas terão dúvidas quanto à capacidade de transformação e atuação das pessoas, pois, provavelmente, elas são desconfiadas em relação ao potencial infinito que todos temos dentro de nós. Nesse momento saiba que o coaching pode despertar uma chama de motivação e visão de futuro.

Existem treinamentos e capacitações externos que podem ajudar. O Coaching Group do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC), por exemplo, é um processo em que os participantes entram em uma espécie de flow coletivo: uma comunicação com uma fluidez única, experimentando descobertas, ressignificações, o despertar de potenciais inexplorados e uma dose cavalar de autocon­hecimento. O momento é tão poderoso que se torna quase impossível não se deixar levar por essa atmosfera benigna!

Quando o somatório de energias diversas acontece em um mesmo local, todos passam a reproduzir outra corrente, dando forma a uma energia nova, intei­ramente outra em relação às individuais. O produto da junção das energias que todos temos dentro de nós é uma corrente elétrica sui generis, diferente de tudo que se está acostumado a ver, por isso trata-se exatamente não de uma energia, mas de sinergia.

terapia-online-casule-banner

Nos processos de Coaching em Grupo, a sinergia é nada mais do que uma espécie de mola propulsora capaz de tudo transformar e também de fazer com que tudo aconteça. A expli­cação para isso é bem simples: nossas energias individuais são múltiplas, como, aliás, também somos cada um de nós. Quando acionadas em conjunto, pelo efeito único da experiência do Coaching Group, o que acontece é uma explosão sinérgica, que na prática acaba multiplicando o potencial das próprias energias individuais.

Além disso, ainda existem as formações individuais que podem contribuir para evolução de um funcionário e de vários em momentos diferentes. O Leader Coach Training (LCT) do IBC, por exemplo, é uma formação completa para líderes de alto desempenho. O curso serve como uma poderosa ferramenta de coaching para capacitar aqueles líderes em potencial. Quando a liderança está motivada e tem conhecimento suficiente, ela conseguirá fazer uma administração mais eficiente da equipe. É possível incentivar a sinergia entre os funcionários, guiar pelos caminhos da inteligência emocional e desenvolver cada vez mais as habilidades de cada colaborador.

Outro ponto é analisar o candidato no momento da contratação. O IBC tem um curso de Consultor em Análise Comportamental destinado aos profissionais de Recursos Humanos (RH), psicólogos, líderes, gestores e mais. Esse método usa o Coaching Assessment, um sistema de mapeamento de perfil comportamental feito especificamente para a seleção de candidatos, remanejamento e até a prevenção de possíveis causas de problemas relacionados à conduta.

Vida pessoal

É fundamental que a vida profissional e a vida pessoal caminhem juntas. Afinal, uma tem ligação direta com a outra. Se não estamos bem no nosso lar, é provável que não conseguiremos estar muito bem no local de trabalho. Por isso, é interessante trabalhar com a sinergia também quando está fora da organização.

Falo de tudo: programas fora de casa, reuniões na sala de estar e até viagens. Se você mora com mais pessoas, por exemplo, é essencial criar um bom relacionamento tanto para os momentos de entretenimento quanto para aqueles de tarefas domésticas.

A importância da sinergia

Ações como essas que falei acima contribuem fortemente para a criação de um sentimento de coletividade, troca saudável de conhecimento, comprometimento e até de solidariedade. Quem não gostaria de ter essas características em uma equipe, não é mesmo? E você viu por aqui que é possível ter times com essa virtude!

Aqui é essencial não esquecer de que a virtude da sinergia deve existir em todos os níveis hierárquicos: desde o chefe até o assistente. Quando há compreensão genuína, as pessoas encontram soluções que são melhores do que encontrari­am agindo individualmente. A promoção da participação das pessoas funciona como um elemento fundamental para a obtenção da sinergia entre equipes. Pessoas com habilidades e competências distintas formam equipes de alto desempenho quando elas têm autonomia, metas bem definidas e outros colegas que têm o mesmo objetivo e que estão interessados em trabalhar em grupo.

Um projeto, planificação ou empreendimento, seja ele de médio ou longo prazo, exige diferentes performances, mudanças de ritmo, ora com um ataque feroz e fulminante, ora com um recuo estratégico ou com uma espera calcula­da. Grosso modo, essas regras valem tanto para as questões individuais quanto profissionais.

Um esforço de sinergia permite que os indivíduos estejam em sintonia com as metas globais da empresa a todo o momento, evitem erros já que todos poderão verificar as informações, alinhem as expectativas, pensem globalmente, passem e recebam conhecimento e incentivem uns aos outros a serem o melhor de si.  É uma forma de praticar um papel significativo na comunidade que a empresa acaba construindo com os funcionários. Cada um terá uma função e poderá ajudar e ser ajudado para executá-la da melhor maneira possível. Os resultados serão sentidos individualmente e coletivamente.

E você, acha que a sua equipe tem sinergia? Compartilhe esse artigo com os seus colegas de trabalho!

Fonte: http://www.jrmcoaching.com.br/blog/veja-como-criar-sinergia-e-como-ela-impacta-na-relacao-das-pessoas/

Life Coach e palestrante, auxilia empresários a usar a internet para desenvolver seus negócios. Admira e vive a área de auto performance, acrescenta em suas sessões de Coaching o melhor da Programação Neurolinguística (PNL). Adora ficar com a família, correr, meditar e trabalhar. Conheça o meu Instagram. | Clique para marcar uma consulta comigo
Casule Play

O Que é Sinergia e seu Impacto na Relação das Pessoas?

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre O Que é Sinergia e seu Impacto na Relação das Pessoas?, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Tiago Curcio, aqui no Blog.
Life Coach e palestrante, auxilia empresários a usar a internet para desenvolver seus negócios. Admira e vive a área de auto performance, acrescenta em suas sessões de Coaching o melhor da Programação Neurolinguística (PNL). Adora ficar com a família, correr, meditar e trabalhar. Conheça o meu Instagram. | Clique para marcar uma consulta comigo

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: O Que é Sinergia e seu Impacto na Relação das Pessoas?.

0 comentários

A mulher em cada fase do ciclo menstrual

Mulher, você sente que seu humor muda muito em cada momento do mês? Isso pode estar relacionado a cada fase do ciclo menstrual. Venha ver esse vídeo, se conhecer e entender como agir em cada momento desta fase.
Leia mais

Vivendo no piloto automático

Você sabia que você pode estar vivendo no piloto automático? No vídeo de hoje vamos falar sobre como podemos ter pensamentos, sentimentos e comportamentos sem mesmo nos darmos conta que eles estão lá!
Leia mais

As 5 linguagens do autoamor

Neste vídeo, Cris Schumann fala sobre as 5 linguagens do autoamor e a como desenvolver uma admiração e valorização maior sobre si mesmo.
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This