Qual-a-diferença-entre-treinamento-e-desenvolvimento-de-pessoas-coaching-casule

Qual a diferença entre treinamento e desenvolvimento de pessoas?

Atualizado em 09/03/2018
Por Tiago Curcio

Qual a diferença entre treinamento e desenvolvimento de pessoas?

Atualizado em 09/03/2018
Por Tiago Curcio
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Qual a diferença entre treinamento e desenvolvimento de pessoas?

Toda empresa que busca crescer e ser bem sucedida deve colocar a administração de Recursos Humanos e Gestão de Pessoas como algumas das principais prioridades. As áreas são responsáveis pela estratégia e aplicação de treinamento e desenvolvimento de pessoas, recrutamento assertivo, manutenção e atualização de políticas internas e bem-estar da equipe. Investir nesses profissionais é investir em melhores resultados e gerar excelente retorno para a empresa tanto a curto quanto a médio e longo prazo.

 

O que é treinamento de pessoas

 

Muito se ouve falar sobre treinamento de pessoas, mas você sabe dizer o que é isso exatamente? A ferramenta leva aprendizado para os colaboradores de uma organização incentivando a obtenção ou otimização de habilidades para determinado cargo ou ação.

O treinamento tem como objetivo impulsionar a eficiência, aumentar a produtividade, elevar os níveis de qualidade, promover a segurança no trabalho e evitar a necessidade de refazer as atividades. Em geral, os resultados de um treinamento são obtidos em curto prazo e são satisfatórios.

O processo é essencial para que determinado funcionário evolua para assumir uma nova posição ou progrida para melhorar no cargo que já está. O objetivo é que ele seja um profissional mais completo. Consequentemente, ele entregará trabalhos com mais qualidade. Além disso, a ferramenta ainda poderá motivar características importantes para qualquer nível hierárquico, tais como a proatividade, empatia e criatividade.

Confira algumas das modalidades de treinamento:

  • Treinamento presencial;
  • Treinamento à distância;
  • Treinamento em serviço;
  • Rodízio;
  • Estágio;
  • Visita técnica;
  • Reuniões informativas;
  • Encontros de disseminação de treinamento;
  • Palestras;
  • Assinaturas de jornais e revistas;
  • Workshop;
  • Seminário.

 

O que é desenvolvimento de pessoas

 

O desenvolvimento de pessoas é outro termo comum de se ouvir em empresas que estão buscando por profissionais mais capacitados. O método está relacionado ao aprimoramento do conhecimento e das habilidades de natureza complexa e não estruturadas. Trata-se da capacidade de acumular conhecimentos e informações que podem melhorar efetivamente o desempenho de um colaborador em sua função.

A ideia é que o colaborador esteja apto para evoluir os conhecimentos que já possui e para aprender novidades. Todo esse estudo deve estar relacionado à área em que ele trabalha de forma não engessada. A consciência deve estar além apenas do local de trabalho, ela deve estar dentro de tudo que envolve esse universo.

Por maximizar o desempenho e melhorar os resultados, o desenvolvimento impacta também no clima organizacional. Este é um processo que tem retorno a médio e longo prazo, o que pode dificultar um pouco a sua aplicação.

 

 

Como o coaching pode contribuir

 

terapia-online-casule-banner

O coaching pode ajudar tanto no desenvolvimento quanto no treinamento de pessoas. O método tem ferramentas eficazes que trabalham o autoconhecimento, a inteligência emocional e a psicologia positiva em todos os colaboradores.

O objetivo é ajudar o funcionário a entender todos os seus pontos fortes e quais são as maneiras de desenvolvê-los para que se tornem ainda mais significativos. Além disso, ele também busca pelos pontos fracos para que eles se tornem cada vez menos sabotadores em qualquer situação.

A ideia é que o processo coaching influencie diretamente na melhoria contínua das pessoas tanto no ambiente profissional quanto o pessoal. Afinal, sempre é possível ser um ser humano melhor.

 

Resultados do investimento

 

A implantação de treinamentos e desenvolvimento de pessoas é competência das áreas de Recursos Humanos e Gestão de Pessoas, porém o incentivo dessas ferramentas deve ser feito por todos da empresa, principalmente pela gestão e pelos líderes. Afinal, os líderes e gestores de cada área sabem melhor do que ninguém o que eles e seus funcionários precisam para se desenvolverem.

O investimento para a criação e aplicação dessas modalidades não é barato, porém é preciso lembrar que a falta deles é caro para a empresa toda. Os resultados desses recursos serão vistos a curto, médio e longo prazo por todos os colaboradores.

Como é focado em uma competência específica, é mais fácil mensurar os resultados obtidos com os treinamentos. Uma simples avaliação de desempenho é capaz de analisar a evolução das habilidades comportamentais e técnicas dos colaboradores que passaram pelo treinamento em questão.

Mais do que os resultados em curto prazo, o investimento em desenvolvimento das pessoas que trabalham na organização terá impacto maior a médio e longo prazo. O primeiro fator que pode ser observado é o aumento da produtividade, que será reforçada principalmente por três fatores:

  • Equipe mais qualificada: esse fator segue uma fórmula simples e básica que quanto maior for a qualidade da equipe, melhor será o serviço prestado por ela. Consequentemente, isso impacta diretamente nos resultados, pois permite que o trabalho realizado pelos seus colaboradores tenha sempre um alto nível de excelência.
  • Aumento da motivação dos funcionários: ao observar que a empresa investe no aperfeiçoamento de suas competências e sentir que ela se preocupa com seus funcionários, os colaboradores passam a se sentirem mais motivados e dispostos a darem o melhor de si para conseguir alcançar os objetivos da organização.
  • Retenção de talentos: uma empresa que possui em sua cultura organizacional a priorização do investimento em aprimoramento das qualidades e competências de seus colaboradores contribui para a criação de um elo mais forte com eles. Isso coopera não só para um bom relacionamento e melhores resultados, mas também para reter talentos. Impedir a saída de quem importa é essencial para uma empresa.

 

Qual é o momento certo para começar

 

Não basta ficar animado com a possibilidade de evoluir profissional e ir correndo pedir treinamentos e o desenvolvimento de pessoas para o seu gestor. O processo só será efetivo quando for planejado. Por isso, é essencial que você aponte uma possível necessidade de melhora para o seu gestor e que ele converse com a área responsável.

As ferramentas devem ser usadas com cuidado para que sejam levadas aos colaboradores corretos no momento correto. Só dessa maneira, as pessoas serão desenvolvidos profissionalmente e se tornarão ideais para a cultura da empresa. E, é claro, o retorno do investimento será positivo para todos os envolvidos.

Gostou desse artigo? Deixe seu comentário e compartilhe nas redes sociais!

Copyright: 365362820 – https://www.shutterstock.com/pt/g/rawpixel

Fonte: http://www.jrmcoaching.com.br/blog/qual-a-diferenca-entre-treinamento-e-desenvolvimento-de-pessoas/

Life Coach e palestrante, auxilia empresários a usar a internet para desenvolver seus negócios. Admira e vive a área de auto performance, acrescenta em suas sessões de Coaching o melhor da Programação Neurolinguística (PNL). Adora ficar com a família, correr, meditar e trabalhar. Conheça o meu Instagram. | Clique para marcar uma consulta comigo
Casule Play

Qual a diferença entre treinamento e desenvolvimento de pessoas?

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Qual a diferença entre treinamento e desenvolvimento de pessoas?, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Tiago Curcio, aqui no Blog.
Life Coach e palestrante, auxilia empresários a usar a internet para desenvolver seus negócios. Admira e vive a área de auto performance, acrescenta em suas sessões de Coaching o melhor da Programação Neurolinguística (PNL). Adora ficar com a família, correr, meditar e trabalhar. Conheça o meu Instagram. | Clique para marcar uma consulta comigo

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Qual a diferença entre treinamento e desenvolvimento de pessoas?.

0 comentários

A mulher em cada fase do ciclo menstrual

Mulher, você sente que seu humor muda muito em cada momento do mês? Isso pode estar relacionado a cada fase do ciclo menstrual. Venha ver esse vídeo, se conhecer e entender como agir em cada momento desta fase.
Leia mais

Vivendo no piloto automático

Você sabia que você pode estar vivendo no piloto automático? No vídeo de hoje vamos falar sobre como podemos ter pensamentos, sentimentos e comportamentos sem mesmo nos darmos conta que eles estão lá!
Leia mais

As 5 linguagens do autoamor

Neste vídeo, Cris Schumann fala sobre as 5 linguagens do autoamor e a como desenvolver uma admiração e valorização maior sobre si mesmo.
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This