O que é psicoterapia?

Atualizado em 20/04/2016
Por Redatora Casule

O que é psicoterapia?

Atualizado em 20/04/2016
Por Redatora Casule
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

O que é psicoterapia?

Sobre psicoterapia

Psicoterapia

É o atendimento realizado por um psicólogo  com a finalidade de tratar questões pessoais tais como dificuldades emocionais, comportamentais, cognitivas, etc

Exemplos de dificuldades emocionais: Crise no casamento, dificuldades em tomar decisões, traumas emocionais, dificuldades em lidar com pessoas, choro fácil, sensibilidades e irritabilidades, dificuldade em namorar, dificuldade em decidir qual carreira seguir, etc.

Exemplos de dificuldades comportamentais: Medo de falar em publico, explosões de raiva, timidez, fobias, compulsão por comida, bebida ou drogas, etc.

Exemplos de dificuldades cognitivas: Pensamentos depressivos ou de morte, sensação de estar sendo perseguido, ansiedade, etc.

Qual a diferença entre psicólogo e psicoterapeuta

O psicoterapeuta é um psicólogo clinico, ou seja, alguém que além de ter feito a faculdade de psicologia trabalha no atendimento individual, ou em grupo, em consultório. Sendo assim um psicólogo que trabalha em RH não  seria considerado um psicoterapeuta. Mas devemos observar que é possível que haja psicoterapeutas que não possuam a faculdade de psicologia mas um curso de formação de psicoterapia.

A psicoterapia é um momento de acolhimento e desabafo de meus problemas?

Pode haver momentos onde você estará à vontade para desabafar, mas a psicoterapia não se limita a isso. A grande importância da psicoterapia é a intervenção do psicólogo com o intuito de trabalhar as questões trazidas ao processo. Sendo assim poderá haver dias nos quais o paciente sairá da terapia com a sensação de leveza, mas poder haver dias nos quais poderá ter a sensação de ter trabalhado muito conteúdo interno e reformulado muitos conceitos a seu próprio respeito ou a respeito do mundo. Nem sempre a psicoterapia oferecerá a sensação de conforto mas pode ser possível que estes momentos estejam recheados de material importante ao qual, mesmo não sendo confortável o contato com tal material, não significa que o trabalho da psicoterapia não tenha sido importante.

Qual o momento certo para procurar um psicólogo?

Aquele no qual percebe-se que pode haver prejuízos em alguma área de sua vida devido á questões internas, emocionais, psicológicas ou comportamentais.

A terapia só funciona para quem quer fazer a psicoterapia?

Assim como não é possível fazer com que uma pessoa que está doente tome um remédio quando se recusa a isso também pode não ser possível que ela se abra e aproveite as intervenções de um psicoterapeuta quando não estiver pronta para tal.

Qual a diferença entre Psicoterapeuta e Psiquiatra?

O psiquiatra é um médico e costuma ter o foco no tratamento medicamentoso.

O Psicoterapeuta tem técnicas de tratamento que envolvem as questões emocionais.

Em quais casos a psicoterapia pode ajudar?

Além dos casos clínicos clássicos como ansiedade, depressão, síndrome do pânico, etc. Pode-se contar com atendimentos psicológicos quando:

Sentir-se deprimido.

Quiser desenvolver habilidades sociais como falar em publico, iniciar amizades.

terapia-online-casule-banner

Alterações bruscas de humor – um dia muito bem, mas no outro se sente péssimo

Depressão pós parto.

Dificuldades em lidar com separação e/ou relacionamentos.

Dificuldade em tomar decisão.

Necessidade em repetir atos sem sentido, como verificar portas muitas e muitas vezes, lavar as mãos, etc.

Medos (de animais, avião, pessoas, situações diversas).

Passar mal sem causa orgânica, ou seja foi ao médico e ele não encontrou nada que justifique.

Superar a timidez.

Ciúmes excessivo.

Dificuldade em lidar com pessoas difíceis como chefes, pais, irmãos, colegas de trabalho ou escola, etc.

Pensamentos repetitivos e angustiantes.

Distração excessiva a ponto de perder aulas, não encontrar seus objetos, perder compromissos, etc.

O psicólogo pode contar para alguém o que foi dito em consulta?

Não, há um código de ética a ser respeitado.

Ouço falar em psicoterapia Freudiana e comportamental, qual é a melhor?

Não existe uma melhor e outra pior, são técnicas que visam o bem estar. As abordagens podem ser escolhidas pela própria pessoa que busca seu atendimento, pode receber a indicação do profissional que a atende para que busque uma ou outra abordagem, mas também a pessoa pode se beneficiar do tratamento sem necessariamente identificar a abordagem teórica escolhida pelo profissional que o atende.

Será que meu caso é para ser tratado em psicoterapia ou posso resolver sozinho?

Muitas questões podem sim ser resolvidas sozinho, ou até passar pela vida toda sem resolver. Por exemplo, uma pessoa com timidez, nada a impede de passar pela vida com esta característica, mas pode recorrer à psicoterapia caso  prefira de tratar desta questão.

FONTE:http://www.marisapsicologa.com.br/o-que-e-psicoterapia.html

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.
Casule Play

O que é psicoterapia?

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre O que é psicoterapia?, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Redatora Casule, aqui no Blog.
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: O que é psicoterapia?.

Será mesmo que a ansiedade te atrapalha em tudo?

Muitas vezes a ansiedade parece ser nossa inimiga. Ela chega causando um mal-estar, sentimento de impotência, insegurança, instabilidade e medo. Mas e se eu te contar que em determinado grau ela é importante para nossa sobrevivência e nos ajuda a fazer muitas coisas?
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This