Você sente dores na região da articulação temporomandibular (ATM), dificuldade de abrir ou fechar a boca, zumbidos e até dor de cabeça sem causa aparente? Esses sintomas podem ser devido à disfunção temporomandibular (DTM). A DTM é caracterizada por alguns problemas relacionados à ATM e/ou aos músculos da mandíbula.
A ATM é a articulação responsável pelos movimentos realizados pela boca de abrir, fechar, protruir e lateralizar. Além disso, a ATM realiza movimentos de rotação e translação (deslizamento) possibilitando, em conjunto com a musculatura da face, as ações de mastigar, engolir e falar. Ela é bilateral, ou seja, existe dos dois lados da cabeça e está localizada à frente das orelhas. Ela liga a mandíbula ao osso temporal, localizado no crânio.
Causas
As causas da DTM podem estar relacionadas a diversos fatores como alterações dentárias (perda ou desgastes dos dentes, má oclusão, dentaduras mal adaptadas, entre outros), lesões causadas por traumas da ATM, padrão de mastigação unilateral, hábitos orais inadequados (como ranger ou apertar os dentes, roer unha, morder objetos e apoiar a mão no queixo) ou até mesmo tensões musculares devido ao estresse e à ansiedade.
Sinais e sintomas
Dentre os principais sinais e sintomas da DTM estão:
- dor na região da ATM, podendo irradiar para a cabeça e o pescoço;
- dificuldade ou dor para realizar movimentos com a boca;
- dor de ouvido;
- zumbidos;
- estalos ou outros ruídos ao abrir e fechar a boca
Porém, o diagnóstico da DTM pode ser difícil de ser estabelecido devido à presença desses mesmos sintomas em outras enfermidades.
Tratamento
O tratamento da DTM geralmente é realizado por uma equipe multidisciplinar que pode incluir fonoaudiólogo, cirurgião-dentista, psicólogo, fisioterapeuta, otorrinolaringologista e neurologista.
O fonoaudiólogo irá realizar uma avaliação minuciosa e utilizar técnicas para reequilibrar a musculatura da face e restabelecer as funções de respiração, mastigação, deglutição e fala, caso estejam alteradas. Tais ações visam auxiliar a diminuição ou eliminação dos sinais e sintomas dos pacientes com DTM.
Além disso, o fonoaudiólogo também orienta os pacientes acerca dos hábitos orais nocivos e acompanha a sua evolução ao longo do tratamento. Outros tratamentos, indicados pelos demais profissionais, podem incluir relaxantes musculares, tratamento para diminuição da ansiedade e do estresse e até mesmo o uso de um protetor bucal para evitar o ranger dos dentes.