Empatia---blog-Casule---Christina

O que é a empatia?

Atualizado em 05/11/2018
Por Editor de Conteúdo

O que é a empatia?

Atualizado em 05/11/2018
Por Editor de Conteúdo
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

O que é a empatia?

O conceito psicológico empatia vem sendo cada vez mais usado pela população no senso comum e estudado por especialistas devido ao reconhecimento da sua importância no que tange as relações humanas. Tal termo se refere à capacidade que o individuo possui de se colocar no lugar de outra pessoa para que possa compreender a sua realidade interna. No entanto, esta “troca” deve acontecer considerando o fato de que o outro possui seus medos, desejos, traumas, vivências, habilidades, etc e, portanto devemos tentar nos colocar no lugar do outro a partir de suas perspectivas considerando suas crenças e valores. Assim, ter empatia não significa que você precisa estar de acordo ou não com as escolhas da pessoa ou ao menos simpatizar com ela ou suas decisões.

O exercício da empatia é de grande valia nos dias atuais, pois facilita e humaniza as relações humanas, tornando-as mais respeitosas e permitindo que aceitemos melhor as escolhas feitas pelo outro diante de suas realidades. Distanciando-nos dos nossos preconceitos e tornando as nossas atitudes cada vez mais desvinculadas de julgamentos de valor.

Por que algumas pessoas conseguem com tanta facilidade ser empática e outras não?

terapia-online-casule-banner

Algumas pessoas possuem uma maior facilidade para reconhecer as emoções (medo, raiva, alegria, tristeza, desprezo, etc) que são produzidas nas pessoas e por isso se colocam com maior facilidade no lugar de outras pessoas, ainda que nunca tenha vivido aquela experiência.

Ter habilidades empáticas pode fazer com que a pessoa se comunique melhor com as pessoas que convivem com ela, pode possibilitar uma facilidade maior nas relações interpessoais, aumento das ideias para as resoluções de problemas, entre outras. Mas também pode trazer questões negativas para a pessoa com grande capacidade empática, caso, ela passe a colocar sempre a dor ou sofrimento do outro em destaque e em detrimento à sua.

Em que momentos eu demonstro empatia?

A empatia é uma habilidade que podemos desenvolver. Sendo assim, precisamos exercita-la em nosso dia a dia e treinar o seu desenvolvimento entre as crianças. Com elas é possível desenvolvê-la utilizando a literatura infanto-juvenil, músicas, brincadeiras, etc. Na nossa rotina diária, demonstramos a empatia quando:

  • Exercitamos a escuta sincera, nos importando verdadeiramente com o outro, compreendemos seus sentimentos, dedicando tempo a ele;
  • Somos capazes de acolher as pessoas demonstrando interesse e preocupação com suas questões;
  • Auxiliamos a pessoa que passa por situações difíceis a buscar resoluções para os seus problemas;
  • Validamos o que causa sofrimento no outro. Ainda que não seja o que causa dor em mim.
Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Pesquiso as melhores informações para trazer informações de qualidade para você. Focado em informação útil e qua ajuda no dia a dia tornando o conhecimento mais fácil.
Casule Play

O que é a empatia?

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre O que é a empatia?, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Editor de Conteúdo, aqui no Blog.
Pesquiso as melhores informações para trazer informações de qualidade para você. Focado em informação útil e qua ajuda no dia a dia tornando o conhecimento mais fácil.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: O que é a empatia?.

Será mesmo que a ansiedade te atrapalha em tudo?

Muitas vezes a ansiedade parece ser nossa inimiga. Ela chega causando um mal-estar, sentimento de impotência, insegurança, instabilidade e medo. Mas e se eu te contar que em determinado grau ela é importante para nossa sobrevivência e nos ajuda a fazer muitas coisas?
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This