resposnsabilidade emocional - psicóloga - Nayara - Casule

O que é responsabilidade emocional?

Atualizado em 12/12/2018
Por Nayara Benevenuto

O que é responsabilidade emocional?

Atualizado em 12/12/2018
Por Nayara Benevenuto
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

O que é responsabilidade emocional?

Terminar um relacionamento geralmente não é fácil, envolve reconhecimento dos próprios erros, responsabilidade pelas falhas cometidas, processo de perdão, inteligência e regulação emocional, maturidade, capacidade de enfrentamento das consequências geradas com o término, manejo das emoções, como raiva, medo, culpa e tristeza.

 

Devido à complexidade do término, muitas pessoas cometem o erro da irresponsabilidade emocional, ou seja, não demonstram respeito, empatia e compaixão com o outro. Não dizem o motivo pelo qual está colocando fim ao relacionamento, ou não são claros, ou ainda pior, simplesmente “somem”, mentem em vez de serem honestos com o parceiro, não levando em consideração que o outro ainda está envolvido no relacionamento e, agindo dessa forma, o término pode ser ainda mais doloroso ou pode marcar por muito tempo a vida da pessoa.

 

terapia-online-casule-banner

processo emocional e racional - Casule

 

É importante lembrar que ninguém é obrigado a ficar na vida de ninguém, decidir ir embora quando não está feliz ou o outro não está feliz é saudável e um sinal de afeto, além de ser um ato com responsabilidade emocional. Ter responsabilidade emocional é saber lidar com seus próprios sentimentos ao perceber que o relacionamento não se desenvolveu da forma como você gostaria. Você é responsável por controlar os sentimentos e reações porque suas emoções são só suas, não há como controlar o sentimento do outro, mas sim a sua reação quando esse sentimento surge.

 

No entanto, não é porque não temos controle sobre a reação do outro que não teremos cuidado e empatia. Procure ser honesto, verdadeiro, sensível com o outro. Encare o problema de frente, com maturidade, sabedoria, sabendo dialogar, expressando o que sente da forma mais clara possível. Tente ouvir o outro, perguntar como ele se sente, seja respeitoso com a história que vocês viveram.

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
PSICÓLOGA Especialista em terapia cognitiva-comportamental com adultos e tem formação em terapia cognitiva sexual além de atuar na avaliação bariátrica. Clique para marcar uma consulta comigo
Casule Play

O que é responsabilidade emocional?

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre O que é responsabilidade emocional?, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Nayara Benevenuto, aqui no Blog.
PSICÓLOGA Especialista em terapia cognitiva-comportamental com adultos e tem formação em terapia cognitiva sexual além de atuar na avaliação bariátrica. Clique para marcar uma consulta comigo

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: O que é responsabilidade emocional?.

Será mesmo que a ansiedade te atrapalha em tudo?

Muitas vezes a ansiedade parece ser nossa inimiga. Ela chega causando um mal-estar, sentimento de impotência, insegurança, instabilidade e medo. Mas e se eu te contar que em determinado grau ela é importante para nossa sobrevivência e nos ajuda a fazer muitas coisas?
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This