A Autoestima é a maneira como nos sentimos em relação a nós mesmos. O valor que acreditamos possuir como pessoa. Toda pessoa que se diminui ou diminui o outro perante os terceiros não consegue usufruir da habilidade de gerenciar as emoções e construir pensamentos positivos.
A imagem mental que construímos de nós mesmo e da nossa vida (incluindo os outros e o futuro), flutua entre a razão e a emoção. Nossa capacidade de tolerar, de nos solidarizarmos, de doar, de nos divertirmos, de criar, compreender e sonhar surge na emoção. Já nossa capacidade de raciocinar, de pensar nas consequências dos nossos atos, de desenvolver estratégias, fazer cálculos e previsões depende da razão. E é impossível estabelecer uma autoestima saudável sem o equilíbrio dessas duas partes.
E para encontrar esse equilíbrio as dicas abaixo podem contribuir nesse processo de auto aprimoramento.
Fale bem de si mesmo
Se valorize, busque olhar quais são as suas qualidade e quais foram seus últimos atos e pensamentos positivos.
Fale bem da pessoa que você está/esteve
Não fale apenas dos problemas e defeitos do seu (ex) parceiro ou parceira. Existe ou existiu um motivo para o surgimento dessa relação.
Valorizar quem está próximo a você também te valoriza.
Fale bem do seu trabalho/moradia
Problemas e defeitos toda casa e trabalho tem. Não fique “secando a grama do vizinho”. Não justifique sua insatisfação, apenas, com problemas externos (chefe agressivo ou colegas inconvenientes).
Se você está onde está, é porque tem algo ali na casa/trabalho que você gosta, logo valorize. Ou se é por necessidade, então o que você pode fazer para mudar essa situação?
Beba bastante líquido e coma bem
Cuide sempre do corpo e da mente. Um não sobrevive sem o outro.
Às vezes pode ser necessário ajuda profissional para alcançar tais objetivos, e a Casule está aqui exatamente para isso, ajudar.
Temos psicólogos e nutricionais a sua disposição.
Pratique atividade física
Um corpo em repouso tende a permanecer em repouso. Um corpo em movimento tende a permanecer em movimento.
E é a partir dessa lei da física que fica a reflexão: se você que algo mude ou melhore, você precisa tomar a iniciativa.
Movimente-se. Motive-se. Faça acontecer.
Compre produtos e serviços de qualidade
O barato sai caro.
Você já deve ter ouvido essa expressão, não é atoa.
Muitas vezes buscamos economizar por causa das dificuldades financeiras e acabamos trocando qualidade por quantidade. Diminuímos os gastos e aumentamos as dores de cabeças ao tentar resolver os problemas oriundos dessa economia.
Sorria mais
Sorria.
Isso, agora mesmo!
Rir e sorrir aumenta a liberação de hormônios ótimos para a saúde, aumentando a sua imunidade contra doenças; aproxima as pessoas uma das outras de maneira natural e duradoura; além de que o bom humor é uma verdadeira academia para o cérebro e sorrir o ajuda muito a exercitar-se.
O sorriso torna as pessoas mais atraentes e simpáticas.
Sorria!
Aprenda com os seus erros
Não tenha medo de novas oportunidades devido as suas experiências negativas passadas, o que foi feito, está feito e não pode ser mudado.
É importante que você se desculpe de forma digna, para restabelecer a sua confiança.
Analise, avalie, compreenda onde errou para não cometê-lo novamente no futuro.
De agora em diante, faça as coisas da melhor maneira que você puder!
Gentileza, agradecimento e celebração.
A gentileza é uma forma de atenção, de cuidado, que torna os relacionamentos mais humanos, com menos rispidez.
Agradecer as pessoas que estão a sua volta através de uma compensação de mesmo valor ou importância; retribuir um favor ou dizer: Obrigado. Contribuem para o seu bem-estar.
Celebre; comemore; divirta-se. Lembre-se que o equilíbrio entre deveres e prazeres é fundamental para uma vida mais saudável.
Então promova e aproveite de momentos agradáveis, sempre que possível!
A medida que você usar, também será usada para medir você.