O estresse na pandemia e a compulsao por compras blog casule

O estresse na pandemia e a compulsão por compras

Atualizado em 17/06/2020
Por Redatora Casule

O estresse na pandemia e a compulsão por compras

Atualizado em 17/06/2020
Por Redatora Casule
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

O estresse na pandemia e a compulsão por compras

Com a chegada do coronavírus foi necessário que toda a população fizesse, de forma repentina, inúmeras adaptações na sua rotina e isso gerou estresse e ansiedade em muitas pessoas. Estamos vivendo em um ambiente de intensa mudança e restrição: nossa liberdade de ir e vir foi limitada em razão da necessidade do isolamento social, muitas são as incertezas em relação ao nosso trabalho, saúde, questões relacionadas à economia, convívio familiar e social. Todas essas questões podem fazer com que fiquemos mais ansiosos e para algumas pessoas pode propiciar comportamentos compulsivos. Estes comportamentos podem ser: a compulsão por compras, por comida, sexo, jogos, entre outros. 

Será dado enfoque aqui nas compras por impulso, também conhecida como oniomania. Algumas das principais características de uma pessoa que possui compulsão por compras são: perda do controle em relação ao ato de comprar, a compra sendo realizada como uma forma de lidar com as emoções negativas ou com as frustrações do cotidiano, um aumento progressivo na quantidade de compras, mentiras para encobertar as compras descontroladas, aquisição de dívidas e problemas financeiros causados pelas compras e as tentativas sem sucesso de reduzir o consumismo. 

Muitas vezes o que se observa, é que fatores já existentes e que podem gerar um desconforto psíquico são a principal causa para o surgimento da oniomania. Estes fatores podem ser causados pelas mudanças que estamos vivendo neste momento de pandemia, como o desemprego, brigas familiares, separações, distanciamento de pessoas queridas, dietas restritivas ou insatisfações com o corpo, entre outros fatores.  

terapia-online-casule-banner

  Uma questão que deve ser observada nesse momento é o fato de que, para sobreviver ao momento de mudança também no cenário econômico, muitas empresas, lojas e o setor da alimentação precisaram redescobrir as possibilidades das vendas online para que seja possível a sobrevivência de sua empresa nesse momento de pandemia. Com isso, o aumento de oportunidades de compras feitas sem sair de casa, aumentou significativamente, assim o consumo, especialmente para aqueles que não conseguem ter controle sobre o impulso de comprar, foi bastante estimulado. O que precisamos ter em mente é que as pessoas que possuem compulsão por compras podem adquirir além dos produtos que necessitam outros que jamais precisarão ou em quantidades que não é possível consumir. 

Caso você perceba que compra de forma impulsiva, uma maneira de auxiliar para que as suas compras não sejam feitas de forma compulsiva, você pode:

  • Tentar manter o controle no momento da compra sempre pensando se aquele produto é algo que você realmente esteja precisando nesse momento. Ver o produto e deixar para comprá-lo amanhã pode ser uma forma de evitar as compras desnecessárias
  • Manter a sua rotina. Mas especialmente busque atividades que não necessitem da internet. Tenha um momento destinado à execução das suas atividades do trabalho, as atividades físicas, meditação, atividades sem o uso da internet que te gere prazer, momentos de interação com os seus pets e com os seus filhos, etc. 
  • Tenha tempo para interação com as pessoas que estão distantes de você por causa do isolamento, mas que são importantes para você. Uma boa opção pode ser fazer uma ligação para elas
  • Tente não ter um excesso de informações sobre o coronavírus e compreenda que é normal temer o futuro especialmente nesse momento que estamos vivendo. Mas tenha cuidado para não fazer compras como forma compensatória para esse temor.
  • Evite seguir nas redes sociais, pelo menos por enquanto, os perfis que vendem algo como as lojas de roupa, calçados, produtos de decoração ou comida. 

Caso você já tenha um diagnóstico de oniomania o tratamento pode ser feito com o auxilio de alguns profissionais. É interessante que você mantenha ou busque caso ainda não faça, o acompanhamento psicoterápico para que você possa compreender quais os “gatilhos” que causam esse descontrole e o comportamento compulsivo no momento das compras e te auxiliar com as questões financeiras que surgiram a partir da compulsão por compras. É importante também que a pessoa que sofre com esse transtorno, busque o acompanhamento medicamentoso com um psiquiatra. E em casos onde as dívidas causadas pelo uso descontrolado do cartão de crédito ou a excessiva utilização de empréstimos, por exemplo, pode ser necessária também a ajuda de um economista. 

O importante, especialmente nesse momento de isolamento social, é entender se o seu comportamento diante das inúmeras ofertas está saudável ou não. E caso sua resposta não seja positiva, não tenha receio em buscar ajuda. 

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você. Conheça o nosso Instagram. | Clique para marcar uma consulta com um Psicólogo
Casule Play

O estresse na pandemia e a compulsão por compras

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre O estresse na pandemia e a compulsão por compras, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Redatora Casule, aqui no Blog.
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você. Conheça o nosso Instagram. | Clique para marcar uma consulta com um Psicólogo

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: O estresse na pandemia e a compulsão por compras.

Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This