Fome fisiológica versus Fome emocional

Fome fisiológica x Fome emocional

Atualizado em 07/05/2021
Por Editor de Conteúdo

Fome fisiológica x Fome emocional

Atualizado em 07/05/2021
Por Editor de Conteúdo
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Fome fisiológica x Fome emocional

Não é incomum se deparar com situações e períodos estressantes na vida da maioria das pessoas e uma das primeiras consequências é sair da dieta. Por essa razão a fome fisiológica (homeostática) muitas vezes pode ser confundida com a fome emocional (hedônica). E como diferenciá-las?

A fome fisiológica é aquela em que o corpo sinaliza quando há necessidade de se alimentar, ela se manifesta aos poucos, não é urgente e pode vir acompanhada de sintomas físicos como: roncos no estômago, hipoglicemia, tremores, sudorese, tontura. E ao final da refeição a sensação desagradável que a fome causa tende a cessar trazendo saciedade. Em contrapartida, a fome emocional ou hedônica está relacionada aos mecanismos de recompensa e prazer e este tipo de fome pode estar ligado a questões como estresse, ansiedade e ao consumo exagerado de alimentos industrializados que são ricos em gorduras e açúcar, caracteriza-se por: desejo por comer alimentos específicos (doce, chocolate,
pizza, hambúrguer), acontece de forma repentina, em alguns casos pode gerar culpa após a ingestão desses alimentos.

O ato de “comer emocional” pode ter sido aprendido gerando assim expectativa de o alimento ser a recompensa, seja por estímulos do ambiente através de informações sobre o meio externo ou a disponibilidade de alimentos. Quanto à fome fisiológica, esta pode ser reforçada através de estratégias
nutricionais individualizadas que com o passar do tempo é aprimorado, fazendo com que o desejo de comer aconteça de forma natural.

terapia-online-casule-banner

Terapia Casule

A Casule é uma clínica que pensa na sua saúde e no seu bem-estar que atende de forma presencial e online. Isso faz que possamos cuidar de pessoas em qualquer parte do Brasil e do Mundo!

Venha nos conhecer! Marque uma conversa com nossos terapeutas clicando aqui!

Curtiu o texto? Fica a vontade para relaxar com a gente, conheça nossos áudios de relaxamento, é GRÁTIS!

Compartilhe também a Casule em suas redes sociais, InstagramFacebook e Youtube.

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Pesquiso as melhores informações para trazer informações de qualidade para você. Focado em informação útil e qua ajuda no dia a dia tornando o conhecimento mais fácil.
Casule Play

Fome fisiológica x Fome emocional

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Fome fisiológica x Fome emocional, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Editor de Conteúdo, aqui no Blog.
Pesquiso as melhores informações para trazer informações de qualidade para você. Focado em informação útil e qua ajuda no dia a dia tornando o conhecimento mais fácil.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Fome fisiológica x Fome emocional.

Será mesmo que a ansiedade te atrapalha em tudo?

Muitas vezes a ansiedade parece ser nossa inimiga. Ela chega causando um mal-estar, sentimento de impotência, insegurança, instabilidade e medo. Mas e se eu te contar que em determinado grau ela é importante para nossa sobrevivência e nos ajuda a fazer muitas coisas?
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This