Anticoncepcionais hormonais X Massa muscular e gordura corporal

Atualizado em 30/06/2017
Por Redatora Casule

Anticoncepcionais hormonais X Massa muscular e gordura corporal

Atualizado em 30/06/2017
Por Redatora Casule
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Anticoncepcionais hormonais X Massa muscular e gordura corporal

O papel dos anticoncepcionais orais conhecidos também como pílulas é inibir a ovulação através da liberação de dois hormônios: progesterona e estrogênio prevenindo a gravidez.

Os anticoncepcionais administrados por via oral estimulam a produção pelo fígado de uma proteína chamada Sexual Hormone Binding Globulin (SHBG) e essa proteína se une de modo muito intenso à testosterona total, diminuindo sua forma livre que é a forma ativa desse hormônio, logo a disponibilidade da testosterona no organismo reduz.

As desvantagens do uso de pílula:

A problemática dessa questão é que, as mulheres necessitam da testosterona livre para algumas funções importantíssimas do corpo como: humor, energia, lubrificação vaginal, libido, manutenção óssea, saúde do coração, ganho de massa muscular e queima de gordura, entre outras. Portanto, a queda deste hormônio pode provocar um estado de deficiência que aparece em forma de alguns sintomas como: diminuição da função sexual, do bem estar, da energia, leva ao catabolismo (perda de massa magra), ganho de gordura e perda de massa óssea.

Perda de massa magra e ganho de gordura corporal:

O uso de anticoncepcional oral inclui consequentemente, a ingestão de algo exógeno, e por essa razão, o corpo diminui a produção de hormônios endógenos. Por isso, os níveis de testosterona, estradiol, progesterona se reduz, interferindo e aumentando os níveis de cortisol (hormônio relacionado ao estresse e ansiedade), e aumentam a resistência à insulina. Sendo assim, pode-se perder um pouco da definição abdominal por aumento do diâmetro da cintura, metabolismo lento, diminuição do “bom colesterol” e aumento de peso.

terapia-online-casule-banner

A queda da testosterona pode causar uma carência que inibe a hipertrofia muscular, acontecendo o que chamamos de catabolismo- que consiste no estado de degeneração do tecido muscular- (impedindo o ganho ou manutenção de massa magra), ocorrendo ainda o ganho maior de gordura e até mesmo redução de massa óssea, podendo provocar outras queixas como retenção hídrica, celulite e flacidez.

Outras alternativas:

Existem métodos contraceptivos mais naturais e sem tantos efeitos adversos, como por exemplo, o DIU de cobre, e o uso de camisinha, que também é prevenção contra DSTs.

Exames para dosagem de testosterona:

É importante que mulheres que fazem uso de contraceptivo oral, dosem semestralmente a testosterona total e livre, SHBG, testosterona biodisponível e o estradiol, para que dependendo do resultado o médico possa fazer algumas alterações como suspender o uso ou até mesmo a suplementação com fitoterápicos.

Aumentando a testosterona naturalmente:

Aposte em uma qualidade de sono, prática de exercício físico regularmente, ingestão de alimentos como: castanhas, salmão, sardinha, ovos, vegetal verde escuro, semente de girassol, uma alimentação regrada em frutas, legumes e vegetais.

Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.
Casule Play

Anticoncepcionais hormonais X Massa muscular e gordura corporal

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Anticoncepcionais hormonais X Massa muscular e gordura corporal, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Redatora Casule, aqui no Blog.
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Anticoncepcionais hormonais X Massa muscular e gordura corporal.

0 comentários

5 sinais clássicos que você se cobra demais

5 sinais clássicos que você se cobra demais

Como lidar com a sensação incômoda de autocobrança excessiva? Como lidar com aquela voz que fica na nossa cabeça falando “você deveria ter feito isso”, “eu deveria dar conta… “você não podia ter feito aquilo”, “você podia ter feito diferente”, “porque eu sou assim?”, dentre outras tantas frases de cobrança que nós mesmos fazemos conosco.
Geração Tik Tok: 3 vícios do momento

Geração Tik Tok: 3 vícios do momento

Uma tela de celular, um vídeo vertical e um minuto da sua vida. Esses três elementos são a essência do Tik Tok, a rede social de vídeos curtos que está viciando os jovens e já mudou os hábitos de consumo de vídeos de milhares de usuários. Você abre às 19h, e quando olha para o relógio novamente, já se passou uma hora.

Entenda o caso: mulher flagrada com mendigo

A notícia do envolvimento de uma mulher com um morador de rua trouxe muita repercussão na mídia. A mulher foi extremamente exposta e o morador de rua infelizmente teve "dias de glória". Mas o que pode explicar esse surto que a mulher teve? Neste vídeo, a Dra. Cristiane Schumann levanta algumas hipóteses e explica o que é transtorno bipolar do humor com sintomas psicóticos, em estado hipomaníaco. Lembrando que o mais importante é que saúde mental da mulher seja reabilitada e as pessoas esqueçam rápido o que aconteceu e a ajude nesse processo de recuperação.
Leia mais

Perigo! Exercícios em excesso

Neste vídeo, a Dra Cristiane Schumann fala sobre vigorexia. Um transtorno onde já uma distorção da imagem corporal e a pessoa tende a se ver menos “forte” do que ela realmente é. Com isto, há uma necessidade constante por musculação, atividade física em busca de um corpo muscularmente perfeito.
Leia mais

A importância de dizer ‘não’

Você é o amigo bonzinho que diz sim pra todo mundo? Muitas pessoas apresentam essa dificuldade de dizer não e isso pode atrapalhar nossa vida de várias maneiras. Nesse vídeo eu vou te mostrar a a importância de dizer não e te ajudar a falar sim pra você mesmo!
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This