A expressão “dia do lixo” é muito usada para definir aquele dia em que se pode comer o que quiser, em qualquer quantidade e principalmente optando por comidas muito gostosas, açucaradas, calóricas e gordurosas.
E você, já fez dia do lixo? Começa uma dieta na segunda-feira, come franguinho grelhado com salada no almoço, de noite só uma sopinha. Passa 6 dias com fome, morrendo de vontade, só para ter direito de exagerar um único dia. É como se você pensasse: deixa eu aproveitar aqui porque amanhã não posso.
E esse hábito é muito ruim, pois após o dia do lixo, vem o aumento da sensação de culpa. Com isso, surgem as atitudes de compensação. Academia sempre lotada na segunda-feira, só para compensar o estrago do fim de semana. Tem gente que só malha para poder fazer o dia do lixo depois. Sobe na balança, vê que o peso oscilou e faz até um jejum. Só que isso é um equívoco, pois o peso oscila por muitos fatores, não só pelo que comemos.
- Mas será que isso dá certo?
- Será que faz diferença comer o hambúrguer na terça ou no sábado?
- Será que emagrece mais começar dieta na segunda ou na sexta?
- O dia da semana muda algo no seu corpo?
É óbvio que não: o alimento se comunica com seu corpo de forma igual, os nutrientes e as calorias são as mesmas. O que muda de um dia para o outro é o seu comportamento diante da comida. Nós não deveríamos ter um comportamento de segunda a sexta e outro diferente sábado. Qual a chance de isso dar certo?
O dia do lixo é uma forma muito fácil de engordar
O dia do lixo é uma forma muito fácil de engordar, assim como o pensamento de “só hoje” ou “hoje pode”. A maioria das pessoas que praticam dieta restritiva e passam vontade, estabelecem um dia de folga da dieta, permitindo comer tudo o que quiserem. A verdade é que a vida é muito curta para você só ter prazer em comer no dia do lixo.
A restrição aumenta a perda de controle diante da comida, acumula a vontade, eleva o nível de ansiedade e faz comer muito mais. Uma paciente me contou que nunca conseguiu comer um hambúrguer inteiro. Mas foi só começar uma dieta na qual ela só tinha direito a uma refeição lixo, que ela passou a aguentar o hamburger todo e ainda a batata! Após a sensação de exagero, vem o desânimo. Começa tudo outra vez! As regras para cumprir, o mal humor e a fome.
Hoje, se eu encontrasse o gênio da lâmpada e pudesse fazer um só pedido, seria retirar da cabeça de vocês o pensamento de saudável x lixo, nenhuma comida é lixo. Nós não comemos lixo e nos compadecemos muito de quem já passou por isso em situações de extrema pobreza. Nenhuma comida é porcaria. Os porcos é que comem essa comida. Nenhuma comida é podrão. Quando algo apodrece a gente descarta, joga fora.
Vivemos o dilema do “prazer” e “pecado”, ou seja, simultaneamente, algo que gera prazer (gosto, cheiro, convivência social, aspecto emocional, lembrança) é considerado ruim para a saúde (“engorda”, calorias vazias, comida lixo, “gordice”, faz mal).
Não encare a dieta como uma batalha
Parece que vivemos numa batalha, da comida limpa com a comida porcaria (como se essa comida sujasse seu corpo). Mas o que influencia na sua saúde é o contexto geral da sua alimentação, o seu estilo de vida como um todo, e não uma refeição livre ou recreativa em momentos pontuais.
Alimentação natural não pode ser vista como castigo ou coisa ruim. Alimentação natural não é complicada. Dentro dela cabem alimentos gostosos e de momentos sociais também. Você pode comer de tudo, mas não tudo. É pensar em equilíbrio, variedade, qualidade, em comer mais alimento verdadeiro, comida fresca e caseira e menos ultraprocessados, pacotinhos.
Essa é a melhor forma de prevenir a obesidade: equilibrando escolhas atuais com novas opções pautadas em saúde, sem extremos, sem compensações absurdas, sem “o dia fora da dieta”, sem “o dia do lixo”
Eu te convido a transformar o jeito como você vê a comida. Que tal enxergá-la como uma aliada, um instrumento para te oferecer saúde plena, alegria, convivência? Busque criar atitudes alimentares positivas. Comer saudável pode ser gostoso se você tiver criatividade e disposição. Repense! Seu corpo é sua casa. e é o único que você tem. Cuide dele com carinho.
Nutricionista Casule
A Casule é clínica pensada para a sua saúde e bem-estar que atende de forma presencial e online. Isso faz que possamos cuidar de pessoas em qualquer parte do Brasil e do Mundo!
Venha nos conhecer! Marque uma conversa com nossos terapeutas clicando aqui!
Curtiu o texto? Fique a vontade para relaxar com a gente, conheça nossos áudios de relaxamento, GRATUITOS!
Compartilhe também a Casule em suas redes sociais, Instagram, Facebook e Youtube =)