parar de fumar

Já pensou em parar de fumar?

Atualizado em 12/06/2017
Por Redatora Casule

Já pensou em parar de fumar?

Atualizado em 12/06/2017
Por Redatora Casule
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Já pensou em parar de fumar?

Você já pensou em parar de fumar? Ao menos por um instante? Nunca? Já ouviu frases do tipo “parar de fumar é fácil, basta querer!” ? Será que é tão fácil assim? Pense agora em como seria a sua vida sem o cigarro…Surgiu algum desconforto só de pensar em parar de fumar? Após alguns minutos de cessação do uso do tabaco alguns benefícios já são percebidos no corpo.

Qual é o lado bom de parar de fumar?

  • Após 20 minutos sem cigarro a pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal,
  • Após 2 horas não há mais nicotina circulando no sangue,
  • Após 8 horas o nível de oxigênio no sangue se normaliza,
  • Após 12 a 24 horas os pulmões funcionam melhor,
  • Após 2 dias você irá perceber melhor os cheiros e também degustar melhor os alimentos,
  • Após 3 semanas a respiração e a circulação melhorará,
  • Após 1 ano o risco de óbito por infarto do miocárdio será reduzido à metade,
  • Após 5 a 10 anos o risco de sofrer infarto será igual ao das pessoas que nunca fumaram.

Além desses benefícios, vale destacar a melhora do hálito, do cheiro, da coloração dos dentes e da vitalidade da pele, impactando diretamente na auto-estima. Também o desempenho nas atividades físicas será bem melhor. E ainda existe o impacto financeiro: já parou para contabilizar o quanto você gasta com o uso de cigarro?

Sabia que em 5 anos uma pessoa que fumava 1 maço de cigarro por dia (no valor de 6 reais) fará uma economia de 10.950,00 reais? Já pensou no que fazer com essa grana? Viajar, comprar um carro, investir em algum curso, ideias não irão faltar.

A dependência da nicotina não está associada somente à quantidade de cigarros consumidos por dia, portanto, uma pessoa que ingere uma menor quantidade de maços de cigarros pode ter a mesma ou maior dificuldade em parar de fumar. Algumas pessoas param de fumar sozinhas, outras se beneficiam do uso de adesivos de nicotina, ou de medicamentos específicos.

Se você já tentou parar de fumar e conseguiu, parabéns! Se você tentou e ainda não obteve sucesso, não desista! Procure ajuda médica e psicológica para tratar a dependência. O tabagismo é uma doença e possui tratamento. Abaixo serão apontadas algumas dicas para auxiliar no tratamento.

terapia-online-casule-banner

Dicas:

  • Faça atividades de lazer e prazerosas sem o cigarro.
  • Evite lugares com muitos fumantes.
  • Inicie alguma atividade física que lhe agrade.
  • Não desanime! Você pode sentir-se ansioso, com dificuldade de concentração, irritado, ter dores de cabeça e sentir aquela vontade intensa de fumar. Porém, todos esse desconforto irá desaparecer no máximo em duas semanas.

Perguntas frequentes:

1- Quem já tentou várias vezes, mas sempre voltou a fumar um dia conseguirá parar em definitivo?

Sim. É esperado que a pessoa faça mais de uma tentativa antes de parar definitivamente. Estudos mostram que em média um ex-fumante tenta parar de fumar entre três a quatro vezes até conseguir definitivamente. A cada tentativa, as dificuldades são conhecidas e aprende-se assim a controlá-las, sem fumar.

2- O que fazer para lidar com a vontade de fumar?

Você poderá chupar gelo, escovar os dentes a toda hora, beber água gelada ou comer uma fruta. Mantenha as mãos ocupadas com um elástico, pedaço de papel, rabisque alguma coisa ou manuseie objetos pequenos. Converse com um amigo, faça algo diferente, distraia sua atenção. Saiba que a vontade de fumar não dura mais que alguns minutos.

3- Qual é a primeira atitude ao decidir parar de fumar?

A primeira atitude é escolher uma data para ser o seu primeiro dia sem cigarro. Faça desta data uma ocasião especial e programe algo prazeroso para se distrair e relaxar, para que não seja um dia de sofrimento.

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.
Casule Play

Já pensou em parar de fumar?

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Já pensou em parar de fumar?, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Redatora Casule, aqui no Blog.
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Já pensou em parar de fumar?.

0 comentários

5 sinais clássicos que você se cobra demais

5 sinais clássicos que você se cobra demais

Como lidar com a sensação incômoda de autocobrança excessiva? Como lidar com aquela voz que fica na nossa cabeça falando “você deveria ter feito isso”, “eu deveria dar conta… “você não podia ter feito aquilo”, “você podia ter feito diferente”, “porque eu sou assim?”, dentre outras tantas frases de cobrança que nós mesmos fazemos conosco.
Geração Tik Tok: 3 vícios do momento

Geração Tik Tok: 3 vícios do momento

Uma tela de celular, um vídeo vertical e um minuto da sua vida. Esses três elementos são a essência do Tik Tok, a rede social de vídeos curtos que está viciando os jovens e já mudou os hábitos de consumo de vídeos de milhares de usuários. Você abre às 19h, e quando olha para o relógio novamente, já se passou uma hora.

Entenda o caso: mulher flagrada com mendigo

A notícia do envolvimento de uma mulher com um morador de rua trouxe muita repercussão na mídia. A mulher foi extremamente exposta e o morador de rua infelizmente teve "dias de glória". Mas o que pode explicar esse surto que a mulher teve? Neste vídeo, a Dra. Cristiane Schumann levanta algumas hipóteses e explica o que é transtorno bipolar do humor com sintomas psicóticos, em estado hipomaníaco. Lembrando que o mais importante é que saúde mental da mulher seja reabilitada e as pessoas esqueçam rápido o que aconteceu e a ajude nesse processo de recuperação.
Leia mais

Perigo! Exercícios em excesso

Neste vídeo, a Dra Cristiane Schumann fala sobre vigorexia. Um transtorno onde já uma distorção da imagem corporal e a pessoa tende a se ver menos “forte” do que ela realmente é. Com isto, há uma necessidade constante por musculação, atividade física em busca de um corpo muscularmente perfeito.
Leia mais

A importância de dizer ‘não’

Você é o amigo bonzinho que diz sim pra todo mundo? Muitas pessoas apresentam essa dificuldade de dizer não e isso pode atrapalhar nossa vida de várias maneiras. Nesse vídeo eu vou te mostrar a a importância de dizer não e te ajudar a falar sim pra você mesmo!
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This