Você já pensou em parar de fumar? Ao menos por um instante? Nunca? Já ouviu frases do tipo “parar de fumar é fácil, basta querer!” ? Será que é tão fácil assim? Pense agora em como seria a sua vida sem o cigarro…Surgiu algum desconforto só de pensar em parar de fumar? Após alguns minutos de cessação do uso do tabaco alguns benefícios já são percebidos no corpo.
Qual é o lado bom de parar de fumar?
- Após 20 minutos sem cigarro a pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal,
- Após 2 horas não há mais nicotina circulando no sangue,
- Após 8 horas o nível de oxigênio no sangue se normaliza,
- Após 12 a 24 horas os pulmões funcionam melhor,
- Após 2 dias você irá perceber melhor os cheiros e também degustar melhor os alimentos,
- Após 3 semanas a respiração e a circulação melhorará,
- Após 1 ano o risco de óbito por infarto do miocárdio será reduzido à metade,
- Após 5 a 10 anos o risco de sofrer infarto será igual ao das pessoas que nunca fumaram.
Além desses benefícios, vale destacar a melhora do hálito, do cheiro, da coloração dos dentes e da vitalidade da pele, impactando diretamente na auto-estima. Também o desempenho nas atividades físicas será bem melhor. E ainda existe o impacto financeiro: já parou para contabilizar o quanto você gasta com o uso de cigarro?
Sabia que em 5 anos uma pessoa que fumava 1 maço de cigarro por dia (no valor de 6 reais) fará uma economia de 10.950,00 reais? Já pensou no que fazer com essa grana? Viajar, comprar um carro, investir em algum curso, ideias não irão faltar.
A dependência da nicotina não está associada somente à quantidade de cigarros consumidos por dia, portanto, uma pessoa que ingere uma menor quantidade de maços de cigarros pode ter a mesma ou maior dificuldade em parar de fumar. Algumas pessoas param de fumar sozinhas, outras se beneficiam do uso de adesivos de nicotina, ou de medicamentos específicos.
Se você já tentou parar de fumar e conseguiu, parabéns! Se você tentou e ainda não obteve sucesso, não desista! Procure ajuda médica e psicológica para tratar a dependência. O tabagismo é uma doença e possui tratamento. Abaixo serão apontadas algumas dicas para auxiliar no tratamento.
Dicas:
- Faça atividades de lazer e prazerosas sem o cigarro.
- Evite lugares com muitos fumantes.
- Inicie alguma atividade física que lhe agrade.
- Não desanime! Você pode sentir-se ansioso, com dificuldade de concentração, irritado, ter dores de cabeça e sentir aquela vontade intensa de fumar. Porém, todos esse desconforto irá desaparecer no máximo em duas semanas.
Perguntas frequentes:
1- Quem já tentou várias vezes, mas sempre voltou a fumar um dia conseguirá parar em definitivo?
Sim. É esperado que a pessoa faça mais de uma tentativa antes de parar definitivamente. Estudos mostram que em média um ex-fumante tenta parar de fumar entre três a quatro vezes até conseguir definitivamente. A cada tentativa, as dificuldades são conhecidas e aprende-se assim a controlá-las, sem fumar.
2- O que fazer para lidar com a vontade de fumar?
Você poderá chupar gelo, escovar os dentes a toda hora, beber água gelada ou comer uma fruta. Mantenha as mãos ocupadas com um elástico, pedaço de papel, rabisque alguma coisa ou manuseie objetos pequenos. Converse com um amigo, faça algo diferente, distraia sua atenção. Saiba que a vontade de fumar não dura mais que alguns minutos.
3- Qual é a primeira atitude ao decidir parar de fumar?
A primeira atitude é escolher uma data para ser o seu primeiro dia sem cigarro. Faça desta data uma ocasião especial e programe algo prazeroso para se distrair e relaxar, para que não seja um dia de sofrimento.