Você sabia que ouvir é muito mais do que apenas escutar? É preciso detectar, discriminar, reconhecer e compreender o som que estamos ouvindo. Essas capacidades são chamadas de habilidades auditivas e são necessárias para que o indivíduo possa interpretar aquilo que ele ouve. Elas são desenvolvidas nos primeiros anos de vida do indivíduo e são fundamentais para o processo de desenvolvimento da linguagem.
Algumas das habilidades auditivas são:
– Detecção: é a habilidade de perceber a presença ou ausência de um som. Está presente desde a vida intra-uterina.
– Localização: é a habilidade que o indivíduo tem de localizar auditivamente a origem da fonte sonora. Ocorre inicialmente lateralmente até atingir todos os ângulos.
– Discriminação auditiva: é a habilidade de perceber a diferença ou semelhança entre os sons.
– Fechamento: é a habilidade de perceber uma frase ou uma palavra por inteiro mesmo quando partes são omitidas.
– Figura-fundo: é a habilidade de reconhecer o que foi dito na presença de sons competitivos.
– Sensação sonora: é a habilidade de perceber a intensidade, a frequência e a duração de um som.
– Memória: é a habilidade de armazenar diferentes estímulos auditivos.
– Síntese (ou integração binaural): é a habilidade de reconhecer os estímulos que são apresentados de forma simultânea ou alternada em ambas as orelhas.
– Atenção: é a habilidade de acompanhar um estímulo auditivo mesmo que a atenção primária esteja em outro estímulo.
Características de quem apresenta dificuldade nas habilidades auditivas
A dificuldade em uma ou mais dessas habilidades pode estar relacionada à dificuldades escolares, dificuldades no convívio com outras pessoas e diminuição da auto estima, pois, frequentemente, a criança que tem dificuldade no processamento auditivo apresenta dificuldade para entender o que é falado quando há competição sonora, tem o tempo de atenção reduzido, apresenta dificuldade de concentração, dificuldade para seguir ordens, dificuldade para lembrar o que foi dito e dificuldade de entender piadas e ironia, o que pode ocasionar, além de um baixo desempenho escolar, isolamento social.
Como estimular as habilidades auditivas
A estimulação das habilidades auditivas auxilia no aprendizado da criança e é fundamental no desenvolvimento da linguagem. Mas como podemos estimular tais habilidades nas crianças? Existem maneiras muito simples de fazer isto! As habilidades auditivas podem ser estimuladas através da repetição das vocalizações do bebê, da imitação dos sons dos animais e de coisas do cotidiano da criança (barulhos de meios de transporte, eletrodomésticos, sons da natureza, instrumentos musicais etc), da utilização de brinquedos que façam diferentes sons, através das músicas, além da própria contação de histórias. Estamos cercados de estímulos auditivos a todo momento e podemos aproveitá-los para estimular as habilidades auditivas dos bebês e das crianças.