frustração

Frustração: saiba o que é e aprenda formas de lidar

Atualizado em 06/10/2021
Por Nayara Benevenuto

Frustração: saiba o que é e aprenda formas de lidar

Atualizado em 06/10/2021
Por Nayara Benevenuto
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Frustração: saiba o que é e aprenda formas de lidar

A frustração muitas vezes é vista como uma emoção negativa que nos causa sofrimento, prejuízos e que algumas pessoas tem dificuldade de lidar com ela em algum momento da vida. 

E afinal, o que é a frustração? Ela pode ser caracterizada como uma emoção que geralmente é desencadeada após sermos impedidos de realizar algo desejado e esperado, ou seja, ao criarmos a expectativa acerca de uma situação e ela não se concretizar nos sentimos frustrados, e como resposta são comuns outras emoções como raiva, estresse, tristeza, impacto na autoestima e autoconfiança. 

No entanto, você sabia que a frustração pode ser “positiva”? Nossas emoções são como sinais que visam mostrar nossos limites e necessidades, sendo assim, é importante buscarmos identificar e compreender porque essas situações desencadeiam esse sentimento de frustração para aprender a lidar com elas de maneira mais funcional e adaptativa. 

As emoções são sentimentos, reações inerentes a nós seres humanos, por isso, é impossível evitar ou se livrar totalmente da frustração e por esse motivo torna-se importante aprender a lidar com ela. 

Diferenciar o que você espera que aconteça, do que pode acontecer e o que de fato aconteceu é uma das estratégias que você pode ser usada para diminuir a probabilidade de sentir-se frustrado de forma exacerbada. 

terapia-online-casule-banner

Identificar o que está no seu controle e o que não está, também é um recurso importante, pois ao longo da vida vivenciamos diversas situações, boas e ruins, e saber avaliar o que você pode fazer para mudar as circunstâncias, resolver problemas e o que não está ao seu alcance permite com que alternativas mais realistas sejam encontradas. 

Em algum momento da vida, todos nós já nos sentimos frustrados ao criamos uma expectativa sobre algo ou alguém e isso não se concretizar como dito anteriormente e desenvolver habilidades para lidar com ela é fundamental. Em alguns casos a ajuda de um Psicólogo é essencial para auxiliar na identificação dos padrões de comportamento, mecanismos de enfrentamento, autoconhecimento, gerenciamento mais funcional da frustração entre outras emoções. 

Terapia Casule

A Casule é uma clínica que pensa na sua saúde e no seu bem-estar que atende de forma presencial e online. Isso faz que possamos cuidar de pessoas em qualquer parte do Brasil e do Mundo!

Venha nos conhecer! Marque uma conversa com nossos terapeutas clicando aqui!

Curtiu o texto? Fica a vontade para relaxar com a gente, conheça nossos áudios de relaxamento, é GRÁTIS!

Compartilhe também a Casule em suas redes sociais, InstagramFacebook e Youtube.

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
PSICÓLOGA Especialista em terapia cognitiva-comportamental com adultos e tem formação em terapia cognitiva sexual além de atuar na avaliação bariátrica. Clique para marcar uma consulta comigo
Casule Play

Frustração: saiba o que é e aprenda formas de lidar

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Frustração: saiba o que é e aprenda formas de lidar, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Nayara Benevenuto, aqui no Blog.
PSICÓLOGA Especialista em terapia cognitiva-comportamental com adultos e tem formação em terapia cognitiva sexual além de atuar na avaliação bariátrica. Clique para marcar uma consulta comigo

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Frustração: saiba o que é e aprenda formas de lidar.

Será mesmo que a ansiedade te atrapalha em tudo?

Muitas vezes a ansiedade parece ser nossa inimiga. Ela chega causando um mal-estar, sentimento de impotência, insegurança, instabilidade e medo. Mas e se eu te contar que em determinado grau ela é importante para nossa sobrevivência e nos ajuda a fazer muitas coisas?
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This