fonoaudiologia

Fonoaudiologia na escola

Atualizado em 15/05/2018
Por Redatora Casule

Fonoaudiologia na escola

Atualizado em 15/05/2018
Por Redatora Casule
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Fonoaudiologia na escola

A Fonoaudiologia é uma ciência que tem como objeto de estudo a comunicação humana. Ela trabalha com todos os aspectos envolvidos no processo de comunicação, como por exemplo, a voz, a musculatura orofacial, a audição, a linguagem oral e a linguagem escrita, estando, portanto, inserida tanto no campo da saúde quanto no âmbito educacional.

A resolução do Conselho Federal de Fonoaudiologia descreve que o fonoaudiólogo educacional deve participar do planejamento educacional na elaboração, acompanhamento e execução de projetos, programas e ações que contribuam para o desenvolvimento de habilidades e competências de educadores e educandos, visando à otimização do processo de ensino e aprendizagem.

A atuação do fonoaudiólogo dentro de uma escola é bastante ampla. Uma das principais ações do fonoaudiólogo na escola nos dias de hoje é a atuação preventiva. A prevenção se refere às intervenções que acontecem antes da instalação dos problemas (embora o termo ‘prevenção terciária’ exista e seja usado para se referir a uma intervenção que tem como objetivo reduzir a duração ou as conseqüências de problemas já estabelecidos), podendo remeter tanto a uma intervenção que tem como alvo uma população em geral e que tem como objetivo evitar futuras ocorrências de problemas (prevenção primária) quanto a uma intervenção que tem como alvo uma população que já apresenta sinais precoces de problemas e que tem como objetivo evitar que o problema se torne crônico (prevenção secundária).

Dentre as atuações do fonoaudiólogo dentro do ambiente escolar estão:

– realização de triagem, a fim de identificar as dificuldades e possíveis distúrbios e fazer o devido encaminhamento. Nos casos de necessidade de atendimento clínico, estes devem ser realizados fora da escola, visto que não é viável retirar a criança da sala de aula, já que isso privaria a criança de participar de outras atividades do seu grupo, trazendo prejuízos emocionais e cognitivos;

– realização de oficinas ou atividades direcionadas aos alunos para o desenvolvimento de habilidades importantes no processo da aprendizagem;

– orientação à equipe pedagógica quanto à propostas coletivas que proporcionem o desenvolvimento da audição, motricidade orofacial, fala, voz, linguagem oral e linguagem escrita, além de participação na escolha de métodos e técnicas que possam favorecer o processo de aprendizagem não só de crianças, mas de adolescentes e também adultos;

– orientação aos responsáveis quanto aos aspectos que favoreçam a aprendizagem;

– atuação direcionada aos casos de dificuldade de aprendizagem, alterações na escrita, dislexia, disgrafia e desordem do processamento auditivo, por exemplo;

– ações de aconselhamento e educação em saúde para os professores e demais profissionais da equipe, como por exemplo estratégias de promoção da saúde vocal, uma vez que a voz é o principal instrumento de trabalho desses profissionais.

É importante lembrar que o planejamento da atuação do fonoaudiólogo educacional deve ser adequado às necessidades de cada escola, turma e aluno.

Casule Play

Fonoaudiologia na escola

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Fonoaudiologia na escola, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Redatora Casule, aqui no Blog.
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Fonoaudiologia na escola.

0 comentários

Dicas para melhorar a concentração

A técnica de autoinstrução é utilizada na psicoterapia para ampliar a atenção em certos eventos, diminuir a impulsividade e aumentar o controle verbal para pessoas que possuem TDAH ou outras demandas.
Leia mais

Como desenvolver o autoconhecimento

O autoconhecimento é muito importante em todos os aspectos da nossa vida. Por isso, nesse vídeo eu trouxe alguns pontos que podem te ajudar a desenvolver o autoconhecimento.
Leia mais
Como desenvolver o autoconhecimento

Sinais de um relacionamento abusivo

Quando conhecemos alguém no início tudo são flores e amores, porém, com a convivência vem as brigas, os desentendimentos, as discordâncias... Mais até aí tudo bem, afinal, todo relacionamento tem dessas coisas, não é mesmo?
Leia mais
Aprenda a identificar um relacionamento abusivo

4 dicas para criar mais intimidade no seu Relacionamento

A intimidade nos relacionamentos é o resultado de uma série de interações entre duas pessoas onde são reveladas informações pessoais sobre aspectos centrais de suas vidas, ao mesmo tempo que ocorre uma atitude de validação e acolhimento por parte de quem recebe essas informações.
Leia mais
intimidade no relacionamento

Família tóxica: será que você vive em uma?

Viver com familiares tóxicos trazem diversos problemas a nossa saúde, muitas vezes são pessoas negativas que agem "sem perceber" e que acabam com nossa saúde mental. Neste vídeo, trouxe estratégias para te ajudar a conviver com uma família toxica.
Leia mais
Familia tóxica BLOG

Hipocondria

Você sabia que existe um Transtorno de Ansiedade apenas pelo medo de adoecer? É o que chamamos de Hipocondria!
Leia mais
hipocondria
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This