Exame Grafológico- Como Funciona e Para Que Serve a Avaliação! -casule

Exame Grafológico: Como Funciona e Para Que Serve a Avaliação!

Atualizado em 16/12/2017
Por Tiago Curcio

Exame Grafológico: Como Funciona e Para Que Serve a Avaliação!

Atualizado em 16/12/2017
Por Tiago Curcio
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Exame Grafológico: Como Funciona e Para Que Serve a Avaliação!

Fonte: http://www.jrmcoaching.com.br/blog/exame-grafologico-como-funciona-e-para-que-serve-avaliacao/

O termo grafologia significa estudo da escrita e é realizado a fim de se obter dados sobre a personalidade das pessoas. Neste sentido, o exame grafológico é uma ferramenta bastante utilizada em processos seletivos e entrevistas de emprego para ajudar os recrutadores a identificar se os candidatos possuem realmente as características e o perfil que a empresa procura.

Assim, quando você for a uma entrevista de emprego e o recrutador solicitar que você escreva algo específico em uma folha de papel em branco, muito provavelmente o que será analisado é a sua letra e não o conteúdo do texto. Não há nenhum segredo para ser aprovado em um exame grafológico, já que este se trata de uma análise de personalidade. Porém, continue lendo e entenda melhor como este exame é realizado.

Como o Exame Grafológico é Usado em Processos Seletivos?

Muitas empresas utilizam o exame grafológico como um complemento da entrevista. Dessa forma, o recrutador poderá verificar algum aspecto do perfil comportamental do candidato que tenha passado despercebido durante a conversa. Então, unindo a entrevista, a análise da grafia e talvez a uma dinâmica de grupo ou algum outro teste, será possível traçar um perfil mais completo do aspirante à vaga de emprego.

Que Aspectos da Escrita São Analisados no Exame Grafológico?

A letra de uma pessoa é algo bastante particular, uma espécie de marca pessoal, por isso é impossível encontrar duas pessoas que tenham grafias exatamente iguais. Isso acontece porque cada indivíduo tem uma personalidade única que é expressa por meio de suas ações, incluindo a forma como escreve. Assim, em um exame grafológico são analisados os seguintes elementos gráficos:

terapia-online-casule-banner
  • Pressão feita com a caneta sobre a folha de papel;
  • Formato e tamanho das letras;
  • Tamanho da margem;
  • Velocidade da escrita;
  • Inclinação das letras;
  • A forma como as linhas foram dispostas.

Por meio dessa análise, um especialista em grafologia consegue identificar no candidato características, como: nível de ansiedade, organização, insegurança, foco, algumas qualidades, e também traços de estresse e timidez, etc. É uma forma interessante de confirmar se o profissional em questão é realmente o mais indicado para a vaga. Se for um cargo de atendimento ao público, por exemplo, uma pessoa tímida e insegura pode não ser a opção mais indicada.

Veja Exemplos de Aspectos Analisados em um Exame Grafológico

Apenas especialistas estão aptos a fazer análises grafológicas verdadeiramente confiáveis. Entretanto, para que possa visualizar com mais clareza como esta trabalho é feito, confira dois exemplos de tópicos que são analisados nos testes grafológicos:

Letras Arredondadas: pessoas que têm letras arredondadas costumam ser mais flexíveis, tranquilas e suaves. São aquelas que têm mais facilidade para se adaptar a um novo ambiente.

Letras Angulosas: indivíduos com letras angulosas e com várias pontas costumam ser rígidas, inflexíveis e mais firmes. Geralmente são boas para cargos de liderança.

Depois de entender mais sobre exame grafológico para que serve, saiba que não há como se preparar para um teste desse tipo, já que o intuito dele é exatamente conhecer a personalidade de quem está sendo avaliado, ou seja, não adianta tentar mudar sua letra para agradar aos recrutadores.

Por isso, se for passar por esse exame, não tente alterar características da sua grafia, pois isso pode acabar te prejudicando, uma vez que os recrutadores são preparados, inclusive, para identificar quando a letra está sendo manipulada. Seja você mesmo e confie em suas capacidades e habilidades e foque em sair-se bem!

Casule Play

Exame Grafológico: Como Funciona e Para Que Serve a Avaliação!

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Exame Grafológico: Como Funciona e Para Que Serve a Avaliação!, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Tiago Curcio, aqui no Blog.
Life Coach e palestrante, auxilia empresários a usar a internet para desenvolver seus negócios. Admira e vive a área de auto performance, acrescenta em suas sessões de Coaching o melhor da Programação Neurolinguística (PNL). Adora ficar com a família, correr, meditar e trabalhar. Conheça o meu Instagram. | Clique para marcar uma consulta comigo

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Exame Grafológico: Como Funciona e Para Que Serve a Avaliação!.

0 comentários

Dicas para melhorar a concentração

A técnica de autoinstrução é utilizada na psicoterapia para ampliar a atenção em certos eventos, diminuir a impulsividade e aumentar o controle verbal para pessoas que possuem TDAH ou outras demandas.
Leia mais

Como desenvolver o autoconhecimento

O autoconhecimento é muito importante em todos os aspectos da nossa vida. Por isso, nesse vídeo eu trouxe alguns pontos que podem te ajudar a desenvolver o autoconhecimento.
Leia mais
Como desenvolver o autoconhecimento

Sinais de um relacionamento abusivo

Quando conhecemos alguém no início tudo são flores e amores, porém, com a convivência vem as brigas, os desentendimentos, as discordâncias... Mais até aí tudo bem, afinal, todo relacionamento tem dessas coisas, não é mesmo?
Leia mais
Aprenda a identificar um relacionamento abusivo

4 dicas para criar mais intimidade no seu Relacionamento

A intimidade nos relacionamentos é o resultado de uma série de interações entre duas pessoas onde são reveladas informações pessoais sobre aspectos centrais de suas vidas, ao mesmo tempo que ocorre uma atitude de validação e acolhimento por parte de quem recebe essas informações.
Leia mais
intimidade no relacionamento

Família tóxica: será que você vive em uma?

Viver com familiares tóxicos trazem diversos problemas a nossa saúde, muitas vezes são pessoas negativas que agem "sem perceber" e que acabam com nossa saúde mental. Neste vídeo, trouxe estratégias para te ajudar a conviver com uma família toxica.
Leia mais
Familia tóxica BLOG

Hipocondria

Você sabia que existe um Transtorno de Ansiedade apenas pelo medo de adoecer? É o que chamamos de Hipocondria!
Leia mais
hipocondria
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This