EU PRECISO USAR DROGAS (?)

Atualizado em 19/05/2017
Por Redatora Casule

EU PRECISO USAR DROGAS (?)

Atualizado em 19/05/2017
Por Redatora Casule
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

EU PRECISO USAR DROGAS (?)

A terapia cognitiva fundamenta-se na racionalidade teórica de que o AFETO e o COMPORTAMENTO de um indivíduo são, em grande parte, determinados pelo modo como ele ESTRUTURA o mundo. Para a terapia cognitiva, mais importante do que a SITUAÇÃO REAL é a AVALIAÇÃO que o indivíduo faz a respeito dela. Por isso temos diferentes emoções e comportamentos em diferentes pessoas quando estas estão diante de uma mesma situação.

Damos essa estrutura ao mundo a partir de nossos esquemas (avaliação mental firmemente estabelecidas sobre as situações). Esses esquemas, quando traduzidos em palavras, tornam-se nossas crenças básicas. Segundo Beck e colaboradores (autores referências da Terapia Cognitiva), há um grupo de crenças interagindo e que estão subjacentes ao uso de substâncias:

terapia-online-casule-banner
  • Crenças mais genéricas, como: “Eu não sou aceito”; “O mundo é nocivo e perigoso”; “Eu sou/estou desamparado”; “Eu sou/estou triste e solitário”;

  • Crenças relacionadas ao uso de substâncias, como: “A única maneira de lidar com esse sentimento é por meio do uso”; “A única maneira de lidar com o mundo nocivo e perigoso é usando drogas”;

  • Crenças de que é “necessário” usar substâncias para aliviar os sentimentos ruins ou o desconforto social.

Essas diversas e outras múltiplas crenças com relação a si, ao mundo e ao outro e aquelas relacionadas ao uso de substâncias interagem entre si e, ao mesmo tempo, formam uma complexa rede de avaliações e sentimentos cuja conclusão final é “eu preciso usar a droga”, de modo que o comportamento de busca se repete.

O problema central de um usuário de substâncias psicoativas é um conjunto de crenças relacionadas ao uso, derivadas e diretamente relacionada com suas crenças centrais básicas a respeito de si mesmo, do mundo e do outro. De acordo com o modelo Cognitivo, o uso de substâncias é uma estratégia compensatória que procura anular as crenças centrais disfuncionais e as emoções ruins que as acompanham.

A terapia Cognitiva objetiva modificar e reestruturar cada um desses grupos de crenças disfuncionais, diminuindo a fissura e interrompendo o uso ou prevenindo a recaída.

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.
Casule Play

EU PRECISO USAR DROGAS (?)

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre EU PRECISO USAR DROGAS (?), você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Redatora Casule, aqui no Blog.
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: EU PRECISO USAR DROGAS (?).

Será mesmo que a ansiedade te atrapalha em tudo?

Muitas vezes a ansiedade parece ser nossa inimiga. Ela chega causando um mal-estar, sentimento de impotência, insegurança, instabilidade e medo. Mas e se eu te contar que em determinado grau ela é importante para nossa sobrevivência e nos ajuda a fazer muitas coisas?
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This