Entendendo os processos cognitivos no abuso de substâncias - casule

Entendendo os processos cognitivos no abuso de substâncias

Atualizado em 13/01/2018
Por Redatora Casule

Entendendo os processos cognitivos no abuso de substâncias

Atualizado em 13/01/2018
Por Redatora Casule
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Entendendo os processos cognitivos no abuso de substâncias

O uso problemático e a adição ao álcool e outras substâncias são resultados de processos biopsicossociais complexos e interdependentes que envolvem vulnerabilidades genéticas, fatores vivenciais e contextuais e condicionamento de circuitos neurais que mediam os comportamentos relacionados ao desejo e ao prazer.

O que normalmente começa como uma série de atos puramente voluntários ou volitivos pode, lenta (no caso de álcool ou maconha) ou rapidamente (como crack) entrar em um processo cíclico autoperpetuador no qual os estímulos condicionados (ou seja, pessoas, lugares, coisas ou pensamentos e sentimentos) desencadeiam premência (pressa, precisão, urgência) e fissuras que, por sua vez, motivam os comportamentos instrumentais que resultam em uso de álcool ou drogas.

Premência: inclinação comportamental ou predisposição ao uso de drogas ou álcool em certos contextos;

Fissura: estado caracterizado por uma mistura de cognições disfóricas, afetos e ativação fisiológica provocados por gatilhos condicionados;

 

 

Prontidão para a mudança: promovendo a motivação

Toda mudança de comportamento envolve um processo (estágios). Não basta apenas decidir, há que se envolver e buscar em cada estágio, cada parte do processo, a motivação para dar seguimento.

terapia-online-casule-banner

 

Algumas perguntas são interessantes de se fazer, para nos auxiliar a encontrar a motivação em cada etapa:

Pré-contemplação:

  • O que você acha que poderá acontecer se você continuar com o seu problema?
  • O que mais teme que possa acontecer, se não fizer a mudança?
  • Você já tentou mudar alguma vez? O que aconteceu?

Contemplação:

  • Por que você deseja mudar agora?
  • Quais as razões para a mudança?
  • Quais os melhores resultados que você pode imaginar se fizesse uma mudança?
  • Quais as barreiras para você realizar a mudança?
  • Se você decidir fazer uma mudança, quais são suas expectativas para o futuro?
  • Quem poderia lhe ajudar?
  • Quais as coisas que funcionaram para você em outras ocasiões?
  • Quais as suas necessidades para a mudança?

Ação:

  • Quais as metas/estratégias?

Adquirindo controle dos estímulos: identificando pessoas, lugares e coisas

Reconhecer que as premências e as fissuras para usar álcool ou outras drogas são, em parte, condicionados a ocorrer em certos ambientes ou na companhia de determinadas pessoas é um passo importante em direção à abstinência.

Começar a fazer mudanças de estilo de vida para minimizar o contato com as pessoas, os lugares e as coisas associados a beber ou ao uso de drogas é uma vantagem importante na manutenção da sobriedade, especialmente nas primeiras semanas ou meses de abstinência.

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.
Casule Play

Entendendo os processos cognitivos no abuso de substâncias

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Entendendo os processos cognitivos no abuso de substâncias, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Redatora Casule, aqui no Blog.
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Entendendo os processos cognitivos no abuso de substâncias.

0 comentários

5 sinais clássicos que você se cobra demais

5 sinais clássicos que você se cobra demais

Como lidar com a sensação incômoda de autocobrança excessiva? Como lidar com aquela voz que fica na nossa cabeça falando “você deveria ter feito isso”, “eu deveria dar conta… “você não podia ter feito aquilo”, “você podia ter feito diferente”, “porque eu sou assim?”, dentre outras tantas frases de cobrança que nós mesmos fazemos conosco.

Entenda o caso: mulher flagrada com mendigo

A notícia do envolvimento de uma mulher com um morador de rua trouxe muita repercussão na mídia. A mulher foi extremamente exposta e o morador de rua infelizmente teve "dias de glória". Mas o que pode explicar esse surto que a mulher teve? Neste vídeo, a Dra. Cristiane Schumann levanta algumas hipóteses e explica o que é transtorno bipolar do humor com sintomas psicóticos, em estado hipomaníaco. Lembrando que o mais importante é que saúde mental da mulher seja reabilitada e as pessoas esqueçam rápido o que aconteceu e a ajude nesse processo de recuperação.
Leia mais

Perigo! Exercícios em excesso

Neste vídeo, a Dra Cristiane Schumann fala sobre vigorexia. Um transtorno onde já uma distorção da imagem corporal e a pessoa tende a se ver menos “forte” do que ela realmente é. Com isto, há uma necessidade constante por musculação, atividade física em busca de um corpo muscularmente perfeito.
Leia mais

A importância de dizer ‘não’

Você é o amigo bonzinho que diz sim pra todo mundo? Muitas pessoas apresentam essa dificuldade de dizer não e isso pode atrapalhar nossa vida de várias maneiras. Nesse vídeo eu vou te mostrar a a importância de dizer não e te ajudar a falar sim pra você mesmo!
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This