Esse tal retorno ao trabalho - casule

Esse tal retorno ao trabalho

Atualizado em 23/11/2017
Por Redatora Casule

Esse tal retorno ao trabalho

Atualizado em 23/11/2017
Por Redatora Casule
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Esse tal retorno ao trabalho

Hoje vim trazer um pouco da minha experiência pessoal, de mamãe que trabalha fora. Sou casada e mãe de dois meninos lindos de viver, um de 3 anos e 10 meses e outro de 1 ano e 4 meses. Mas vamos do começo…

Trabalho desde bem nova, já iniciando os estágios aos 16 anos e, de lá para cá, me ausentei do labor por apenas 8 meses (4 de cada licença maternidade). Sempre gostei de trabalhar, aquela sensação de independência financeira (claro), mas principalmente de utilidade (sim, tenho essa crença/motivo/propósito). Sinto-me bem mais útil quando estou “trabalhando fora”.

Também sempre me vi mãe, e acredite se quiser, de meninos. Só não sabia o poder/transformação que isso geraria em mim (novas crenças/motivos/propósitos). E não, não estou falando de maternidade perfeita. Tem dias (vários deles) que a gente quer sair correndo e se esconder (só 5 minutinhos, por favor). Falo da maternidade real, cheia de imperfeições, afinal, nunca fui mãe antes e eles nunca foram meus filhos antes. Mas essa mesma, cheia de descobertas, cheia de dores, cheia de alegrias, cheia de significados e resignificados – ela me transformou.

terapia-online-casule-banner

E aí, como volta a trabalhar? Pergunta difícil essa! Mas certa vez, ouvi um monge dizer que nossos propósitos externos tem que ser congruentes com os internos, porque assim há saúde. E vem sendo o que me proponho a fazer a cada dia. Claro que não é fácil ou até mesmo possível pra todas de nós largar/trocar/ajustar o trabalho. Mas, se torna mais fácil lidar com o retorno quando nos propomos a entender nosso propósito, nosso objetivo.

Se formos aos canais de comunicação acharemos uma infinidade de opiniões (assim como você pode ter encontrado essa), desde “pare tudo e se dedique ao filho” a “não pare, pois no futuro se arrependerá”. Não foi com essa intenção que vim até aqui. Não quero te dizer se isso ou aquilo é certo. O que eu quero é te acolher. Se posso te dizer uma coisa certa é: muitas de nós passamos e muitas ainda passarão por essa angústia, e não, não há fórmula.

Estou nesse processo há 3 anos e 10 meses. Ainda não o finalizei, afinal, a cada saída ainda ouço um “mamãe, você vai tabaiá hoje?”, com arzinho de choro na voz. Mas aí vou ajustando aqui, resignificando dali, buscando o motivo e o propósito sempre. Entenda, é um processo. Entenda, é natural passar por ele, sofrer no caminho, sentir-se perdida. O que não é natural é parar e perder de vista o propósito, o significado. Se tem algo que vim trazer/fazer com esse texto é um convite: Busque significado, signficado real para você! E se precisar de ajuda, também natural neste processo, estamos aqui!

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Casule Play

Esse tal retorno ao trabalho

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Esse tal retorno ao trabalho, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Redatora Casule, aqui no Blog.
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Esse tal retorno ao trabalho.

0 comentários

Dicas para melhorar a concentração

A técnica de autoinstrução é utilizada na psicoterapia para ampliar a atenção em certos eventos, diminuir a impulsividade e aumentar o controle verbal para pessoas que possuem TDAH ou outras demandas.
Leia mais

Como desenvolver o autoconhecimento

O autoconhecimento é muito importante em todos os aspectos da nossa vida. Por isso, nesse vídeo eu trouxe alguns pontos que podem te ajudar a desenvolver o autoconhecimento.
Leia mais
Como desenvolver o autoconhecimento

Sinais de um relacionamento abusivo

Quando conhecemos alguém no início tudo são flores e amores, porém, com a convivência vem as brigas, os desentendimentos, as discordâncias... Mais até aí tudo bem, afinal, todo relacionamento tem dessas coisas, não é mesmo?
Leia mais
Aprenda a identificar um relacionamento abusivo

4 dicas para criar mais intimidade no seu Relacionamento

A intimidade nos relacionamentos é o resultado de uma série de interações entre duas pessoas onde são reveladas informações pessoais sobre aspectos centrais de suas vidas, ao mesmo tempo que ocorre uma atitude de validação e acolhimento por parte de quem recebe essas informações.
Leia mais
intimidade no relacionamento

Família tóxica: será que você vive em uma?

Viver com familiares tóxicos trazem diversos problemas a nossa saúde, muitas vezes são pessoas negativas que agem "sem perceber" e que acabam com nossa saúde mental. Neste vídeo, trouxe estratégias para te ajudar a conviver com uma família toxica.
Leia mais
Familia tóxica BLOG

Hipocondria

Você sabia que existe um Transtorno de Ansiedade apenas pelo medo de adoecer? É o que chamamos de Hipocondria!
Leia mais
hipocondria
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This