O uso problemático e a adição ao álcool e outras substâncias são resultados de processos biopsicossociais complexos e interdependentes que envolvem vulnerabilidades genéticas, fatores vivenciais e contextuais e condicionamento de circuitos neurais que mediam os comportamentos relacionados ao desejo e ao prazer.
O que normalmente começa como uma série de atos puramente voluntários ou volitivos pode, lenta (no caso de álcool ou maconha) ou rapidamente (como crack) entrar em um processo cíclico autoperpetuador no qual os estímulos condicionados (ou seja, pessoas, lugares, coisas ou pensamentos e sentimentos) desencadeiam premência (pressa, precisão, urgência) e fissuras que, por sua vez, motivam os comportamentos instrumentais que resultam em uso de álcool ou drogas.
Premência: inclinação comportamental ou predisposição ao uso de drogas ou álcool em certos contextos;
Fissura: estado caracterizado por uma mistura de cognições disfóricas, afetos e ativação fisiológica provocados por gatilhos condicionados;
Prontidão para a mudança: promovendo a motivação
Toda mudança de comportamento envolve um processo (estágios). Não basta apenas decidir, há que se envolver e buscar em cada estágio, cada parte do processo, a motivação para dar seguimento.
Algumas perguntas são interessantes de se fazer, para nos auxiliar a encontrar a motivação em cada etapa:
Pré-contemplação:
- O que você acha que poderá acontecer se você continuar com o seu problema?
- O que mais teme que possa acontecer, se não fizer a mudança?
- Você já tentou mudar alguma vez? O que aconteceu?
Contemplação:
- Por que você deseja mudar agora?
- Quais as razões para a mudança?
- Quais os melhores resultados que você pode imaginar se fizesse uma mudança?
- Quais as barreiras para você realizar a mudança?
- Se você decidir fazer uma mudança, quais são suas expectativas para o futuro?
- Quem poderia lhe ajudar?
- Quais as coisas que funcionaram para você em outras ocasiões?
- Quais as suas necessidades para a mudança?
Ação:
- Quais as metas/estratégias?
Adquirindo controle dos estímulos: identificando pessoas, lugares e coisas
Reconhecer que as premências e as fissuras para usar álcool ou outras drogas são, em parte, condicionados a ocorrer em certos ambientes ou na companhia de determinadas pessoas é um passo importante em direção à abstinência.
Começar a fazer mudanças de estilo de vida para minimizar o contato com as pessoas, os lugares e as coisas associados a beber ou ao uso de drogas é uma vantagem importante na manutenção da sobriedade, especialmente nas primeiras semanas ou meses de abstinência.