Entenda por que o estresse é o maior vilão da produtividade

Atualizado em 16/05/2015
Por Nayara Benevenuto

Entenda por que o estresse é o maior vilão da produtividade

Atualizado em 16/05/2015
Por Nayara Benevenuto
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Entenda por que o estresse é o maior vilão da produtividade

estresse

No início da carreira, a maioria dos profissionais se preocupa em dar o máximo de si para aumentar a produtividade, muitas vezes em detrimento da própria saúde. A curto prazo, os efeitos como a falta de sono são, teoricamente, resolvidos com facilidade, porém, quando se pensa no acúmulo dos fatores de estresse ao longo de 30 anos de carreira ou mais, o resultado pode ser altamente prejudicial.

Até mesmo a pressão a que os profissionais se submetem para completar suas tarefas é um empecilho para completar todos os desafios da rotina de trabalho. Muitos acreditam que estabelecer planos e prazos rigorosos são uma boa solução para se organizar. No entanto, essas medidas radicais acabam trazendo ansiedade desnecessária e problemas de autoestima, afinal, por não conseguir cumprir todas as metas, o profissional se sente desencorajado a continuar.

image

terapia-online-casule-banner

Mas, então, como lidar com o estresse e o sentimento de culpa e garantir a produtividade? A resposta está em:

Ser menos crítico e aceitar impossibilidades

Vida pessoal, trabalho, estudos, lazer… São muitas as atividades que tomam conta da rotina de uma pessoa e é praticamente impossível resolver todos os problemas em um só dia. Por isso, em vez de se estressar ou se cobrar demais para realizar todas as tarefas, é melhor priorizar as urgentes ou mais importantes. Assim, você foca apenas no que precisa e não causa acumula estresse diariamente.

Controle seus impulsos criativos

Embora a criatividade seja uma característica desejada por profissionais e empresas, em excesso, os impulsos criativos também podem ser fonte de ansiedade. Isso ocorre principalmente com pessoas altamente criativas, que acabam tendo muitas ideias de uma vez e não têm tempo de desenvolvê-las. Mais uma vez, a organização aparece como uma ótima maneira de lidar melhor com os projetos e evitar frustrações. Priorizar as ideias por ordem de facilidade na implantação, relevância e disponibilidade de tempo é essencial para selecionar apenas os melhores planos e colocá-los em prática. Lembre-se também que algumas ideias precisam de tempo para amadurecer, então, esperar um pouco pode ser eficiente também para fazer propostas mais concretas no trabalho. Para não perder nenhum insight enquanto isso, o ideal é guardar suas ideias em um caderno ou bloco de anotações que você tenha sempre por perto. Assim, você tem também registros e arquivos para estudo posterior.

Coloque você mesmo em primeiro lugar

Com tantas tarefas, é natural deixar os prazos para a última hora ou colocar os problemas do trabalho acima do bem-estar. Deixar de dormir, não se alimentar nos horários corretos ou comer apenas lanches rápidos para ganhar tempo e não se dedicar a exercícios físicos são atitudes que irão refletir negativamente na saúde e podem gerar doenças como obesidade, pressão alta e sintomas desagradáveis como a insônia. Para evitar esses problemas, planejar a agenda com antecedência é fundamental e, em algumas ocasiões, é preciso admitir que não será possível cumprir toda a tarefa e buscar alternativas como extensão do prazo ou a colaboração de outros colegas. Dessa forma, você não se desgasta tanto e pode levar a dinâmica do trabalho de maneira mais leve.

Fonte: http://noticias.universia.com.br/carreira/noticia/2015/05/08/1124720/entenda-estresse-maior-vilo-produtividade.html

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
PSICÓLOGA Especialista em terapia cognitiva-comportamental com adultos e tem formação em terapia cognitiva sexual além de atuar na avaliação bariátrica. Clique para marcar uma consulta comigo
Casule Play

Entenda por que o estresse é o maior vilão da produtividade

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Entenda por que o estresse é o maior vilão da produtividade, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Nayara Benevenuto, aqui no Blog.
PSICÓLOGA Especialista em terapia cognitiva-comportamental com adultos e tem formação em terapia cognitiva sexual além de atuar na avaliação bariátrica. Clique para marcar uma consulta comigo

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Entenda por que o estresse é o maior vilão da produtividade.

Será mesmo que a ansiedade te atrapalha em tudo?

Muitas vezes a ansiedade parece ser nossa inimiga. Ela chega causando um mal-estar, sentimento de impotência, insegurança, instabilidade e medo. Mas e se eu te contar que em determinado grau ela é importante para nossa sobrevivência e nos ajuda a fazer muitas coisas?
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This