A depressão ainda é uma doença incapacitante e é vista com muito preconceito nos dias de hoje. Felizmente cada dia mais tem se estudado e falado a respeito dessa doença, de suas causas e como podemos prevenir a depressão. Para que isso aconteça é preciso que as pessoas conheçam os sintomas da depressão, percam o medo de buscar ajuda de psiquiatras e psicólogos e busque o auxilio desses profissionais assim que perceber mudanças na sua rotina. Pensar na prevenção não é ter garantia de que a doença não irá se instalar, mas sim, que se pode combatê-la antes que os sintomas apareçam ou se agravem. Esta postura é especialmente importante para aqueles que têm predisposição genética para a doença.
Pensando nisso, algumas das atividades que podem favorecer a proteção contra a depressão são:
- Pratique atividade física regularmente
Busque as atividades que você mais gostar ou as que puder fazer, o importante é não ficar parado. Isso porque hormônios como a Serotonina, a Dopamina e a Endorfina são liberados durante a atividade física e são essenciais para a sensação de prazer e felicidade. Desta forma, os exercícios físicos auxiliam na prevenção e tratamento da depressão.
- Alimente-se bem
Os cuidados com a alimentação também são sabidamente uteis nos cuidados e prevenção contra a depressão. Alimentos ricos em nutrientes como Triptofano, ômega 3, cálcio, magnésio, vitaminas do complexo B, vitamina C e fibras, estimulam a produção dos hormônios que causam o bem estar e assim auxiliam na prevenção da depressão. Essa liberação permite que os radicais livres que o corpo libera durante os estados depressivos sejam combatidos. Para uma alimentação saudável e balanceada, busque a orientação de um nutricionista.
- Tenha tempo para aproveitar a sua vida também
Todos nós temos obrigações no nosso dia a dia. No entanto, precisamos cuidar para que tenhamos tempo para as atividades que nos geram prazer também. Planeje as suas obrigações para que seja possível também ter tempo para sair da rotina maçante do dia a dia e não apenas trabalhar e pagar contas. Faça com que você tenha tempo para encontrar os amigos, dedicar-se a um hobbie, ter tempo para o ócio, ir ao cinema, ler um bom livro ou simplesmente relaxar sozinho. Selecione bem as pessoas com quem você convive. Estar próximo das pessoas que você ama, trocar afeto com elas e cercar-se de pessoas positivas são formas de aumentar a qualidade de vida e afastar os sintomas da depressão.
- Busque ajuda profissional
Não tenha receio de falar sobre os seus problemas e sentimentos. Caso você sinta que alimentar-se bem, fazer atividades físicas regularmente e ter tempo de qualidade para você não estiver sendo o suficiente, busque o apoio de um psiquiatra ou psicólogo. A psicoterapia pode ser realizada como prevenção auxiliando o paciente no processo de autoconhecimento, autoestima e autoconfiança que podem fazer com que o paciente tenha mais qualidade de vida.
A depressão é uma doença séria, silenciosa e não pode mais ser tratada como frescura ou sinais de fraqueza. Precisamos estar atentos aos sintomas e perder o medo ou a vergonha de falar e tratar a depressão. As complicações causadas por essa doença pode inclusive levar a consequências mais graves.