Quem nunca ouviu falar e até mesmo nunca experimentou sensações de Ansiedade, não é mesmo? Mas será que a ansiedade é sempre prejudicial como costumamos ouvir? O que pode me ajudar a lidar com esse estado?
Ansiedade
Na verdade, a ansiedade é uma emoção normal do ser humano. É natural, em nossa vida, sentirmos estados de Ansiedade, afinal, é ela que nos mantêm em alerta e preparados para enfrentar uma situação de perigo. Na verdade, esse estado é crucial à nossa sobrevivência.
Quando temos medo de algo que possa nos agredir (um perigo real), nosso corpo entra num estado de vigília no qual fica preparado para reagir às agressões exteriores, e nosso cérebro fica com maior agilidade de raciocínio, numa tentativa de confrontado com o perigo, conseguir encontrar uma solução.
A ansiedade se torna um problema quando esse alerta começa a ser disparado em situações de perigos não reais e, consequentemente, com maior frequência e intensidade do que o necessário. Dessa forma, pode agir de forma limitadora do nosso bem estar, criando desconforto e bloqueios em nossas ações.
Dicas de como controlar sua ansiedade
Nesse texto, temos o objetivo de pontuar algumas dicas de como controlar sua ansiedade!
- Compreenda que não é possível controlar tudo ao seu redor, e que não há nada de errado nisso;
- Busque identificar quais situações mais te deixam ansiosos, se existe uma relação entre elas, e quais maneiras alternativas de lidar com esse problema;
- Mantenha pensamentos positivos e questione a veracidade dos negativos;
- Não pegue mais responsabilidades do que você pode suportar, reconheça e respeite seus limites;
- Pratique atividades físicas;
- Mantenha o foco no momento presente, evitando antecipar possíveis problemas ou situações que ainda não ocorreram;
- Aprenda como controlar sua respiração e coloque isso em prática;
- Procure estar próximo e conviver mais com pessoas queridas;
- Alimente-se bem;
- Procure um profissional e faça terapia para aprender a lidar e modificar esse estado.
Importante destacar que a ansiedade, como citada acima, é um estado, ou seja, não precisa e nem deve ser uma constância. Através da psicoterapia você aprenderá sobre o seu estado de ansiedade e administrará melhor técnicas de como lidar e modificar esses padrões disfuncionais.