Deixe a frustração sair!

Atualizado em 07/10/2016
Por Redatora Casule

Deixe a frustração sair!

Atualizado em 07/10/2016
Por Redatora Casule
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Deixe a frustração sair!

A frustração é o sentimento que surge quando não realizamos um desejo ou uma necessidade pessoal, ou seja, é a reação a uma expectativa não correspondida. Por outras palavras, podemos dizer que é aquilo que sentimos quando algo que queremos ou esperamos não acontece. Essa não satisfação do desejo gera uma espécie de tensão interna, geralmente, como uma sensação de tristeza e aborrecimento ou, em alguns casos, de desespero ou zanga, entre outras emoções.

Especialmente na infância, é importante que os pais, cuidadores e educadores sejam capazes de perceber quando a criança está triste ou quando se sente frustrada. Na vida adulta, essa distinção também é relevante. Apesar de apresentarem sintomas muito parecidos, a tristeza e a frustração têm origens e consequências bastante distintas. Quando uma expectativa é frustrada, os sentimentos de tristeza levam a atitudes de mudança e a uma melhor adaptação, o que é completamente diferente dos casos de depressão, por exemplo, em que a tristeza também é um sintoma bastante marcado.

Apesar de parecer um sentimento decorrente de situações de fracasso, a frustração é de extrema importância para a nossa constituição psicológica. Em níveis suportáveis, a falta, a carência ou a desilusão estão associadas ao desenvolvimento da capacidade de adiar gratificações, fundamental para a vida em sociedade. Neste sentido, evitar frustrações pode não nos ajudar a adaptarmo-nos da melhor forma às permanentes mudanças que surgem no dia a dia. Por exemplo, uma criança protegida cujos desejos foram sempre imediatamente satisfeitos pode ter dificuldade em compreender a realidade da vida adulta, onde o desejo e a satisfação estão cada vez mais distantes e exigem cada vez mais trabalho e dedicação. Assim, esta criança pode vir a ser um adulto que desenvolve crises emocionais por razões ínfimas ou que se sente constantemente insatisfeito.

terapia-online-casule-banner

No entanto, não podemos resumir a dificuldade adaptativa dos adultos à superproteção dos pais, já que existem outros fatores que podem estar na influência desta formação.

Na sociedade em que vivemos, o prazer e a satisfação são constantemente alimentados, e a frustração surge como sendo a pior experiência. Parece que tudo conflui para podermos evitá-la. Por isso, a inadaptação é generalizada: os adultos e as crianças, incapazes de experienciar a frustração, porque não foram preparados para isso, são inundados por falsas realizações, apegando-se ao conforto proporcionado artificialmente por eles próprios. Falar em frustração está longe de se resumir ao sentimento de tristeza ou aborrecimento. Com o passar do tempo, conseguimos perceber que nem todos os nossos desejos podem ser satisfeitos e que as frustrações são uma parte inerente da vida adulta. Conseguir encará-las com realismo é um passo essencial para o nosso crescimento interior.

O importante é não perder de vista que a libertação da frustração exige uma atitude da nossa parte, caso contrário seremos mal-humorados e incapazes de usufruir dos bons momentos da vida.

FONTE:http://oficinadepsicologia.com/deixe-a-frustracao-sair

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.
Casule Play

Deixe a frustração sair!

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Deixe a frustração sair!, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Redatora Casule, aqui no Blog.
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Deixe a frustração sair!.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fobia Social

A fobia social é um tipo de Ansiedade que se manifesta diante da exposição a outras pessoas.
Leia mais

A mulher em cada fase do ciclo menstrual

Mulher, você sente que seu humor muda muito em cada momento do mês? Isso pode estar relacionado a cada fase do ciclo menstrual. Venha ver esse vídeo, se conhecer e entender como agir em cada momento desta fase.
Leia mais

Vivendo no piloto automático

Você sabia que você pode estar vivendo no piloto automático? No vídeo de hoje vamos falar sobre como podemos ter pensamentos, sentimentos e comportamentos sem mesmo nos darmos conta que eles estão lá!
Leia mais

As 5 linguagens do autoamor

Neste vídeo, Cris Schumann fala sobre as 5 linguagens do autoamor e a como desenvolver uma admiração e valorização maior sobre si mesmo.
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This