Conheça a terapia familiar e descubra quando recorrer a ela!

Atualizado em 07/07/2015
Por Redatora Casule

Conheça a terapia familiar e descubra quando recorrer a ela!

Atualizado em 07/07/2015
Por Redatora Casule
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Conheça a terapia familiar e descubra quando recorrer a ela!

 

A terapia familiar pode ajudar a superar diversos problemas emocionais. Ela tem o objetivo da conquista ou reconquista de relações harmoniosas, respeitosas e saudáveis entre os membros de uma família, podendo em alguns casos também ter como foco o tratamento de um dos indivíduos.

Por que recorrer à terapia familiar

Muitas vezes, a necessidade da terapia familiar vem de um fato ou episódio traumático específico, como, por exemplo, a dependência do filho mais novo em álcool e outras drogas ou a depressão da mãe. Diante de um momento de extrema dificuldade, torna-se mais concreta a necessidade de intervenção e ajuda profissional no núcleo da família

Isso ocorre não porque a disfunção relacional familiar é a causa maior de situações extremas como essas, mas porque há o entendimento de que relações deficientes entre os membros da família são muitas vezes a chave para a origem de diversos problemas emocionais e de saúde em geral.

Dessa forma, a família contribui tanto para a efetivação dos comportamentos ruins de um de seus membros quanto para a solução de muitos problemas entre eles.

Aplicação da terapia familiar

Quando começou a ser aplicada, a terapia familiar era conduzida por terapeutas comportamentais e predominantemente consistia em técnicas inspiradas na teoria da aprendizagem, que buscava tratar indivíduos. No entanto, esse conhecimento foi ampliado ao longo do tempo por estudiosos e pesquisadores que passaram a entender a existência de um núcleo familiar que vai além das individualidades.

terapia-online-casule-banner

Nos últimos anos, em especial, observa-se um número cada vez maior de especialistas e estudos que afirmam a eficiência da terapia familiar, seja como um acompanhamento preventivo da relação familiar, ou como umas das mais importantes intervenções quando o objetivo é o tratamento de transtornos tais como os da alimentação (bulimia, anorexia, entre outros) e transtornos do humor (depressão, bipolaridade, e os demais).

Dessa forma, quando o objetivo é a melhora nas relações do contexto familiar, ou o tratamento de um membro a partir das mudanças nessas relações, a terapia familiar é o procedimento mais indicado.

Durante as sessões, o terapeuta assume um papel parecido com o de um arquiteto, devendo construir o diálogo da família com base num ambiente em que ele e os pacientes tenham liberdade para tecer uma análise do passado e do presente do núcleo familiar, cuidando da elaboração do plano de mudanças e trabalhando a postura de cada um e do todo para transformações futuras.

Essa etapa da terapia familiar, em que todos participam do levantamento do histórico de problemas familiares, é essencial para o entendimento do que ocorre no presente, passando por todos os comportamentos indesejáveis e pela comparação com o desejo comum da família. Ela é como a espinha dorsal do tratamento e, quando bem fundamentada, garante excelentes resultados.

Nos últimos anos, foram desenvolvidas diversas novas técnicas que auxiliam a administração de problemas familiares e proporcionam a ampliação de relações saudáveis. São tipos de terapia familiar também o treinamento de pais, a terapia de casal e o treino de habilidades de comunicação, entre outros. Todos eles considerados intervenções bastante eficientes na abordagem dos problemas no contexto familiar.

No entanto, mais do que aplicar técnicas, o objetivo do tratamento é, através de avaliação e acompanhamento, estimular o entendimento das causas dos problemas familiares e desenvolver habilidades de relacionamento importantes no dia a dia, para que seus membros possam deixar o consultório sabendo resolver as próprias dificuldades no futuro.

FONTE:ivomaissaudavel.com.br/bem-estar/terapias/conheca-a-terapia-familiar-e-descubra-quando-recorrer-a-ela/

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.
Casule Play

Conheça a terapia familiar e descubra quando recorrer a ela!

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Conheça a terapia familiar e descubra quando recorrer a ela!, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Redatora Casule, aqui no Blog.
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Conheça a terapia familiar e descubra quando recorrer a ela!.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

5 sinais clássicos que você se cobra demais

5 sinais clássicos que você se cobra demais

Como lidar com a sensação incômoda de autocobrança excessiva? Como lidar com aquela voz que fica na nossa cabeça falando “você deveria ter feito isso”, “eu deveria dar conta… “você não podia ter feito aquilo”, “você podia ter feito diferente”, “porque eu sou assim?”, dentre outras tantas frases de cobrança que nós mesmos fazemos conosco.

Entenda o caso: mulher flagrada com mendigo

A notícia do envolvimento de uma mulher com um morador de rua trouxe muita repercussão na mídia. A mulher foi extremamente exposta e o morador de rua infelizmente teve "dias de glória". Mas o que pode explicar esse surto que a mulher teve? Neste vídeo, a Dra. Cristiane Schumann levanta algumas hipóteses e explica o que é transtorno bipolar do humor com sintomas psicóticos, em estado hipomaníaco. Lembrando que o mais importante é que saúde mental da mulher seja reabilitada e as pessoas esqueçam rápido o que aconteceu e a ajude nesse processo de recuperação.
Leia mais

Perigo! Exercícios em excesso

Neste vídeo, a Dra Cristiane Schumann fala sobre vigorexia. Um transtorno onde já uma distorção da imagem corporal e a pessoa tende a se ver menos “forte” do que ela realmente é. Com isto, há uma necessidade constante por musculação, atividade física em busca de um corpo muscularmente perfeito.
Leia mais

A importância de dizer ‘não’

Você é o amigo bonzinho que diz sim pra todo mundo? Muitas pessoas apresentam essa dificuldade de dizer não e isso pode atrapalhar nossa vida de várias maneiras. Nesse vídeo eu vou te mostrar a a importância de dizer não e te ajudar a falar sim pra você mesmo!
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This