Acordar, engolir o café da manhã rapidamente, levar o filho à escola, ir trabalhar, almoçar, buscar a criança no colégio, jantar e dormir. Esse é um resumo do dia-a-dia de muitas pessoas, né? Atualmente, a ansiedade é uma espécie de alarme natural, e esse sistema de alerta se adaptou para as necessidades contemporâneas do ser humano.
A ansiedade exerce um papel na vida humana desde muito tempo. Porém, com o passar dos anos, essa habilidade começou a ter uma função diferente e se tornou um dos transtornos mentais mais comuns, e isso ocorreu devido à rotina cada vez mais acelerada.
Por essa razão, para buscar uma vida mais saudável, é necessário que algumas medidas sejam tomadas a fim de evitar e controlar os distúrbios ansiosos e, assim, aprender a usar essa emoção para o seu próprio bem.
Os prejuízos que a ansiedade excessiva pode causar variam entre tensão muscular, sudorese, falta de ar, taquicardia, tremores, dores de cabeça e até síndrome do pânico. Contudo, os sintomas não se restringem apenas ao nível corporal. O distúrbio também se manifesta por meio das emoções, podendo ser observados dificuldade de concentração, medo, sensação de que algo ruim vai acontecer, preocupação constante, descontrole sobre os próprios pensamentos e agitação.
A palavra ansiedade frequentemente vem associada a esses sintomas negativos, porém, ela também pode ser bastante útil no dia-a-dia. Sob controle, a ansiedade faz o corpo e a mente trabalharem em sincronia.
Mas como faço para utilizar a ansiedade a meu favor?
– Encare o novo: É natural ficar nervoso em uma fase nova vida. Um novo trabalho ou no primeiro dia em uma escola diferente, as mãos podem ficar suadas e o coração acelerar um pouco, mas não se desespere e lembre que é com a ansiedade que o pensamento entra em um modo de operação baseado em fazer previsões e maneiras de resolver problemas imediatos.
– Vire o jogo: A ansiedade vai subindo até atingir seu auge. Então, naturalmente, ela cai, voltando aos níveis normais. Por esse motivo, se a pessoa compreender e tiver o controle da sua ansiedade, pode transformá-la em uma força para dar a volta por cima em uma situação mais complicada.
– Tenha força de vontade: Toda a excitação causada pelos sintomas fisiológicos da ansiedade pode ser usada como combustível para um momento que exija um ânimo extra.
Viver em um modo ansioso é se colocar no futuro, apresentando dificuldade para aproveitar o presente.
Não é tão simples. Contudo, há diferentes meios de buscar um controle maior da ansiedade. Antes de tomar qualquer medida, é importante identificar os fatores que ativam e potencializam esse sentimento, através da terapia, por exemplo.
Quando fora de controle, a ansiedade pode causar muitos prejuízos, porém na medida certa, é possível perceber alguns benefícios em sua vida!