O trânsito violento, os engarrafamentos, as péssimas condições das vias, os ônibus lotados, aquele motorista que nunca utiliza a seta, as irresponsabilidades referentes as leis de trânsito por parte de motoristas e pedestres, entre outros motivos, tornam a rotina para quem dirige, caronas e passageiros de transporte público cada vez mais estressante.
O problema é que essas não são as únicas situações estressantes, e por vezes nós nos estressamos em outras ocasiões do dia (seja uma reunião cansativa no trabalho, frustrações do dia a dia, problemas com os filhos, etc…) e não é incomum pegarmos o trânsito com toda a irritação do nosso dia.
Às vezes é preciso contar até 10 para tentar manter a calma. O aumento da frota de automóveis vem colaborando para os engarrafamentos e fazendo com que o tempo médio de deslocamentos seja maior não somente nas grandes cidades. No entanto, algumas alternativas podem nos auxiliar a diminuir o estresse no trânsito:
Faça alongamentos
Esta pode não parecer uma tarefa fácil quando pensamos em um ônibus lotado ou quando precisamos manter a atenção ao dirigir. Mas, fazer alongamentos (dentro do que é possível) pode auxiliar na produção de endorfina que é um analgésico natural do nosso organismo responsável pela sensação de prazer. E ao colocar o corpo em movimento, evita que tenhamos dores musculares que podem aumentar a sensação de estresse.
Ouça música
O ato de escutar músicas e cantar as canções pode te ajudar a se desligar daquele ambiente gerador de estresse. Para quem não está dirigindo, uma outra alternativa, é a leitura de um bom livro.
Pense em alternativas
Busque rotas alternativas e/ou organize a sua rotina para fugir dos horários de pico. Outra possibilidade é tentar deixar o compromissos como ir ao mercado, encontrar com os amigos ou passar pelo shopping (aqueles que forem possíveis de serem reorganizados) para serem feitos durante este horário de maior movimento e assim tentar fugir dos engarrafamentos. Caso você perceba que irá se atrasar para um compromisso ou para o trabalho por causa do trânsito, ligue para a pessoa que estará te aguardando e avise o que aconteceu. Isso poderá diminuir a sua ansiedade e estresse.
Evite dirigir sozinho(a)
Sempre que possível, tente estar com mais pessoas no carro ou mesmo conversar com quem está ao seu lado no transporte coletivo. Isso pode fazer com que você se distraia e não sofra tanto os efeitos de um dia estressante no trânsito.
É importante que tenhamos a compreensão que dificilmente conseguiremos ser totalmente afastados do nervosismo e irritação que os desafios de se locomover nas cidades hoje em dia nos trazem. Mas é possível sim, lidar de forma mais saudável com o trânsito. Além disso, é preciso reforçar que, aqueles que estiverem dirigindo, deverão ter mais cuidado com algumas atividades propostas como por exemplo fazer alongamentos apenas quando estiver parado ou cuidar para que a música não esteja alta demais ou atrapalhando a sua concentração. No trânsito é preciso ter sempre toda a atenção e cuidado!