Como dizer não aos pensamentos negativos.

Atualizado em 22/07/2016
Por Redatora Casule

Como dizer não aos pensamentos negativos.

Atualizado em 22/07/2016
Por Redatora Casule
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Como dizer não aos pensamentos negativos.

Está provado que os pensamentos negativos fazem mal à saúde. Para além de impedirem o sorriso e fazerem crer que a vida é excessivamente complicada, podem aumentar os níveis de ansiedade e até provocar problemas cardíacos. Então, se sabemos isto, porque é que existem pessoas que continuam a alimentar pensamentos negativos, afundadas em tristeza e pessimismo, quando na verdade poderiam viver uma vida bastante mais leve e alegre?

Não é fácil estar constantemente feliz ou confiante, mas é possível arranjar estratégias para que isso aconteça com regularidade. Ocasionalmente, todos somos assolados por pensamentos menos agradáveis, que nos deixam desanimados, que nos fazem ter percepções erradas das situações, e que ainda conseguem influenciar aquilo que achamos de nós e dos outros. No entanto, trata-se de situações efetivamente ocasionais. Quando os pensamentos negativos são rotineiros e se instalam confortavelmente na vida de uma pessoa, está na hora de tomar medidas – de preferência, positivas!

terapia-online-casule-banner

3 formas de lidar com pensamentos negativos

 

  1. Identificá-los. Antes de mais, identificando-os. Quais são os pensamentos negativos que nos deixam desconfortáveis, com raiva, deprimidos e até com medo? Ponha a mão na ferida e identifique-os! Depois disso, há que procurar descobrir a origem desses pensamentos e resolvê-la. Esta atitude é também um começo para uma nova forma, mais assertiva e correta, de lidar com os problemas, contribuindo, consequentemente, para um maior equilíbrio emocional.
  2. Transformar o negativo em positivo. Outro método para gerir e lidar com os pensamentos menos agradáveis passa por transformar o pensamento negativo em algo positivo. No momento em que surge um pensamento negativo, devemos substitui-lo, de imediato, por outro – mais concretamente por um pensamento positivo. Se, por exemplo, acordamos com a angústia e o desânimo de ir trabalhar, devemos pensar que é precisamente o emprego que nos permitirá gerir a nossa vida e até poupar algum dinheiro para fazermos as férias com que andamos a sonhar, por exemplo. Este é um treino diário que deve ser praticado de forma a conseguir ultrapassar a síndrome do pensamento negativo.
  3. Não ignorar os pensamentos negativos. Os pensamentos negativos não podem ser simplesmente ignorados – devem ser resolvidos e, de preferência, rapidamente! E isso implica a real necessidade de procurar sempre o lado bom de todas as situações, até porque ele existe e está à nossa espera. O casamento terminou? Passado o período de luto, há que perceber que, provavelmente, o divórcio será uma oportunidade para recomeçar a vida e, quem sabe, encontrar finalmente a sua cara-metade. Não se trata de se ser ingênuo. Trata-se de lutar pela felicidade.

4 maneiras de construir pensamentos positivos

  1. Ser positivo é uma escolha, não uma condição. E todas as vidas, por mais complicadas que sejam, têm sempre múltiplos lados positivos e bons. Por isso, se os pensamentos negativos teimarem em aparecer, lembre-se das coisas que lhe trazem real felicidade. Tanto pode ser o som da chuva a cair, como o café que bebe todos os dias com os colegas do escritório, como o abraço dos seus filhos ou um simples sorriso da pessoa que ama. Essas coisas são mais do que suficientes para acabar com qualquer pensamento mais negativo.
  2. A felicidade tem de ser construída. É também importante não esquecer que a felicidade vai-se construindo. Por isso, devemos dedicar mais tempo àquilo que gostamos de fazer, seja ler um livro, ouvir música, passear ou ir ao cinema. Cultivar momentos de felicidade é o caminho certo para a construção e manutenção do bem-estar emocional e psicológico.
  3. Praticar exercício físico. A atividade física é também uma excelente forma de combater a depressão e o negativismo, pelo que uma simples caminhada ou uma aula de pilates poderão ser suficientes para alimentar a autoestima e, consequentemente, os pensamentos positivos.
  4. Não adie a felicidade. Comece já hoje a implementar estratégias de combate aos pensamentos negativos e, com o passar do tempo, irá reparar que vai conquistar uma autoestima maior e mais saudável. E vai perceber que, afinal, a sua vida sempre foi recheada de coisas boas. E positivas!

FONTE:http://estadozen.com/artigos/como-dizer-nao-pensamentos-negativos

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.
Casule Play

Como dizer não aos pensamentos negativos.

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Como dizer não aos pensamentos negativos., você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Redatora Casule, aqui no Blog.
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Como dizer não aos pensamentos negativos..

Será mesmo que a ansiedade te atrapalha em tudo?

Muitas vezes a ansiedade parece ser nossa inimiga. Ela chega causando um mal-estar, sentimento de impotência, insegurança, instabilidade e medo. Mas e se eu te contar que em determinado grau ela é importante para nossa sobrevivência e nos ajuda a fazer muitas coisas?
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This