Como detectar o transtorno de personalidade dependente

Atualizado em 21/10/2016
Por Redatora Casule

Como detectar o transtorno de personalidade dependente

Atualizado em 21/10/2016
Por Redatora Casule
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Como detectar o transtorno de personalidade dependente

O transtorno de personalidade dependente possui como característica principal uma necessidade excessiva de que os outros se ocupem da pessoa, gerando um sentimento de submissão e adesão que impede que ela seja capaz de se desenvolver de forma independente. Estas pessoas são extremamente passivas e tendem a deixar que outras pessoas tomem as decisões por elas. Também apresentam um forte temor a ser abandonadas e se esforçam para agradar os outros

terapia-online-casule-banner

Na hora de tomar decisões. As pessoas com transtorno de personalidade dependente têm grandes dificuldades para tomar decisões sozinhas. O grau de dependência chega até o ponto de perguntar como se vestir, o que cozinhar, o que comprar, etc.

Dificuldade para se projetar. A falta de confiança própria conduz elas a adotar uma atitude de passividade na vida. Não costumam ter iniciativa própria nem projetos porque se consideram incapazes de atingí-los.

Necessidade do outro. Geralmente, as pessoas com transtorno de personalidade dependente não assumem a responsabilidade perante grandes decisões. Tendem a depender de uma única pessoa que se ocupa destas decisões, como por exemplo, onde trabalhar, onde morar, etc.

Evite ficar sozinho. Quando estas pessoas se encontram sozinhas, sentem-se desprotegidas e inúteis.

Relações amorosas de dependência. Tendem a procurar parceiros com forte instinto de proteção e cuidado.

Medo do abandono. Estas pessoas sentem muito medo de serem abandonadas pelas pessoas que se ocupam delas, e isso provoca muitas vezes que elas façam coisas desagradáveis para os outros com o fim de ser aceitas e de agradar.

Pessimismo. Costumam ser pessoas pessimistas e inseguras, geralmente só tendem a se relacionar com as pessoas das quais dependem.

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Casule Play

Como detectar o transtorno de personalidade dependente

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Como detectar o transtorno de personalidade dependente, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Redatora Casule, aqui no Blog.
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Como detectar o transtorno de personalidade dependente.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dicas para melhorar a concentração

A técnica de autoinstrução é utilizada na psicoterapia para ampliar a atenção em certos eventos, diminuir a impulsividade e aumentar o controle verbal para pessoas que possuem TDAH ou outras demandas.
Leia mais

Como desenvolver o autoconhecimento

O autoconhecimento é muito importante em todos os aspectos da nossa vida. Por isso, nesse vídeo eu trouxe alguns pontos que podem te ajudar a desenvolver o autoconhecimento.
Leia mais
Como desenvolver o autoconhecimento

Sinais de um relacionamento abusivo

Quando conhecemos alguém no início tudo são flores e amores, porém, com a convivência vem as brigas, os desentendimentos, as discordâncias... Mais até aí tudo bem, afinal, todo relacionamento tem dessas coisas, não é mesmo?
Leia mais
Aprenda a identificar um relacionamento abusivo

4 dicas para criar mais intimidade no seu Relacionamento

A intimidade nos relacionamentos é o resultado de uma série de interações entre duas pessoas onde são reveladas informações pessoais sobre aspectos centrais de suas vidas, ao mesmo tempo que ocorre uma atitude de validação e acolhimento por parte de quem recebe essas informações.
Leia mais
intimidade no relacionamento

Família tóxica: será que você vive em uma?

Viver com familiares tóxicos trazem diversos problemas a nossa saúde, muitas vezes são pessoas negativas que agem "sem perceber" e que acabam com nossa saúde mental. Neste vídeo, trouxe estratégias para te ajudar a conviver com uma família toxica.
Leia mais
Familia tóxica BLOG

Hipocondria

Você sabia que existe um Transtorno de Ansiedade apenas pelo medo de adoecer? É o que chamamos de Hipocondria!
Leia mais
hipocondria
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This