As atividades cerebrais são influenciadas por atitudes que você adota no seu dia-a-dia. Pode parecer clichê, mas sugestões como essas são determinantes. Por isso, sorria mais, pense positivo, seja grato com as pessoas ao seu redor…
No cérebro humano ocorre um fluxo contínuo de sinapses (conexões entre neurônios) e liberação de substâncias voltadas para cada reação do corpo. A situação não é diferente quando se refere aos milhares de pensamentos que inundam as atividades neurais. Essas informações geram emoções, e, consequentemente, refletem em reações positivas e negativas.
Quando o cérebro reconhece uma atitude positiva, há uma redução de cortisol (hormônio que controla o estresse) e um aumento de serotonina (neurotransmissor responsável pela regulação do humor e do sono), proporcionando assim uma sensação de felicidade. Além disso, a atitude positiva ativa uma região cerebral chamada núcleo accumbens, parte do sistema de recompensa que é rica em dopamina (neurotransmissor que tem a função de transmitir a sensação de prazer).
Ter um cérebro “Ok” – raciocínio rápido, boa memória, foco e concentração afiados, é o objetivo de muitas pessoas. Porém, antes de turbinar suas atividades cerebrais, é necessária uma preparação para isso e se certificar a respeito de algumas questões que ajudam a ter pensamentos e atitudes mais claras e positivas.
10 atitudes positivas que podem ser fundamentais para o seu dia-a-dia
Cultive emoções saudáveis: Estimular pensamentos positivos vai fazer seu dia mais agradável. Segundo especialista em inteligência emocional, Semadar Marques, “pessoas que cultivam emoções saudáveis desenvolvem uma imunidade mais fortalecida e são capazes de superar doenças mais facilmente”.
Contorne a situação: Pare e verifique tudo que está fora do eixo e procure melhorar. “Um novo comportamento traz o benefício de um modelo mental fortalecedor, enquanto só pensar em lamentações pode prendê-lo no problema e não na solução”.
Dê amor às pessoas: Procure pensar nas inúmeras pessoas que fazem parte de seu cotidiano e nas atitudes que você pode ter para tornar o dia delas mais feliz.
Não se culpe: O processo de vitimização pode ocorrer, porém não é saudável cultivá-lo por muito tempo. Não se prenda ao sentimento, transforme-o em um novo comportamento que lhe ofereça outro cenário.
Agradeça: Quanto mais gratidão é manifestada, mais condicionado o cérebro vai ficar a demonstrá-la. A gratidão permite relembrar as conquistas, pessoas que te ajudaram e momentos importantes de sua vida.
Não deixe para amanhã: Adiar compromissos é um hábito ruim. Procure não inventar desculpas para resolver uma adversidade e enfrente-a.
Durma bem: Uma noite mal dormida afeta negativamente a memória, a concentração, o humor, o que certamente não contribui para manter a mente com pensamentos positivos.
Seja organizado: Administre o tempo que tem e divida-o entre as tarefas importantes da sua rotina.
Faça atividade física: Seja ativo! Incorpore a atividade física no seu dia-a-dia, pois vai te trazer muitos benefícios como diminuição da ansiedade e estresse, melhora no humor e autoestima.
Se conheça melhor: Através de psicoterapia, você pode viver de forma mais feliz, saudável e mais produtiva. Você e seu psicólogo trabalharão em conjunto para identificar e mudar os padrões de pensamentos e de comportamentos que estão o impedindo de se sentir melhor.