Teknabox.com

Atendimento de Casais

Atualizado em 10/10/2017
Por Redatora Casule

Atendimento de Casais

Atualizado em 10/10/2017
Por Redatora Casule
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Atendimento de Casais

Como funciona o atendimento de casais?

Nas primeiras sessões são coletados dados para a avaliação. Algumas vezes, um dos membros do casal pode preferir ir sozinho na primeira vez. As sessões são semanais, duram entre 45 e 60 minutos e nelas são enfocadas as dificuldades específicas que o casal está enfrentando. É comum a realizações de tarefas (entre uma sessão e outra) para melhorar o relacionamento e modificar comportamentos e pensamentos disfuncionais que o estejam desgastando a relação. O terapeuta tenta entender os dois lados do problema, ajudando a conversar sobre isso e a buscar soluções conjuntas. É válido lembrar que para a terapia acontecer, ambos os parceiros devem almejar reparar a relação e rever suas dificuldades e defeitos através da terapia.

Qual o objetivo?

Terapia de Casal  é uma modalidade clínica de atendimento cujo objetivo é promover melhor qualidade de vida para os parceiros e, consequentemente, na dinâmica conjugal. Busca-se contribuir com a resolução dos conflitos e abre espaço para uma comunicação mais reflexiva e assertiva, compreendendo a expectativa de cada um e o que fazer para alinhá-las.

Quando procurar?

mesma se faz necessária quando o diálogo cessa ou se torna inviável, quando as brigas tomam o lugar do diálogo e perde-se assim o companheirismo e estabilidade da relação. Os gatilhos, mais comuns, que motivam os casais a procurarem a terapia estão: traição, distanciamento ou agressividade aparentemente sem motivo por uma ou ambas as partes e fortes motivações para atividades que excluem o parceiro As dificuldades que existem nos relacionamentos poucas vezes são individuais, a maior frequência surge do resultado do encontro dessas duas pessoas diferentes. O relacionamento. E é nele que o terapeuta irá focar os esforços, por isso a presença de ambos na sessão torna-se necessária.

O que é trabalhado?

terapia-online-casule-banner

Sendo assim o ponto forte da Terapia de Casal é proporcionar o diálogo e o entendimento do que os dois estão querendo dizer. Entender os dois lados do problema é fundamental para ajudar a conversar, a buscar soluções conjuntamente, a trabalhar cobranças ou mesmo sentimentos exagerados, tão comumente aos relacionamentos modernos, se fazem necessário. A falta de diálogo, de paciência e de comunicação precisam ser corrigidos. Promover a adequação e ampliação da satisfação, buscando assim, opções viáveis para um relacionamento mais saudável.

Qual o papel do cônjuge?

A participação ativa e colaborativa é essencial para se conseguir resultados duradouros e honestos entre os parceiros. O envolvimento e a dedicação integral ao processo faz com que os resultados e as mudanças ocorram naturalmente e gradativamente durante o acompanhamento. Um cônjuge passa a ser instrumento pra mudança do outro, uma vez que estão juntos, solucionando problemas comuns a relação.

Qual o papel do psicólogo?

Na Terapia Cognitiva-Comportamental o psicólogo não tem como objetivo sugerir comportamentos, nem de ditar o que cada parte deve fazer, mas trabalhar como facilitador da comunicação, assim como intermediador, utilizando de tarefas semanais para reforçar e trabalhar o conhecimento adquiridos nas sessões; a partir de um diálogo objetivo e colaborativo entre terapeuta e pacientes; com desígnio de ampliar a visão de mundo do casal. Muitas vezes, ambos encontram-se sobe efeito de fortes emoções negativas; perda o controle ou até mesmo não conseguem tomar decisões ou modificar antigos padrões comportamentais prejudiciais, fatores esses que podem ser corrigidos a partir da psicoeducação, transmitida nas sessões.

Como o atendimento psicológico auxilia o casal?

Portanto o desígnio primordial desta modalidade terapêutica é proporcionar tranquilidade, bem-estar emocional, resgatar a intimidade, melhorar a comunicação, entre outros aspectos que promovem a saúde do casal e de cada membro. Indicada para qualquer tipo de casais, a terapia procura trabalhar os mecanismos psíquicos comuns dos relacionamentos amorosos. Lembrando, é claro, que não há um padrão específico ou correto de relacionamento a seguir, muito menos um protótipo estrutural de como um casamento deve ser, mas muitas vezes é preciso trabalhar a maturidade afetiva de forma a atender carências afetivas e também equilibrar vontade de receber aspectos como estabilidade, carinho, compreensão, companheirismo, fidelidade e reconhecimento.

 

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.
Casule Play

Atendimento de Casais

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Atendimento de Casais, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Redatora Casule, aqui no Blog.
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Atendimento de Casais.

0 comentários

8 Dicas para melhorar a sua autoestima

8 Dicas para melhorar a sua autoestima

Tem dias que você acorda e não se sente satisfeito com o que é? Não consegue sentir orgulho do que faz e das suas conquistas? Tem dificuldade de enxergar seus pontos fortes e suas qualidades? Pois é, você pode estar com baixa autoestima e isso é muito comum de acontecer. Buscar meios para melhorar a autoestima é um grande passo. Seja através da leitura de um livro sobre o assunto, pesquisas, assistindo vídeos ou mesmo através da ajuda profissional.
5 sinais clássicos que você se cobra demais

5 sinais clássicos que você se cobra demais

Como lidar com a sensação incômoda de autocobrança excessiva? Como lidar com aquela voz que fica na nossa cabeça falando “você deveria ter feito isso”, “eu deveria dar conta… “você não podia ter feito aquilo”, “você podia ter feito diferente”, “porque eu sou assim?”, dentre outras tantas frases de cobrança que nós mesmos fazemos conosco.

6 dicas para lidar com a traição

A descoberta de uma traição é capaz de transformar qualquer relacionamento amoroso, seja namoro ou casamento. A vida do casal pode mudar para melhor ou piorar consideravelmente, mas, com certeza, nunca mais será a mesma.
Leia mais

3 estratégias para controlar seu dinheiro

Ser positivo é algo muito bom, porém quando falamos de dinheiro, devemos ser realistas e conhecer bem a nossa própria condição financeira. Por isso, ter inteligência emocional nas finanças se torna algo tão importante.
Leia mais

5 sinais clássicos que você se cobra demais

Como lidar com a sensação incômoda de autocobrança excessiva? Como lidar com aquela voz que fica na nossa cabeça falando “você deveria ter feito isso”, “eu deveria dar conta… “você não podia ter feito aquilo”, “você podia ter feito diferente”, “porque eu sou assim?”, dentre outras tantas frases de cobrança que nós mesmos fazemos conosco.
Leia mais

Geração Tik Tok: 3 vícios do momento

Uma tela de celular, um vídeo vertical e um minuto da sua vida. Esses três elementos são a essência do Tik Tok, a rede social de vídeos curtos que está viciando os jovens e já mudou os hábitos de consumo de vídeos de milhares de usuários. Você abre às 19h, e quando olha para o relógio novamente, já se passou uma hora.
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This