Ansiedade social: quando a timidez se torna um problema

Atualizado em 15/08/2014
Por Cristiane Schumann

Ansiedade social: quando a timidez se torna um problema

Atualizado em 15/08/2014
Por Cristiane Schumann
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Ansiedade social: quando a timidez se torna um problema

Em nossa sociedade ainda é muito comum se atribuir valores positivos a pessoas tímidas, por ser considerado quietinha e recatada. Porém, muitas vezes esse comportamento pode causar sofrimento, prejuízos sociais e profissionais; isso ocorre quando a timidez deixa de ser apenas um aspecto da personalidade e se transforma em um quadro patológico, a ansiedade social. O ansioso social teme ser julgado negativamente, se considera com baixas habilidades sociais e atribui pouco valor a si mesmo.

A ansiedade social é um dos transtornos de ansiedade, no qual a pessoa se sente ameaçada frente a situações de interação e desempenho, temendo sempre uma avaliação negativa por parte do outro.  Essa percepção desencadeia sintomas de ansiedade tais como: taquicardia, sudorese, rubor, tremor, entre outros. Uma vez desencadeado esse processo, parecer estar ansioso torna-se mais um medo, intensificando ainda mais os sintomas. Esse mecanismo acaba por provocar um movimento de esquiva e isolamento social cada vez mais comprometedor.

Dentro da Terapia Cognitivo-Comportamental, existem três aspectos importantes do transtorno de ansiedade social. O primeiro diz respeito aos sentimentos de constrangimento e vergonha, fazendo com que um encontro social seja excessivamente ansiogênico. O segundo, se refere ao fato de que, para os ansiosos sociais, a ansiedade vivenciada em uma situação social provoca comportamentos inibitórios automáticos e tentativas de disfarçá-la, isso faz com que diminua seu desempenho social e acabe por provocar a tão temida avaliação negativa dos outros, reforçando suas crenças. O terceiro ponto está relacionado ao estágio em que a ansiedade passa a ser uma ameaça secundária, ou seja, o indivíduo fica com medo de que outros percebam sua ansiedade, isso faz com que ele fique ainda mais ansioso, por acreditar que essa deve ser encoberta, pois pode gerar avaliações negativas.

Em terapia, buscamos trabalhar as três etapas, focando sempre a reestruturação da percepção (crenças cognitivas) distorcida, treino de habilidades sociais e controle de ansiedade (de forma cognitiva e comportamental), sempre focando o bem estar do paciente e sua adaptação funcional aos contextos de interação e avaliação. A Casule Saúde e Bem-estar adota essa abordagem clínica, e oferece tratamento para ansiedade social a partir das bases cognitivo-comportamentais.

Auxiliatrice Caneschi Badaró- Psicóloga Clínica na Casule Saúde e Bem-estar

Doutora e Mestre em Saúde, Especialista em Terapia Cognitivo-comportamental, Especialista em Políticas e Pesquisas em Saúde Coletiva. Atende: Adolescentes, Adultos, Idosos, Casais, Famílias e Grávidas. Conheça o meu Instagram. | Clique para marcar uma consulta comigo
Casule Play

Ansiedade social: quando a timidez se torna um problema

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Ansiedade social: quando a timidez se torna um problema, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Cristiane Schumann, aqui no Blog.
Doutora e Mestre em Saúde, Especialista em Terapia Cognitivo-comportamental, Especialista em Políticas e Pesquisas em Saúde Coletiva. Atende: Adolescentes, Adultos, Idosos, Casais, Famílias e Grávidas. Conheça o meu Instagram. | Clique para marcar uma consulta comigo

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Ansiedade social: quando a timidez se torna um problema.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quando a rede social deixa de ser um prazer e impacta sua saúde emocional

Atualmente, as redes sociais são uma grande forma de interação social, nos conectando a amigos, familiares e pessoas do mundo todo. Auxiliam também na compra e venda de produtos, e contribuem para a disseminação de informações. Mas, mesmo com todas essas vantagens, as redes sociais também podem ser um ambiente bem tóxico.
Leia mais

AVALIAÇÃO PARA CIRURGIA BARIÁTRICA: entenda porque não pode ser realizada em uma única sessão

A avaliação para cirurgia bariátrica é um processo que consiste na utilização de diversas ferramentas para avaliar o paciente e possibilitar a elaboração do laudo. E como todo processo, não é viável ser realizado em uma única sessão, pois uma série de requisitos precisa ser cumprida para zelar pelo cuidado e segurança do paciente, além da fidedignidade do resultado.
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This