Para muitas pessoas tirar a carteira de habilitação é um sonho, outras encaram com normalidade e até mesmo como uma necessidade. O fato é que grande parte dos indivíduos ao conseguir tirar a habilitação, dirige de maneira rotineira e nem pensam sobre isso, porém para outra parte o assunto dirigir é sinônimo de angústia e medo.
Sentir medo é uma reação natural do nosso cérebro e importante, pois nos alerta diante de situações de risco. A maioria dos recém-habilitados possui algum receio ao dirigir, mas o problema é quando esse receio torna-se um medo excessivo e a pessoa não consegue nem tirar o carro da garagem. A esse medo exagerado de dirigir damos o nome de Amaxofobia.
Existem vários graus de amaxofobia, que pode ser apenas o medo de dirigir em determinadas rotas, o medo de dirigir em qualquer circunstância, até casos mais extremos que é o medo de ser passageiro em um carro.
Apesar de não ser um nome comum, a amaxofobia é um transtorno psicológico que causa medo de dirigir e o percentual atinge aproximadamente 6% da população, então é bem provável que você conheça alguém que sofre com esse problema.
Os indivíduos com amaxofobia apresentam pensamentos catastróficos, têm uma preocupação excessiva com a possibilidade de perder o controle sobre o carro, de causar algum acidente, atropelar alguém, deixar o carro morrer ou cometer qualquer erro de maior ou menor gravidade. Toda essa preocupação gera uma enorme ansiedade que faz o paciente apresentar alguns sintomas bastante desagradáveis ao pegar no volante ou mesmo só de se imaginar fazendo isso.
Esses sintomas podem ser:
- Físicos: boca seca, sudorese, agitação, formigamento, dores no peito, náuseas, tremores, aceleração do ritmo cardíaco, entre outros.
- Emocionais: recusa de dirigir, pânico, evitar situações que envolvam carros.
O medo de dirigir pode surgir de diferentes formas:
- Ter se envolvido ou testemunhado algum acidente de trânsito;
- Falta de experiência;
- Ter vivido ou testemunhado alguma briga de trânsito;
- Ter experimentado alguma situação difícil ou perigosa, como muita chuva ou qualquer outra situação adversa;
- Medo de ser observado, julgado, punido.
A amaxofobia é um transtorno que possui tratamento. A pessoa que sofre com esse problema deve procurar ajuda especializada de um psicólogo, que fará uma avaliação e determinará o melhor tipo de intervenção. A Terapia Cognitivo-Comportamental tem apresentado resultados eficazes, ela trabalha com a reestruturação cognitiva, ajuda o paciente a pensar e agir de maneiras mais funcionais, ensina técnicas de relaxamento e cria estratégias e habilidades de enfrentamento.