Habilidades sociais na vida adulta - casule
Habilidades sociais na vida adulta (vídeo completo)
9 de outubro de 2017
O Caminho para uma Carreira de Sucesso - casule
O Caminho para uma Carreira de Sucesso
11 de outubro de 2017
atendimento de casais - casule

Como funciona o atendimento de casais?

Nas primeiras sessões são coletados dados para a avaliação. Algumas vezes, um dos membros do casal pode preferir ir sozinho na primeira vez. As sessões são semanais, duram entre 45 e 60 minutos e nelas são enfocadas as dificuldades específicas que o casal está enfrentando. É comum a realizações de tarefas (entre uma sessão e outra) para melhorar o relacionamento e modificar comportamentos e pensamentos disfuncionais que o estejam desgastando a relação. O terapeuta tenta entender os dois lados do problema, ajudando a conversar sobre isso e a buscar soluções conjuntas. É válido lembrar que para a terapia acontecer, ambos os parceiros devem almejar reparar a relação e rever suas dificuldades e defeitos através da terapia.

Qual o objetivo?

Terapia de Casal  é uma modalidade clínica de atendimento cujo objetivo é promover melhor qualidade de vida para os parceiros e, consequentemente, na dinâmica conjugal. Busca-se contribuir com a resolução dos conflitos e abre espaço para uma comunicação mais reflexiva e assertiva, compreendendo a expectativa de cada um e o que fazer para alinhá-las.

Quando procurar?

mesma se faz necessária quando o diálogo cessa ou se torna inviável, quando as brigas tomam o lugar do diálogo e perde-se assim o companheirismo e estabilidade da relação. Os gatilhos, mais comuns, que motivam os casais a procurarem a terapia estão: traição, distanciamento ou agressividade aparentemente sem motivo por uma ou ambas as partes e fortes motivações para atividades que excluem o parceiro As dificuldades que existem nos relacionamentos poucas vezes são individuais, a maior frequência surge do resultado do encontro dessas duas pessoas diferentes. O relacionamento. E é nele que o terapeuta irá focar os esforços, por isso a presença de ambos na sessão torna-se necessária.

O que é trabalhado?

Sendo assim o ponto forte da Terapia de Casal é proporcionar o diálogo e o entendimento do que os dois estão querendo dizer. Entender os dois lados do problema é fundamental para ajudar a conversar, a buscar soluções conjuntamente, a trabalhar cobranças ou mesmo sentimentos exagerados, tão comumente aos relacionamentos modernos, se fazem necessário. A falta de diálogo, de paciência e de comunicação precisam ser corrigidos. Promover a adequação e ampliação da satisfação, buscando assim, opções viáveis para um relacionamento mais saudável.

Qual o papel do cônjuge?

A participação ativa e colaborativa é essencial para se conseguir resultados duradouros e honestos entre os parceiros. O envolvimento e a dedicação integral ao processo faz com que os resultados e as mudanças ocorram naturalmente e gradativamente durante o acompanhamento. Um cônjuge passa a ser instrumento pra mudança do outro, uma vez que estão juntos, solucionando problemas comuns a relação.

Qual o papel do psicólogo?

Na Terapia Cognitiva-Comportamental o psicólogo não tem como objetivo sugerir comportamentos, nem de ditar o que cada parte deve fazer, mas trabalhar como facilitador da comunicação, assim como intermediador, utilizando de tarefas semanais para reforçar e trabalhar o conhecimento adquiridos nas sessões; a partir de um diálogo objetivo e colaborativo entre terapeuta e pacientes; com desígnio de ampliar a visão de mundo do casal. Muitas vezes, ambos encontram-se sobe efeito de fortes emoções negativas; perda o controle ou até mesmo não conseguem tomar decisões ou modificar antigos padrões comportamentais prejudiciais, fatores esses que podem ser corrigidos a partir da psicoeducação, transmitida nas sessões.

Como o atendimento psicológico auxilia o casal?

Portanto o desígnio primordial desta modalidade terapêutica é proporcionar tranquilidade, bem-estar emocional, resgatar a intimidade, melhorar a comunicação, entre outros aspectos que promovem a saúde do casal e de cada membro. Indicada para qualquer tipo de casais, a terapia procura trabalhar os mecanismos psíquicos comuns dos relacionamentos amorosos. Lembrando, é claro, que não há um padrão específico ou correto de relacionamento a seguir, muito menos um protótipo estrutural de como um casamento deve ser, mas muitas vezes é preciso trabalhar a maturidade afetiva de forma a atender carências afetivas e também equilibrar vontade de receber aspectos como estabilidade, carinho, compreensão, companheirismo, fidelidade e reconhecimento.

 

Comentários

comentários

Felipe Mendes
Felipe Mendes
Especialista em Terapia Cognitivo-comportamental. Terapia em Grupo, Orientação Vocacional e Disfunção Sexual. Atende: Adolescentes, Adultos, Idosos, Casais, Famílias e Grávidas.

Os comentários estão encerrados.

Marcar Consulta