Tecnologia e infância
26 de junho de 2017
transtorno do pânico
Palpitações? Medo de morrer ou “enlouquecer”? Pode ser Transtorno do Pânico…
28 de junho de 2017

Para muitas pessoas tirar a carteira de habilitação é um sonho, outras encaram com normalidade e até mesmo como uma necessidade. O fato é que grande parte dos indivíduos ao conseguir tirar a habilitação, dirige de maneira rotineira e nem pensam sobre isso, porém para outra parte o assunto dirigir é sinônimo de angústia e medo.

Sentir medo é uma reação natural do nosso cérebro e importante, pois nos alerta diante de situações de risco. A maioria dos recém-habilitados possui algum receio ao dirigir, mas o problema é quando esse receio torna-se um medo excessivo e a pessoa não consegue nem tirar o carro da garagem.  A esse medo exagerado de dirigir damos o nome de Amaxofobia.

Existem vários graus de amaxofobia, que pode ser apenas o medo de dirigir em determinadas rotas, o medo de dirigir em qualquer circunstância, até casos mais extremos que é o medo de ser passageiro em um carro.

Apesar de não ser um nome comum, a amaxofobia é um transtorno psicológico que causa medo de dirigir e o percentual atinge aproximadamente 6% da população, então é bem provável que você conheça alguém que sofre com esse problema.

Os indivíduos com amaxofobia apresentam pensamentos catastróficos, têm uma preocupação excessiva com a possibilidade de perder o controle sobre o carro, de causar algum acidente, atropelar alguém, deixar o carro morrer ou cometer qualquer erro de maior ou menor gravidade. Toda essa preocupação gera uma enorme ansiedade que faz o paciente apresentar alguns sintomas bastante desagradáveis ao pegar no volante ou mesmo só de se imaginar fazendo isso.

Esses sintomas podem ser:

  • Físicos: boca seca, sudorese, agitação, formigamento, dores no peito, náuseas, tremores, aceleração do ritmo cardíaco, entre outros.
  • Emocionais: recusa de dirigir, pânico, evitar situações que envolvam carros.

O medo de dirigir pode surgir de diferentes formas:

  • Ter se envolvido ou testemunhado algum acidente de trânsito;
  • Falta de experiência;
  • Ter vivido ou testemunhado alguma briga de trânsito;
  • Ter experimentado alguma situação difícil ou perigosa, como muita chuva ou qualquer outra situação adversa;
  • Medo de ser observado, julgado, punido.

A amaxofobia é um transtorno que possui tratamento. A pessoa que sofre com esse problema deve procurar ajuda especializada de um psicólogo, que fará uma avaliação e determinará o melhor tipo de intervenção. A Terapia Cognitivo-Comportamental tem apresentado resultados eficazes, ela trabalha com a reestruturação cognitiva, ajuda o paciente a pensar e agir de maneiras mais funcionais, ensina técnicas de relaxamento e cria estratégias e habilidades de enfrentamento.

Comentários

comentários

Redatora Casule
Redatora Casule
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.

Os comentários estão encerrados.

Marcar Consulta