A dieta e o dia do lixo

Atualizado em 05/08/2020
Por Redatora Casule

A dieta e o dia do lixo

Atualizado em 05/08/2020
Por Redatora Casule
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

A dieta e o dia do lixo

Aperte o play para escutar este conteúdo.

A expressão “dia do lixo” é muito usada para definir aquele dia em que se pode comer o que quiser, em qualquer quantidade e principalmente optando por comidas muito gostosas, açucaradas, calóricas e gordurosas.

E você, já fez dia do lixo? Começa uma dieta na segunda-feira, come franguinho grelhado com salada no almoço, de noite só uma sopinha. Passa 6 dias com fome, morrendo de vontade, só para ter direito de exagerar um único dia. É como se você pensasse: deixa eu aproveitar aqui porque amanhã não posso. 

Com ou sem culpa?

E esse hábito é muito ruim, pois após o dia do lixo, vem o aumento da sensação de culpa.  Com isso, surgem as atitudes de compensação. Academia sempre lotada na segunda-feira, só para compensar o estrago do fim de semana. Tem gente que só malha para poder fazer o dia do lixo depois. Sobe na balança, vê que o peso oscilou e faz até um jejum. Só que isso é um equívoco, pois o peso oscila por muitos fatores, não só pelo que comemos. 

  • Mas será que isso dá certo?
  • Será que faz diferença comer o hambúrguer na terça ou no sábado?
  • Será que emagrece mais começar dieta na segunda ou na sexta?
  • O dia da semana muda algo no seu corpo? 

É óbvio que não: o alimento se comunica com seu corpo de forma igual, os nutrientes e as calorias são as mesmas. O que muda de um dia para o outro é o seu comportamento diante da comida. Nós não deveríamos ter um comportamento de segunda a sexta e outro diferente sábado. Qual a chance de isso dar certo? 

O dia do lixo é uma forma muito fácil de engordar

A-dieta-e-o-dia-do-lixo-casule
O pensamento de “só hoje” ou “hoje pode” muitas vezes prejudica sua dieta

O dia do lixo é uma forma muito fácil de engordar, assim como o pensamento de “só hoje” ou “hoje pode”. A maioria das pessoas que praticam dieta restritiva e passam vontade, estabelecem um dia de folga da dieta, permitindo comer tudo o que quiserem. A verdade é que a vida é muito curta para você só ter prazer em comer no dia do lixo.

A restrição aumenta a perda de controle diante da comida, acumula a vontade, eleva o nível de ansiedade e faz comer muito mais. Uma paciente me contou que nunca conseguiu comer um hambúrguer inteiro. Mas foi só começar uma dieta na qual ela só tinha direito a uma refeição lixo, que ela passou a aguentar o hamburger todo e ainda a batata!  Após a sensação de exagero, vem o desânimo. Começa tudo outra vez! As regras para cumprir, o mal humor e a fome.

Hoje, se eu encontrasse o gênio da lâmpada e pudesse fazer um só pedido, seria retirar da cabeça de vocês o pensamento de saudável x lixo, nenhuma comida é lixo. Nós não comemos lixo e nos compadecemos muito de quem já passou por isso em situações de extrema pobreza. Nenhuma comida é porcaria. Os porcos é que comem essa comida. Nenhuma comida é podrão. Quando algo apodrece a gente descarta, joga fora. 

Vivemos o dilema do “prazer” e “pecado”, ou seja, simultaneamente, algo que gera prazer (gosto, cheiro, convivência social, aspecto emocional, lembrança) é considerado ruim para a saúde (“engorda”, calorias vazias, comida lixo, “gordice”, faz mal).

terapia-online-casule-banner

Não encare a dieta como uma batalha

Equilibre suas escolhas, coma bem e viva bem =)

Parece que vivemos numa batalha, da comida limpa com a comida porcaria (como se essa comida sujasse seu corpo). Mas o que influencia na sua saúde é o contexto geral da sua alimentação, o seu estilo de vida como um todo, e não uma refeição livre ou recreativa em momentos pontuais.

Alimentação natural não pode ser vista como castigo ou coisa ruim. Alimentação natural não é complicada. Dentro dela cabem alimentos gostosos e de momentos sociais também. Você pode comer de tudo, mas não tudo. É pensar em equilíbrio, variedade, qualidade, em comer mais alimento verdadeiro, comida fresca e caseira e menos ultraprocessados, pacotinhos. 

Essa é a melhor forma de prevenir a obesidade: equilibrando escolhas atuais com novas opções pautadas em saúde, sem extremos, sem compensações absurdas, sem “o dia fora da dieta”, sem “o dia do lixo

Eu te convido a transformar o jeito como você vê a comida. Que tal enxergá-la como uma aliada, um instrumento para te oferecer saúde plena, alegria, convivência? Busque criar atitudes alimentares positivas. Comer saudável pode ser gostoso se você tiver criatividade e disposição. Repense! Seu corpo é sua casa. e é o único que você tem. Cuide dele com carinho.

Nutricionista Casule

A Casule é clínica pensada para a sua saúde e bem-estar que atende de forma presencial e online. Isso faz que possamos cuidar de pessoas em qualquer parte do Brasil e do Mundo!

Venha nos conhecer! Marque uma conversa com nossos terapeutas clicando aqui!

Curtiu o texto? Fique a vontade para relaxar com a gente, conheça nossos áudios de relaxamento, GRATUITOS!

Compartilhe também a Casule em suas redes sociais, InstagramFacebook e Youtube =)

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Casule Play

A dieta e o dia do lixo

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre A dieta e o dia do lixo, você pode  agendar o seu horário clicando aqui.


Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Redatora Casule, aqui no Blog.
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.

O que você achou deste conteúdo?
Conte nos comentários sua opinião sobre: A dieta e o dia do lixo.


0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mitos e verdades sobre a psicoterapia
Mitos e verdades sobre a psicoterapia

Mitos e verdades sobre a psicoterapia

Apesar de a psicoterapia estar ganhando seu merecido espaço na atualidade, ainda existem pessoas que resistem a procurar ajuda de um profissional quando têm algum tipo de sofrimento psíquico, seja ele no âmbito pessoal, seja nos relacionamentos. Atualmente, estamos falando mais sobre a importância da saúde mental e de cuidar das emoções, mas é importante desmitificar alguns pontos que ainda persistem.
ativação mental da depressão
Ativação comportamental na depressão

Ativação comportamental na depressão

A depressão é um tipo de transtorno mental que pode se tornar incapacitante dependendo do nível de adoecimento psíquico que o indivíduo se encontra. É caracterizado pela alteração de humor, sendo presente sentimentos de tristeza, apatia, vazio ou irritabilidade, acompanhado de alterações somáticas e cognitivas que afetam de forma significativa a capacidade de funcionamento do indivíduo, podendo estar associada a pensamentos suicidas.
Como o viés da negatividade pode afetar sua vida
Como o viés da negatividade pode afetar sua vida

Como o viés da negatividade pode afetar sua vida

O viés é a tendência a prestar mais atenção em determinadas coisas do que em outras. Segundo a neurociência, os seres humanos desenvolveram ao longo da evolução da espécie uma tendência a se sentirem mais afetados por aspectos negativos do que por outros positivos. É como se fosse uma “programação” que auxiliou o homem primitivo a garantir a sua sobrevivência nos primórdios da nossa existência.

Adoecimento Psicológico causado pela Pandemia

Desde o início da pandemia, ouvimos falar muito sobre os efeitos do vírus no corpo e suas possíveis consequências físicas. Pouco se fala sobre o aumento de pessoas com adoecimento emocional, manifestados exatamente por esse período de isolamento, medo, angústias e dúvidas.
Leia mais
Adoecimento Psicológico causado pela Pandemia

Quando a ansiedade se torna um problema?

Você tem sofrido com ansiedade? Sabe quando ela se torna um problema? Nesse vídeo te explico o que é a ansiedade e te ajudo a identificar quando ela se torna prejudicial em nossas vidas.
Leia mais
Quando-a-ansiedade-se-torna-um-problema-BLOG

O que fazer diante de uma escolha difícil?

Alguma vez na vida já tivemos que lidar com um dilema ou uma decisão difícil. Quando estamos nessas situações, nossa mente facilmente entra em ação, tentando descobrir o que fazer, para "fazer a decisão correta".
Leia mais
O-que-fazer-diante-de-uma-escolha-dificil

Você sabe o que é fibromialgia?

A fibromialgia é uma síndrome que tem afetado muitas pessoas, principalmente mulheres entre os 30 e 50 anos. Ela é caracterizada pelo aumento da sensibilidade dolorosa em diversos pontos do corpo e acompanha também alguns outros sintomas como: distúrbio do sono, fadiga, ansiedade e depressão.⁣
Leia mais
Você sabe o que é fibromialgia

Sempre antecipo que algo ruim vai acontecer

Você é daquelas pessoas que sempre fica ansiosa e antecipa que algo ruim, catastrófico vai acontecer... que ao criar expectativas, associa a elas um tom de negatividade, de que possivelmente não dará certo?
Leia mais
Antecipação-negativa-BLOG

Por que as crianças mentem?

É comum que os pais fiquem preocupados quando notam que os filhos estão criando o habito de mentir e não sabem a melhor maneira de abordar o assunto.
Leia mais
Por-que-as-crianças-mentem
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This