A dieta e o dia do lixo

Atualizado em 05/08/2020
Por Isa Polastri

A dieta e o dia do lixo

Atualizado em 05/08/2020
Por Isa Polastri
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

A dieta e o dia do lixo

Aperte o play para escutar este conteúdo.

A expressão “dia do lixo” é muito usada para definir aquele dia em que se pode comer o que quiser, em qualquer quantidade e principalmente optando por comidas muito gostosas, açucaradas, calóricas e gordurosas.

E você, já fez dia do lixo? Começa uma dieta na segunda-feira, come franguinho grelhado com salada no almoço, de noite só uma sopinha. Passa 6 dias com fome, morrendo de vontade, só para ter direito de exagerar um único dia. É como se você pensasse: deixa eu aproveitar aqui porque amanhã não posso. 

Com ou sem culpa?

E esse hábito é muito ruim, pois após o dia do lixo, vem o aumento da sensação de culpa.  Com isso, surgem as atitudes de compensação. Academia sempre lotada na segunda-feira, só para compensar o estrago do fim de semana. Tem gente que só malha para poder fazer o dia do lixo depois. Sobe na balança, vê que o peso oscilou e faz até um jejum. Só que isso é um equívoco, pois o peso oscila por muitos fatores, não só pelo que comemos. 

  • Mas será que isso dá certo?
  • Será que faz diferença comer o hambúrguer na terça ou no sábado?
  • Será que emagrece mais começar dieta na segunda ou na sexta?
  • O dia da semana muda algo no seu corpo? 

É óbvio que não: o alimento se comunica com seu corpo de forma igual, os nutrientes e as calorias são as mesmas. O que muda de um dia para o outro é o seu comportamento diante da comida. Nós não deveríamos ter um comportamento de segunda a sexta e outro diferente sábado. Qual a chance de isso dar certo? 

O dia do lixo é uma forma muito fácil de engordar

A-dieta-e-o-dia-do-lixo-casule
O pensamento de “só hoje” ou “hoje pode” muitas vezes prejudica sua dieta

O dia do lixo é uma forma muito fácil de engordar, assim como o pensamento de “só hoje” ou “hoje pode”. A maioria das pessoas que praticam dieta restritiva e passam vontade, estabelecem um dia de folga da dieta, permitindo comer tudo o que quiserem. A verdade é que a vida é muito curta para você só ter prazer em comer no dia do lixo.

A restrição aumenta a perda de controle diante da comida, acumula a vontade, eleva o nível de ansiedade e faz comer muito mais. Uma paciente me contou que nunca conseguiu comer um hambúrguer inteiro. Mas foi só começar uma dieta na qual ela só tinha direito a uma refeição lixo, que ela passou a aguentar o hamburger todo e ainda a batata!  Após a sensação de exagero, vem o desânimo. Começa tudo outra vez! As regras para cumprir, o mal humor e a fome.

Hoje, se eu encontrasse o gênio da lâmpada e pudesse fazer um só pedido, seria retirar da cabeça de vocês o pensamento de saudável x lixo, nenhuma comida é lixo. Nós não comemos lixo e nos compadecemos muito de quem já passou por isso em situações de extrema pobreza. Nenhuma comida é porcaria. Os porcos é que comem essa comida. Nenhuma comida é podrão. Quando algo apodrece a gente descarta, joga fora. 

Vivemos o dilema do “prazer” e “pecado”, ou seja, simultaneamente, algo que gera prazer (gosto, cheiro, convivência social, aspecto emocional, lembrança) é considerado ruim para a saúde (“engorda”, calorias vazias, comida lixo, “gordice”, faz mal).

terapia-online-casule-bannerPowered by Rock Convert

Não encare a dieta como uma batalha

Equilibre suas escolhas, coma bem e viva bem =)

Parece que vivemos numa batalha, da comida limpa com a comida porcaria (como se essa comida sujasse seu corpo). Mas o que influencia na sua saúde é o contexto geral da sua alimentação, o seu estilo de vida como um todo, e não uma refeição livre ou recreativa em momentos pontuais.

Alimentação natural não pode ser vista como castigo ou coisa ruim. Alimentação natural não é complicada. Dentro dela cabem alimentos gostosos e de momentos sociais também. Você pode comer de tudo, mas não tudo. É pensar em equilíbrio, variedade, qualidade, em comer mais alimento verdadeiro, comida fresca e caseira e menos ultraprocessados, pacotinhos. 

Essa é a melhor forma de prevenir a obesidade: equilibrando escolhas atuais com novas opções pautadas em saúde, sem extremos, sem compensações absurdas, sem “o dia fora da dieta”, sem “o dia do lixo

Eu te convido a transformar o jeito como você vê a comida. Que tal enxergá-la como uma aliada, um instrumento para te oferecer saúde plena, alegria, convivência? Busque criar atitudes alimentares positivas. Comer saudável pode ser gostoso se você tiver criatividade e disposição. Repense! Seu corpo é sua casa. e é o único que você tem. Cuide dele com carinho.

Nutricionista Casule

A Casule é clínica pensada para a sua saúde e bem-estar que atende de forma presencial e online. Isso faz que possamos cuidar de pessoas em qualquer parte do Brasil e do Mundo!

Venha nos conhecer! Marque uma conversa com nossos terapeutas clicando aqui!

Curtiu o texto? Fique a vontade para relaxar com a gente, conheça nossos áudios de relaxamento, GRATUITOS!

Compartilhe também a Casule em suas redes sociais, InstagramFacebook e Youtube =)

banner-paisagem-ebook-manejo-da-ansiedade-v1.1-curtoPowered by Rock Convert
Casule Play

A dieta e o dia do lixo

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre A dieta e o dia do lixo, você pode  agendar o seu horário clicando aqui.


Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Isa Polastri, aqui no Blog.
Nutricionista, com a missão de transformar vidas, acredita que a alimentação adequada é simples, flexível e está ao alcance de todos. Seus valores são o amor, o ouvir e a satisfação plena do cliente. Conheça o meu Instagram. | Clique para marcar uma consulta comigo

O que você achou deste conteúdo?
Conte nos comentários sua opinião sobre: A dieta e o dia do lixo.


0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quero-emagrecer-por-onde-começo
Quero emagrecer, por onde começo?

Quero emagrecer, por onde começo?

Chás emagrecedores, dietas milagrosas, produtos caríssimos: quem de nós nunca recorreu a estes artifícios para emagrecer? No vídeo de hoje a nutricionista Isa Polastri traz três dicas de como iniciar e se manter nesse processo de maneira efetiva, com passos simples, leves e seguros.
Saúde-mental-e-as-redes-sociais
Saúde mental e as redes sociais

Saúde mental e as redes sociais

Existem muitas pesquisas que relacionam problemas de saúde mental, principalmente depressão e ansiedade, com o uso excessivo das redes sociais. E não é pra menos que este assunto se tornou corriqueiro nas rodas de conversa. Mas o que acontece para que um número...

treine sua assertividade
Treine sua assertividade

Treine sua assertividade

Muito se fala sobre os tipos de comportamentos e a importância dos modelos de comunicação, sejam eles passivo, assertivo ou agressivo, mas você já parou para pensar como você costuma se posicionar?
Por-que-alguns-casais-se-recuperam-de-uma-traição-e-outros,-não
Por que alguns casais se recuperam de uma traição e outros não?

Por que alguns casais se recuperam de uma traição e outros não?

Descobrir que os votos de fidelidade foram quebrados causa muita dor. Esse sentimento é forte porque a relação amorosa é uma das mais íntimas que estabelecemos e isso faz com que tudo o que é vivenciado nela seja muito intenso. A infidelidade é ser traído naquilo que é mais íntimo e que gera tanta expectativa, ao mesmo tempo em que começamos a nos questionar aonde nós falhamos e se fomos incompetentes em cuidar da relação.

Autoestima

Tenho recebido mensagens de pessoas dizendo que em meio a quarentena estão com a autoestima baixa, que por estarem em casa não estão se arrumando, e por isso, eu quero compartilhar com vocês uma história da minha filha...
Leia mais
Autoestima

Como identificar que seu filho precisa de psicoterapia?

A infância é uma fase marcada por transformações e crescimentos, tanto no âmbito físico quanto no emocional. É uma fase do desenvolvimento e maturação neurocognitiva de grande importância. A família precisa estar atenta as respostas comportamentais e emocionais. Os motivos para buscar a Psicoterapia na infância são diversos. A psicoterapia infantil é um caminho para ajudar a criança a lidar com essas questões. Estimular para que aprendam a lidar de forma funcional com o conjunto de emoções, pensamentos e comportamentos desencadeados nas mais diversas situações.
Leia mais
Como-identificar-que-seu-filho-precisa-de-psicoterapia

Alimentação pode minimizar os sintomas da menopausa

A menopausa é uma fase da vida das mulheres que pode trazer sintomas como ondas de calor, irritabilidade, ganho de peso, depressão, entre outros. A alimentação se torna importante no manejo destes sintomas e pode promover um bem-estar geral para as mulheres.
Leia mais
alimentação-pode-minimizar-os-sintomas-da-menopausa

Como lidar com a necessidade de controle?

A necessidade de controle é um mecanismo de enfrentamento utilizado por muitas pessoas que, normalmente,são perfeccionistas, inflexíveis, rígidas. O objetivo principal desse mecanismo é obter segurança e não se sentir vulnerável com os imprevistos.
Leia mais

Como resolver sua autoestima?

Nesse vídeo vou te fornecer um instrumento que vai te ajudar a solucionar seus problemas com a sua autoestima. Tá achando que é milagre? Não! O resultado vai depender das suas atitudes, porém será satisfatório.
Leia mais
Como-resolver-sua-autoestima

Como se posicionar?

Sabe aquela pessoa que sempre se comporta de forma rígida e agressiva? Você tem dificuldade em se posicionar quando isso acontece e acaba se sentindo constrangido ou com algum receio ou trava quando alguém te trata dessa forma? Se você quer aprender a se posicionar, esse vídeo é para você!
Leia mais

Ansiedade

O medo é um sentimento inato que nasce conosco. Já a ansiedade é um sentimento secundário oriundo do medo. Ela é um sentimento que todos nós temos, não há ninguém que tenha uma ansiedade zero. Assim sendo, a ansiedade basal de todos os seres humanos estão sempre maior que zero.
Leia mais

Como reduzir a celulite

A celulite é um processo de desestruturação em que a pele perde seu aspecto firme. Atualmente afeta cerca de 98% das mulheres de todo o mundo. Será que a alimentação pode contribuir na diminuição da celulite? A resposta é SIM e pode ser mais fácil do que você imagina! Assista ao vídeo completo e saiba como.
Leia mais
Como reduzir a celulite

Dicas para melhorar a sua Autoestima

Autoestima é uma auto avaliação positiva ou negativa, envolvendo o sentimento acerca de si próprio (como eu me sinto) e o autojulgamento a partir do que a sociedade impõe (como ''devo'' me sentir).
Leia mais
Dicas para melhorar a sua Autoestima
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This