1-Se prepare para as provas
Quanto mais você estudar e se sentir seguro, menos ansioso estará. Comece a enxergar os exames como desafios e oportunidade de demonstrar todo o seu preparo, disciplina e raciocínio. Faça um programa de estudos, se dedique nas matérias que tem mais dificuldades. E não deixe para estudar na véspera das provas.
2- Descanso é fundamental
Na noite anterior da prova, é importante que você consiga dormir bem e descansar o físico. Para isso, não deixe os estudos para a última hora. O estresse e a ansiedade podem ser combatidos através de uma excelente noite de sono. O pouco sono além de prejudicar a memória, também gera fadiga mental.
3-Esteja confiante
Durante o processo de estudos é necessário que você esteja confiante no resultado positivo. Não desista, não seja pessimista e nem espere o pior. Se entrar no local de aplicação da prova com sentimento de derrota, seu desempenho não será bom. Mantenha se confiante no seu preparo, isso afastará a ansiedade e o nervosismo dos seus pensamentos. Tenha paciência consigo mesmo.
4- Atenção nas instruções
Com calma, leia as instruções dos exames prestando atenção em cada palavra. Se houver dúvidas, converse com o examinador e não se hesite em perguntar. Além de te deixar mais tranquilo e menos ansioso, esclarecer as instruções permitirá um bom desempenho na prova.
5- Concentração total
Não perca o foco na hora de fazer a prova. Esqueça o barulho do ventilador, do chiclete do colega ao lado, e até mesmo das canetas rasurando. Não tire sua atenção das questões. Qualquer dispersão aumentará a sua ansiedade. Se concentre para fazer uma boa prova e não se esqueça do quanto você está preparado. Além disso, não se deixe influenciar pelo nervosismo de outros alunos.
6-Pule para a próxima
Se você não souber responder uma questão, não se deixe ficar ansioso com ela. Mesmo que esta seja a primeira pergunta da prova, passe para a próxima. Após responder, com calma, todas as questões em que tem mais facilidade volte para aquelas que você achou difícil. É importante salientar que você não precisa acertar todas as perguntas para ter uma boa nota. Portanto, não deixe a ansiedade tirar o seu foco.
FONTE:http://vestibulandoansioso.com/dicas/6-maneiras-para-voce-driblar-ansiedade-antes-das-provas/