Preparação psicológica para provas, vestibulares, seleção de pessoal e concursos
Alguns fatores psicológicos podem interferir e reprovar uma pessoa que precisa se submeter a provas, concursos, vestibulares ou passar por processos seletivos em empresas
Quando a ansiedade que fala mais alto
“Deu branco” – é o que costumamos escutar de alguém quando a ansiedade dominou o momento de responder a provas, concursos ou vestibulares. O “branco” significa que o conhecimento está presente mas não pode ser acessado devido a pressão sentida pelo momento da avaliação. É possível que um trabalho prévio com um psicólogo te ajude a comparecer mais sereno de forma a permitir que tudo o que você estudou não tenha sido em vão. Um bom preparo psicológico, com psicólogo experiente neste preparo, pode oferecer uma boa oportunidade de responder a provas, vestibulares, concursos e processos seletivos de empresas com maior chance de aprovação pois a ansiedade poderá ter menor chance de bloquear seus pensamentos e comportamentos.
Quando características pessoais reprovam
Concursos e processos seletivos em empresas costumam ter o psicotécnico como elemento de possível reprovação. Muitas pessoas são reprovadas e não sabem por quê. Depois que a reprovação ocorreu e o resultado foi definido pelo empregador e não há muito mais o que fazer. Mas é possível passar previamente por avaliação e identificar se há algo em você que poderia impedir a aprovação ou que talvez possa ser desenvolvido conforme o que está sendo solicitado para a vaga na qual você se candidatou.
Estou concorrendo com muitas outras pessoas
Um ponto importante é que você se conscientize de que está concorrendo em primeiro lugar com você mesmo, ou seja, não se preocupe com os outros, comparecer bem preparado tanto em relação ao conteúdo da prova como em relação aos aspectos psicológicos podem fazer a diferença.
Como é o trabalho do psicólogo no preparo para provas, vestibulares, seleção de pessoal e concursos
O psicólogo atua de duas formas:
– Aplicação de estratégias e técnicas com o objetivo da redução de ansiedade na hora de participar das provas.
– Aplicação de testes com a finalidade de tentar identificar características que talvez possam ser trabalhadas antes do candidato se submeter às provas e processos seletivos
FONTE:http://www.marisapsicologa.com.br/preparacao-psicologica-para-provas.html