Ao longo da história, muitos foram os personagens que foram considerados como megalômanos por seus ares de superioridade e grandeza, como Julio César ou Napoleão. A megalomania consiste em um transtorno da personalidade que leva a ideias delirantes e outras alterações de conduta.
É comum que se produza em pessoas altamente narcisistas e que inclusive podem chegar a ocupar altos cargos em diversos âmbitos: político, social, etc. Se você quer saber mais a respeito do que é a megalomania, quais são seus sintomas e tratamento.
Em que consiste a megalomania?
Entende-se por megalomania o transtorno mental que implica delírios de grandeza, onipotência, poder e riqueza. As pessoas com este estado psicopatológico costumam ter uma obsessão compulsiva pelo controle, “obsessão pelo grande”. Dentro da megalomania, por um lado, podem haver casos de quem têm traços ou transtornos de personalidade megalomaníaca são produzidos por um excesso de narcisismo e autoestima que leva a alterar a realidade. De outro lado, existe quem padece de um transtorno delirante megalomaníaco como é a ideação delirante; esta alteração da conduta deve ocorrer durante mais de um mês e a pessoa em questão vive sua vida através de ideias delirantes e não é capaz de reconhecer nenhuma outra realidade.
Quais são os sintomas da megalomania?
Em muitas ocasiões, é muito difícil detectar que uma pessoa padece de um transtorno de personalidade como a megalomania, e ainda mais quando o indivíduo em questão não considera que tem um problema. Também cabe destacar que pode estar unida a outros transtornos mentais como a psicopatologia ou o transtorno bipolar. No entanto, alguns dos traços mais comuns nas pessoas com transtornos megalomaníacos ou megalomania são:
- Ideias delirantes.
- Ares de grandeza e superioridade.
- Narcisismo.
- Socialmente podem ser bem vistos e ostentar altos cargos, por exemplo, políticos.
- Não costumam causar empatia.
- Complexo de inferioridade ou superioridade, segundo o caso.
Qual é o tratamento da megalomania?
Quanto à forma de tratar a megalomania, sempre recai nos psicólogos, que deverão avaliar cada caso e iniciar o tratamento mais adequado. Normalmente, passará por mostrar à pessoa que suas crenças e ideias não são certas e ajudar a ver a realidade.
FONTE: http://saude.umcomo.com.br/articulo/o-que-e-a-megalomania-17326.html