Você já ouviu a expressão “Quando a boca cala, o corpo fala”?
Isso mostra a importância de olharmos para nós mesmos como um todo, sem deixar de lado o físico e o emocional.
Afinal, mente sã e corpo são (e vice-versa) são componentes que não podem trabalhar sozinhos. Precisam estar em perfeita harmonia. Por isso, vamos descobrir melhor como a mente está ligada ao corpo.
Estima-se que cerca de 5% da população mundial sofra de algum tipo de doença psicossomática. As mulheres sofrem mais do que os homens com isso.
Dessa forma, fica evidente que a mente e o corpo formam um sistema único e estão ligados até mesmo no seu inconsciente.
Geralmente, você percebe primeiro a doença física, e apenas depois de investigar com um médico pode-se avaliar se a causa é algum fator psicológico.
Além disso, nessas doenças as situações de estresse e pressão emocional podem mudar a força dos sintomas. Por isso, fique atento e pratique o autoconhecimento. Se você sentir que os sintomas físicos pioram quando você está mais abalado procure ajuda.
Normalmente, as queixas mais comuns são: gastrite, unhas fracas, erpes, cabelo caindo, entre outras.
Nós temos 3 tipos de válvula de escape e se elas não se manifestam, o corpo reage.
Fala: dizer o que está sentindo.
Se você não consegue colocar na linguagem os seus sentimentos ou se você não tem com quem desabafar ou mesmo se você fala, mas ainda não é o suficiente.
Fantasiar
Se você do tipo que tem o perfil fantasiador, começa a sonhar e criar expectativas para quando algo acontecer: “No dia que…”. Essa fantasia piora os seus sentimentos.
Corpo
Se você não consegue colocar em palavras ou fantasia demais, o corpo reage. Ai surgem as alergias, psoríase, queimação, intestino preso ou solto, erpes na boca, esofagite e muitas outras reações.
Nesses casos, o melhor é buscar ajuda de um especialista: entre tantas dicas é normal ainda não encontrarmos as respostas para lidar sozinho. Então, por que não buscar ajuda de um psicólogo? Além disso, procurar ajuda não é motivo de vergonha e sim mostra a sua força.
O Psicoterapeuta irá te ajudar a lidar melhor com a linguagem e a fantasia para que ela não reflita no corpo. Mas, se isso também acontecer, não deixe de procurar tratamento específico também para o corpo.
Assista o vídeo! Nele, a psicóloga Dra. Cristiane Schumann explica melhor sobre as doenças psicossomáticas. O que são, por que surgem e o que pode ser feito para evitá-las.
Confira com Cristiane Schumann psicóloga da Casule!
Venha conhecer a Casule ou marque um atendimento online aqui (Realizamos atendimento no Brasil e Internacional)
Você pode falar direto com nossa central de atendimento pelo WhatsApp: https://casule.com/zap-atendimento