Muitos homens dizem que não estão prontos para assumir um relacionamento sério. Falta de tempo, vontade, que são muito novos são os principais “motivos.” Mas, existem aqueles que querem investir num compromisso e, por algum tipo de insegurança, não conseguem avançar para o próximo estágio. Como saber se, no caso do seu namorado, é desinteresse ou medo de se envolver?
Quando um homem tem medo de compromisso, num momento inicial, mostra-se interessado em namorar e casar. No entanto, à medida que a relação vai ficando mais séria, ele começa a dar os primeiros sinais. “Ele começa a criticar coisas sem sentido, como a cor do seu esmalte, o seu vestido, não quer mais dormir na sua casa. A paciência dele diminui. E tudo isso sem motivo aparente”, explica a psicóloga Valéria Mafra.
Traumas de relacionamentos anteriores fracassados e imaturidade podem causar, tanto nos homens quanto nas mulheres, um certo receio de se envolver. Em alguns casos, o medo se torna um obstáculo na hora de se comprometer. “Às vezes, o homem não está num momento de se relacionar. O que vai determinar a fobia é a falta de habilidade em lidar com esse compromisso”, observa a psicóloga.
Segundo a especialista, é raro conseguir detectar a fobia do parceiro no curto prazo. Por isso, para que a mulher não se iluda quanto ao futuro daquele relacionamento, é preciso franqueza. “Ela deve questionar se ele realmente está disposto a se envolver e avaliar se ele é maduro para assumir uma relação. Isso vai evitar que lá na frente ela não venha a se sentir abandonada”, diz Mafra.
Para quem sofreu nas mãos de um homem com medo de se comprometer, um aviso. “A mulher não deve se sentir responsável pela partida daquele amor. Não é pela incapacidade de satisfazer o outro que se é abandonada, mas, sim, pela imaturidade do parceiro em lidar com suas dificuldades emocionais”, garante a especialista.
FONTE:http://www.bolsademulher.com/amor/fobia-de-compromisso