Na escola, na faculdade e até mesmo no dia a dia, é comum nos depararmos com assuntos que não conseguimos compreender. No entanto, existe uma técnica simples que pode nos ajudar a entender qualquer tema.
O criador dessa Técnica é o físico Richard Feynamn, ganhador do prêmio Nobel de 1965, e que era reconhecido pelo seu grande talento em transformar explicações de coisas muito complexas em algo simples e fácil de entender, seu entusiasmo para explicar os conceitos mais difíceis costumava contagiar quem estava por perto.
Feynman dizia que “a melhor maneira de entender algo é explicá-lo”, por isso ele possuía um caderno onde anotava todas as explicações dos conceitos que ele estava desenvolvendo, depois tentava explicar os mesmos de uma maneira simplificada, como se estivesse falando com uma criança ou uma pessoa com menos conhecimento.
É uma técnica simples, que consiste em quatro passos que podem ser aplicados por qualquer pessoa que queira aprender alguma coisa.
1º Passo: Escolha um assunto que você quer entender e comece a estuda-lo:
O primeiro passo é você definir com clareza o que você quer aprender, tente ser o mais específico possível. Depois busque o máximo de conteúdo disponível, seja por livros, vídeos, artigos, sites.
Pegue uma folha de papel em branco e coloque no topo o nome do assunto escolhido. Quando estiver estudando escreva com suas próprias palavras todo conteúdo que você estiver aprendendo. Se preferir, organize o conteúdo em forma de tópicos.
2º Passo: Finja ensinar o assunto aprendido para uma criança:
Aqui você irá organizar as ideias anotadas no passo anterior numa ordem lógica: começo, meio e fim. Depois finja estar ensinando para uma criança ou alguém com menos conhecimento, fale em voz alta para te ajudar a reter o conteúdo.
Ao tentar ensinar o assunto você vai perceber quais partes você já entende e quais lacunas você ainda tem. Importante, utilize sempre termos simples ao explicar, evite termos muitos técnicos.
3º Passo: Identifique suas falhas na explicação:
Neste momento, você deve identificar as partes da explicação que se sentiu inseguro ou quando foi complexo demais. Marque os pontos que podem ser melhorados e volte aos livros para aprender melhor essas partes. Tudo o que você aprender de novo deve ser adicionado às suas folhas de anotações (passo 1).
As partes que você conseguiu explicar com clareza e simplicidade provavelmente não precisam mais ser tão revisadas, você já as compreendeu. Foque nas partes que ainda não tem uma compreensão profunda. Isso otimiza o seu tempo e faz com que você consiga priorizar corretamente o que deve estudar a seguir.
4º Passo: Revise e simplifique a explicação cada vez mais:
O último passo consiste em revisar todo o trabalho e simplificar cada vez mais a linguagem. Uma dica é fazer usos de analogias do seu dia-a-dia para explicar termos muitos complexos. Lembre-se, segundo essa técnica, o marco para definir se você realmente aprendeu algo ou não é a sua capacidade de explicar o assunto em termos simples.
Essa técnica, por si só, não resolve todos os problemas. Ainda é necessário foco, comprometimento, rotina e esforço, como todo processo de aprendizado. Mas, pense nesse método mais como uma ferramenta que você pode utilizar para aprender coisas novas e além disso também desenvolver sua capacidade crítica.