É recorrente os casos de alunos de graduação e/ou pós graduação (mestrado, doutorado,etc) que passam ou já passaram por depressão, Síndrome de Burnout (exaustão mental) e/ou ansiedade no momento de seus estudos, podendo também ter casos de tentativas de suicídio. Infelizmente esse número está crescendo muito no Brasil e existem inúmeros fatores que podem desencadear isso.
Primeiramente é importante destacar a pressão exercida em cima dos alunos por parte tanto da faculdade quanto da própria sociedade. Atualmente muito se exige que o aluno seja nota 100, realize inúmeros estágios e atividades complementares a grade curricular, tenha artigos publicados, além das atividades já exigidas pela faculdade como provas, estágios obrigatórios, Tcc/monografia, trabalhos… Em paralelo a isso, a sociedade também cobra do mesmo muita leitura, cultura, planos familiares, casamentos, filhos, independência financeira…
Nesse momento o aluno passa a não exercer atividades extras da faculdade, deixando seu bem estar e suas prioridades de lado para se focar exclusivamente nas atividades curriculares. Atividades físicas, planos familiares, encontro com amigos, etc passam a não existir mais. Com essa perda de convívio social e de distrações, pode-se aumentar consideravelmente as chances de adquirir alguma doença psicológica.
Além da sociedade e da própria faculdade também há a pressão exigida por orientadores de mestrados, doutorado por exemplo. Cobram perfeição do aluno mas em muitos casos não ficam disponíveis para suas dificuldades em lidar com aquele momento.
É muito importante estarmos atentos a qualquer mudança de comportamento e alterações fisiológicas (apetite, sono, intestino) nessas situações e caso seja notada alguma mudança deve-se procurar ajuda imediatamente para evitar piora na situação psicológica e física e também para evitar que consequências maiores possam surgir. Caso perceba qualquer alteração procure por ajudas profissionais ou converse sobre seus problemas com amigos, familiares, professores…todos podem te ajudar a enfrentar esse momento de forma mais tranquila e menos dolorosa.