Vídeo mostra como é viver com depressão

Atualizado em 12/01/2016
Por Nayara Benevenuto

Vídeo mostra como é viver com depressão

Atualizado em 12/01/2016
Por Nayara Benevenuto
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Vídeo mostra como é viver com depressão

“Espero que isso ajude você a entender o processo. Eu fiz isso porque muitas pessoas parecem pensar que estar deprimido é algo que você escolhe e que, no final, tudo se resume a olhar pela janela e ouvir música triste”. Assim começa o texto que a atriz e diretora Katarzyna Napiórkowska escreveu para apresentar o vídeo que ela produziu sobre viver com depressão.

Living with depression (“Vivendo com depressão”, em português) narra os momentos da vida de uma pessoa com o distúrbio e alguns de seus sintomas, que tornam a rotina dos dias um desafio a ser superado, na intenção de mostrar que o problema precisa ser tratado, que as pessoas não estão sozinhas e que, o melhor, existe cura.

https://www.youtube.com/watch?v=bZexFbgSC8c

Fonte: http://www.hypeness.com.br/2016/01/video-poderoso-mostra-como-e-viver-com-depressao/

Depressão é um dos transtornos mais comuns e constitui um grande problema de saúde pública. A depressão é uma síndrome com muitos e variáveis sintomas de alterações emocionais, de pensamentos, de comportamento, da atenção, memória e humor.

terapia-online-casule-banner

Os fatores causais que podem provocar a depressão estão divididos em genéticos, psicossociais, e biológicos (neuronais). Os sintomas mais presentes na depressão são: sentimentos profundos de tristeza e desesperança, alterações no apetite ou peso, alterações no sono e atividade psicomotora, diminuição da energia, sentimentos de desvalia ou culpa, pensamentos recorrentes sobre morte ou ideação suicida, planos e tentativas de suicídio, crises de choro. Alguns indivíduos apresentam queixas somáticas (p. ex., dores corporais) em vez de sentimentos de tristeza. Em crianças e adolescentes e até em alguns adultos, o humor pode ser irritável em vez de triste.

A pessoa com depressão relata ainda menor interesse por passatempos que antes lhe eram agradáveis, diz não se importar mais, algumas vezes também com as pessoas a sua volta. Até mesmo se alimentar pode ser uma tarefa difícil para pessoas que passam por depressão, sentem que precisam se forçar a comer. Algumas pessoas, ainda, apresentam avidez por determinados alimentos, como doces ou massas. Fadiga persistente sem esforço físico também é bastante relatada por quem está passando por depressão.

O rendimento intelectual é diminuído na depressão, havendo uma diminuição da habilidade de se concentrar. As queixas mais frequentes são dificuldades para concluir um pensamento, elaborar ideias, dificuldade para se lembrar de fatos passados, que tenham ocorrido há alguns dias ou mesmo há poucas horas.

O retraimento social é bem característico, associado à diminuição dos movimentos, onde a tendência é ficar deitado e em isolamento. Também pode ocorrer uma agitação psicomotora (esfregar as mãos, balançar as pernas).

A pessoa com sintomas depressivos age e acredita que as coisas estão sendo piores do que realmente são, partindo de erros cognitivos que processam em sua mente. Assim sendo, a abordagem cognitivo-comportamental consiste em modificar as crenças desadaptativas que geram pensamentos distorcidos, ocasionando comportamentos disfuncionais e emoções negativas.

Nayara Benevenuto Peron
Psicóloga
Terapeuta cognitivo-comportamental

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
PSICÓLOGA Especialista em terapia cognitiva-comportamental com adultos e tem formação em terapia cognitiva sexual além de atuar na avaliação bariátrica. Clique para marcar uma consulta comigo
Casule Play

Vídeo mostra como é viver com depressão

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Vídeo mostra como é viver com depressão, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Nayara Benevenuto, aqui no Blog.
PSICÓLOGA Especialista em terapia cognitiva-comportamental com adultos e tem formação em terapia cognitiva sexual além de atuar na avaliação bariátrica. Clique para marcar uma consulta comigo

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Vídeo mostra como é viver com depressão.

Será mesmo que a ansiedade te atrapalha em tudo?

Muitas vezes a ansiedade parece ser nossa inimiga. Ela chega causando um mal-estar, sentimento de impotência, insegurança, instabilidade e medo. Mas e se eu te contar que em determinado grau ela é importante para nossa sobrevivência e nos ajuda a fazer muitas coisas?
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This