Você sabe o que é mitomania?

Atualizado em 02/03/2020
Por Marcelle Mattos

Você sabe o que é mitomania?

Atualizado em 02/03/2020
Por Marcelle Mattos
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Você sabe o que é mitomania?

Sabe aquelas mentirinhas inocentes que estão presentes no dia-a-dia? Esse tipo de mentira acontece a todo momento desde que nascemos. Aprendemos assim que elas são permitidas e até divertidas. As histórias que nos contam sobre nós estão repletas de detalhes que as tornam mais atraentes e idealizadas como por exemplo a história da cegonha ou a personificação das estrelas (“Aquela estrelinha lá é a vovó que olha por nós…”). 

Porém, vamos crescendo e dar umas desculpas vai se tornando um hábito até fazer parte da rotina. Falar que está muito ocupado quando não quer ouvir alguém ou aumentar uma história para torná-la mais atraente aos ouvintes são alguns exemplos do que acontece de forma tão automática que nem levamos em conta que isso seja uma mentira. Mentiras para não magoar, para preservar alguém, para se preservar… Até aqui, o que temos são mentiras que não têm grandes consequências apesar de sua característica inegável de estarmos faltando com a verdade, o que não é nada bom!

A mitomania, que está no outro oposto, é um transtorno psicológico em que a pessoa mente compulsivamente pelo simples fato de mentir. O mitomaníaco, apesar de saber que está inventando, defende suas histórias como se fossem verdades, como se acreditasse em suas mentiras defendendo-as com convicção até que acreditemos nelas. A mitomania tem a função de autoproteção. Essas pessoas vivem criando situações e querendo obter vantagens apoiadas em invenções, mas não são somente histórias fabulosas e grandiosas, podem ser mentiras pequenas, aparentemente inocentes. Quem sofre da mentira patológica acaba se perdendo em suas próprias narrativas podendo chegar num ponto em que determinadas situações fogem de seu controle devido ao emaranhado de histórias inventadas. Perceba que é diferente do delírio em que o delirante acredita na sua fantasia.

terapia-online-casule-banner

Alimentar mentiras faz com que esta pessoa se sinta bem e aceita. Muitas vezes é preciso criar um mundo pois a realidade está insuportável e o caminho para a aceitação de si mesmo e dos que estão ao seu redor é sempre a fantasia. A crença de que só existe conquista baseada na mentira o angustia ao mesmo tempo que alimenta este comportamento patológico.

Apesar destas pessoas terem um padrão socialmente aceito já que suas fábulas inicialmente atraem com histórias cheias de adereços, as mentiras não se sustentam. A manipulação de situações em seu benefício ou em detrimento dos outros, a fuga da realidade e da responsabilização trazem a presença intensa e constante da mentira para as falas do mitomaníaco, o que vai se tornando evidente para os mais próximos. Vão sendo criadas cada vez mais mentiras dentro de uma mesma história o que pode fazer com que o mentiroso patológico se perca em suas próprias mentiras ou que elas se tornem discrepantes em relação à realidade, porém quando essas pessoas são descobertas ou suas histórias postas à prova, não ficam constrangidas.

O ideal é que não se confronte o mitomaníaco e sim convença-o a buscar ajuda. A mitomania pode ser acompanhada de depressão, transtorno obsessivo-compulsivo, além de transtorno de personalidade. O tratamento envolve medicamentos caso o médico diagnostique algum transtorno associado e a psicoterapia para que este indivíduo se reestruture e ressignifique suas crenças.

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Casule Play

Você sabe o que é mitomania?

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Você sabe o que é mitomania?, você pode  agendar o seu horário clicando aqui.


Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Marcelle Mattos, aqui no Blog.
Psicóloga pós graduada em Terapia Cognitivo-comportamental. Atende adolescentes, adultos e idosos. Apaixonada pela psicologia e pelo que ela proporciona! Conheça o meu Instagram. | Clique para marcar uma consulta comigo

O que você achou deste conteúdo?
Conte nos comentários sua opinião sobre: Você sabe o que é mitomania?.


0 comentários

Mitos e verdades sobre a psicoterapia
Mitos e verdades sobre a psicoterapia

Mitos e verdades sobre a psicoterapia

Apesar de a psicoterapia estar ganhando seu merecido espaço na atualidade, ainda existem pessoas que resistem a procurar ajuda de um profissional quando têm algum tipo de sofrimento psíquico, seja ele no âmbito pessoal, seja nos relacionamentos. Atualmente, estamos falando mais sobre a importância da saúde mental e de cuidar das emoções, mas é importante desmitificar alguns pontos que ainda persistem.
ativação mental da depressão
Ativação comportamental na depressão

Ativação comportamental na depressão

A depressão é um tipo de transtorno mental que pode se tornar incapacitante dependendo do nível de adoecimento psíquico que o indivíduo se encontra. É caracterizado pela alteração de humor, sendo presente sentimentos de tristeza, apatia, vazio ou irritabilidade, acompanhado de alterações somáticas e cognitivas que afetam de forma significativa a capacidade de funcionamento do indivíduo, podendo estar associada a pensamentos suicidas.
Como o viés da negatividade pode afetar sua vida
Como o viés da negatividade pode afetar sua vida

Como o viés da negatividade pode afetar sua vida

O viés é a tendência a prestar mais atenção em determinadas coisas do que em outras. Segundo a neurociência, os seres humanos desenvolveram ao longo da evolução da espécie uma tendência a se sentirem mais afetados por aspectos negativos do que por outros positivos. É como se fosse uma “programação” que auxiliou o homem primitivo a garantir a sua sobrevivência nos primórdios da nossa existência.

Adoecimento Psicológico causado pela Pandemia

Desde o início da pandemia, ouvimos falar muito sobre os efeitos do vírus no corpo e suas possíveis consequências físicas. Pouco se fala sobre o aumento de pessoas com adoecimento emocional, manifestados exatamente por esse período de isolamento, medo, angústias e dúvidas.
Leia mais
Adoecimento Psicológico causado pela Pandemia

Quando a ansiedade se torna um problema?

Você tem sofrido com ansiedade? Sabe quando ela se torna um problema? Nesse vídeo te explico o que é a ansiedade e te ajudo a identificar quando ela se torna prejudicial em nossas vidas.
Leia mais
Quando-a-ansiedade-se-torna-um-problema-BLOG

O que fazer diante de uma escolha difícil?

Alguma vez na vida já tivemos que lidar com um dilema ou uma decisão difícil. Quando estamos nessas situações, nossa mente facilmente entra em ação, tentando descobrir o que fazer, para "fazer a decisão correta".
Leia mais
O-que-fazer-diante-de-uma-escolha-dificil

Você sabe o que é fibromialgia?

A fibromialgia é uma síndrome que tem afetado muitas pessoas, principalmente mulheres entre os 30 e 50 anos. Ela é caracterizada pelo aumento da sensibilidade dolorosa em diversos pontos do corpo e acompanha também alguns outros sintomas como: distúrbio do sono, fadiga, ansiedade e depressão.⁣
Leia mais
Você sabe o que é fibromialgia

Sempre antecipo que algo ruim vai acontecer

Você é daquelas pessoas que sempre fica ansiosa e antecipa que algo ruim, catastrófico vai acontecer... que ao criar expectativas, associa a elas um tom de negatividade, de que possivelmente não dará certo?
Leia mais
Antecipação-negativa-BLOG

Por que as crianças mentem?

É comum que os pais fiquem preocupados quando notam que os filhos estão criando o habito de mentir e não sabem a melhor maneira de abordar o assunto.
Leia mais
Por-que-as-crianças-mentem
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This