Você-respeita-o-horário-das-refeições-blog-casule

Você respeita o horário das refeições

Atualizado em 16/12/2019
Por Redatora Casule

Você respeita o horário das refeições

Atualizado em 16/12/2019
Por Redatora Casule
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Você respeita o horário das refeições

Você respeita o horário das refeições? Tem dificuldade em saber quais os melhores alimentos para comer de dia e de noite? Você sabia que a escolha alimentar em certos horários do dia pode influenciar as respostas do nosso organismo quanto à saúde, absorção de nutrientes, metabolismo e até longevidade?

Hoje nós vamos falar sobre crononutrição. A crononutrição vem resgatar a importância de termos horários fixos e parecidos para nossas refeições diárias. Assim, nosso organismo já passa pelo aumento de enzimas digestivas para receber o alimento no respectivo horário. A crononutrição relaciona a nutrição e o metabolismo à organização e adaptação do nosso comportamento e fisiologia às variações típicas do dia e da noite. 

Por exemplo: nós somos seres rítmicos e cíclicos. Fomos adaptados durante milhões de anos  ao ciclo claro escuro de 24h com a terra girando ao redor do sol e por isso nosso organismo sofre oscilações naturais diante do dia e da noite. Diante da luz, de 5h até 9h da manhã, o hormônio cortisol já aumenta de forma expressiva e ascendente dando sinal de que devemos nos levantar, despertar. Quando anoitece, a melatonina do sono já nos prepara para adormecer. A leptina, hormônio da saciedade, é expresso no período noturno, e, uma noite mal dormida ou com menos horas de sono faz com que sua produção seja diminuída, causando uma menor saciedade ao longo do dia. Ou seja, a curta duração do sono está relacionada ao aumento do apetite.

Dessa forma, existem alimentos que, se consumidos nos horários mais propícios, nos proporcionam ajustes metabólicos diários e constantes para melhor absorção de nutrientes e melhor controle e resposta glicêmica.

Você já deve ter escutado a seguinte frase: devemos tomar café da manhã como um rei, almoçar como um príncipe e jantar como um plebeu. 

Sendo assim, não é interessante omitir o café da manhã frequentemente. Isso porque de dia apresentamos maior esvaziamento gástrico, maior metabolização de carboidrato e gordura, maior termogênese, maior atividade mitocondrial, maior produção de ácidos biliares e transportadores de nutrientes, biodisponibilidade aumentada para a maioria dos nutrientes e maior tolerância à glicose. 

terapia-online-casule-banner

Nessa refeição podemos consumir por exemplo ovos, banana, aveia, que por serem fonte de triptofano vão modular nosso apetite ao longo do dia gerando menos fome à noite.

Quantas vezes nos envolvemos nas questões do trabalho e também não almoçamos na faixa de  horário que estamos acostumados? Se compararmos dois indivíduos que consomem os mesmos alimentos mas em horários diferentes, o que almoça após 15h tem menor eficiência na perda de peso do que o que almoça antes das 15h, considerando o momento da ingestão de alimentos

Nessa refeição nosso organismo apresenta melhor metabolização da gordura, o que aumenta a saciedade e está relacionada à diminuição da vontade de comer doce a tarde. Por isso, adicione gorduras no seu almoço como pedaços de abacate, um fio de azeite ou até lascas de amêndoa, castanha, semente de girassol, na salada.

A criação da luz artificial também nos proporcionou ficar acordados até mais tarde, trabalhando, assistindo a TV ou descansando com a nossa família, o que influenciou o nosso hábito alimentar tornando-o mais noturno. Mas é recomendado cessar a ingestão de alimento em até duas horas antes de dormir, respeitando o jejum noturno. Indivíduos que fazem refeições nessas duas horas que antecedem o sono foram relacionados à tendência a maior proporção de obesidade.

Um estudo avaliou mulheres com síndrome metabólica, em sobrepeso e obesidade, que ingeriram 1400 kcal por dia, porém em horários diferentes. Em 12 semanas de intervenção, um primeiro grupo consumia a maior parte das calorias no café da manhã e no almoço e o segundo grupo consumia a maior parte das calorias no almoço e no jantar. Esse grupo que apresentou uma maior ingestão de calorias no jantar, foi identificado como o grupo que mais obteve ganho de peso, aumento de circunferência da cintura e maior variação na curva de glicose.

No jantar, consuma algo leve para estimular a produção de melatonina. Salada de lentilha com sardinha e kiwi de sobremesa é o cardápio perfeito para dormir bem! Esses alimentos são promotores do sono. Já o abacaxi e a laranja, o brócolis e a couve flor, são ótimos alimentos para ajudar na destoxificação. Concluindo: para evitar doenças metabólicas como a obesidade e o diabetes, não só o que você come, mas também quando você come precisa ser considerado. Por isso, busque fazer suas refeições dentro de uma janela de 12 horas ao longo do dia respeitando seu jejum noturno de mais 12 horas. Se começou a comer às 08h da manhã, cesse a alimentação até 08 da noite. Isso contribui para resultados promissores, como diminuição da inflamação sistêmica, da permeabilidade intestinal e até do percentual de gordura corporal.

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Casule Play

Você respeita o horário das refeições

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Você respeita o horário das refeições, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Redatora Casule, aqui no Blog.
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Você respeita o horário das refeições.

0 comentários

Saiba quais são os 9 indicadores de violência infantil
Saiba quais são os 9 indicadores de violência infantil

Saiba quais são os 9 indicadores de violência infantil

Antes de qualquer coisa precisamos pensar em uma prática muito comum dos adultos em atribuírem qualquer discurso da criança somente à imaginação e à fantasia, podendo estar negligenciando situações de risco ou de violência consumada. É claro que, em muitos casos, essas situações não são óbvias e nem mesmo fáceis de serem identificadas, por isso é de extrema importância nos atentarmos para os indicadores de violação de direitos e violência.
Como-escolher-minha-futura-profissão-BLOG
Como escolher minha futura profissão?

Como escolher minha futura profissão?

Este momento de decidir em qual curso ingressar optando por uma faculdade, representa uma tomada de decisão importante e significativa na vida de todos nós. Muitas vezes se torna um grande desafio, pois junto com as pressões de notas e prazos para os exames seletivos, surgem também sentimentos de insegurança e incerteza. E o que fazer para tomar uma decisão com coerência e tranquilidade?
Como organizar as finanças do casal
Como organizar as finanças do casal

Como organizar as finanças do casal

A primeira coisa que é importante saber é que não existe o que é o ideal para todas as pessoas, ou seja, não há uma forma adequada que vá se encaixar na vida de todos casais. Por isso, é importante que você e seu parceiro(a) conversem e estabeleçam qual vai ser a forma de organização financeira que vai ser melhor para o caso de vocês. Mas, há quatro formas principais para organizar a vida financeira do casal
voce sabe pedir ajuda
Você sabe pedir ajuda?

Você sabe pedir ajuda?

Você provavelmente passou por alguma situação em que sentia que precisava de ajuda , mas não conseguiu pedir. Parece simples, mas muitas pessoas resistem a isso e para elas, pedir ajuda pode representar não só assumir a própria fragilidade, como a exposição dessa fragilidade para outras pessoas.
devo comer de 3 em 3 horas
Devo comer de 3 em 3 horas?

Devo comer de 3 em 3 horas?

Quando se inicia um processo de reeducação alimentar e/ou emagrecimento é muito comum associar “dieta” com o ato de comer de 3 em 3 horas, este tipo de analogia na prática clínica é algo recorrente. Entretanto, quando surge este tipo de questionamento a resposta é: depende.

Como se tornar uma pessoa mais interessante?

Não se sentir uma pessoa interessante tem uma relação com o medo do julgamento dos outros, da insegurança e da baixa autoestima. O que você precisa é se tornar interessante primeiro para você, e com isso, tornará mais fácil entender que alguns irão gostar do seu jeito e outras não, e está tudo bem, pois cada um é de um jeito.
Leia mais
como se tornar mais interessante

Você tem vivido como adulto saudável ou como uma criança ferida?

A maneira como vivemos hoje está muito relacionada à nossa história de vida, as nossas experiências passadas, ao que nos foi dado e ao que nos faltou na nossa infância. No entanto, conforme vamos crescendo, precisamos aprender a desenvolver nossa maturidade emocional. Isso significa que precisamos ter controle sobre nossas emoções, comportamentos e olhar para as adversidades de forma mais realista e objetiva. Nesse texto, eu vou explicar as principais características do adulto saudável.
Leia mais
Você tem vivido como adulto saudável ou como uma criança ferida

Você é uma pessoa perfeccionista?

Já ouviu falar sobre o perfeccionismo? Sabia que a longo prazo ele pode causar muitos prejuízos para nossa saúde mental e pode ser fator de risco para transtornos de ansiedade, depressão, burnout e transtornos alimentares?
Leia mais
Você-é-uma-pessoa-perfeccionista

É possível haver relacionamentos abusivos entre pais e filhos?

Sim! É possível sofrer violência na relação entre pais e filhos. Aqui, neste texto, você entenderá mais sobre essa relação tóxica que pode acontecer desde a infância de quem passa por isso. Identificar um relacionamento abusivo na relação entre pai e filho não é nada fácil, considerando que o indivíduo passa por isso desde sempre e pode estar sendo manipulado a enxergar que os castigos e repreensões que sofre são normais devido ao seu mau comportamento.
Leia mais
É possível haver relacionamentos abusivos entre pais e filhos

Fui traído(a) e não consegui superar

É muito comum que pessoas decidam permanecer em um relacionamento mesmo após uma traição. A questão é que muitas vezes, a insegurança, a desconfiança e conflitos por causa disso tomam conta do relacionamento.
Leia mais
Fui-traído-e-não-consegui-superar

Síndrome da Boazinha: Você já ouviu falar sobre ela?

Você conhece alguém que sempre precisa da aprovação do outro, que se colocam em segundo plano, necessitam agradar todos ao redor e sentem dificuldade em dizer não, mesmo que não tenha tempo ou não tenha interesse para atender tais solicitações? Se sim, talvez você sofra com a “Síndrome da Boazinha”
Leia mais
Síndrome da Boazinha- Você já ouviu falar sobre ela

O que você precisa saber sobre timidez

Qual o limite entre a timidez natural e aquela que ultrapassa uma característica de personalidade mais reservada? Não devemos enxergar a timidez como algo ruim e que precisa ser tratada, a não ser que esteja causando prejuízos.
Leia mais
O-que-você-precisa-saber-sobre-timidez-BLOG

Esse texto é um resposta…

O que quer ser quando crescer? Com certeza você já ouviu algumas vezes esta pergunta quando era criança. Se é adolescente anda se perguntando sobre qual profissão seguir e tem se deparado com uma grande decisão que deverá tomar mais cedo ou mais tarde.
Leia mais
Esse texto é um resposta...
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This