fbpx

Terapia de casal,quando fazer?

Atualizado em 28/12/2015
Por Redatora Casule

Terapia de casal,quando fazer?

Atualizado em 28/12/2015
Por Redatora Casule
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Terapia de casal,quando fazer?

Tudo começa com cupidos…

Exemplo: No inicio era tudo ótimo, mas agora as brigas não param, ou o que é pior,  nem há mais  brigas, o silencio impera quando estão a sós. Quando em grupo todos estão animados, mas sozinhos parece que “acabou o assunto”. Isso pode ser sinal de que há mesmo é muita coisa na cabeça de cada uma, mas não está sendo expressada nem resolvida e os “cupins” do relacionamento estão consumindo internamente a ponto de um dia perceberem que a “casquinha” que sobrou não sustenta mais nada.

Tem briga que parece que tem lógica, normalmente entendemos quando uma pessoa fique chateada com a outra  quando esqueceu de um um compromisso,  chegou alcoolizado em casa, etc.

Mas tem brigas que se parar no meio e perguntar “como isso começou?” ninguém lembra mais, “sei lá, acho que não gostou que eu comentei do caminho que ele fez”,  “acho que ela se irritou quando eu disse que a outra blusa era mais bonita”, mas será que foi este o motivo da briga? Neste ponto pode haver muita mágoa e insatisfação contaminando a rotina do dia a dia.

A hora certa para fazer terapia de casal

Cada um terá seu senso de necessidade, mas talvez um momento comum costuma ser quando percebe-se que a comunicação travou, quando um quer conversar o outro revira os olhos, , quando um está tão na defensiva que nega que haja qualquer problema, etc.

O homem resiste mais em fazer terapia de casal

De forma geral, e não absoluta, percebo em meus atendimentos que os homens costumam ter receio de que o terapeuta de casal irá dar palpites ou conselhos – isso ele pode ter tido de seus amigos  e não adiantou nada.

Muitas vezes faz parte do papel da mulher explicar que o terapeuta de casal irá ajudar a identificar onde está o problema e descobrir formas de superação resolvendo os conflitos.

A mulher pode ter mais facilidade para introspecção e deseja mostrar ao homem das vantagens em ter um tempo dedicado ao relacionamento, onde não haverá telefones tocando, campainha chamando e crianças gritando, etc.

Terapia de casal “conserta” ou termina de vez o que está ruim?

Há sempre o objetivo de chegar ao melhor para este casal, seja lá qual for o melhor para cada situação.

A ideia da terapia de casal é compreender qual o melhor caminho para a saúde de ambas as partes e principalmente do relacionamento. Creio que em uma parte das vezes pode haver possibilidade de reconciliação saudável, com novos comprometimentos de cada um, e um renovado estado de animo para manter o relacionamento. Mas, muitas vezes um relacionamento resiste apenas baseado numa crença de que os casamentos são indissolúveis, que cada uma das partes deve suportar qualquer comportamento inadequado do outro sem questionar pelo bem da manutenção da relação, mesmo que  isso aniquile todo o equilíbrio interno de uma ou mesmo das duas partes. Outras vezes uma das partes simplesmente não aceita o termino de algo, que já acabou há muito tempo, não simplesmente por sua característica dependente não permitir algo diferente.

terapia-online-casule-bannerPowered by Rock Convert

Terapia de casal não é terapia de grupo

Ao meu ver a função da terapia de casal é tratar a comunicação entre as partes, identificar o que  contamina este relacionamento, encontrar novas ações e fazer novos contratos. Não será o lugar para cada um tratar de questões que não envolvem o relacionamento. Uma briga com o chefe só será tratada na terapia de casal de tiver relação com o a questão principal.

Será possível que algumas vezes o terapeuta de casal solicite para que as partes compareçam sozinhos. A finalidade será de facilitar a expressão de seus sentimentos de forma que este conteúdo enriqueça a próxima sessão com a dupla.

Também é possível que quando uma das partes se recuse a comparecer a outra parte faça a terapia individualmente para que consiga recursos a serem aplicados em seu relacionamento ou compreenda a função deste relacionamento em sua vida.

Motivos mais frequentes para procurar terapia de casal

Traição sexual ou emocional.

Brigas em excesso.

Silencio em excesso.

Agressões, mesmo que disfarçadas com ironias.

Traição da confiança.

Sexualidade.

Desconfiança de traição.

Falta de comprometimento de uma das partes.

Machismo

Etc

FONTE:http://www.marisapsicologa.com.br/terapia-de-casal.html

banner-paisagem-ebook-manejo-da-ansiedade-v1.1-curtoPowered by Rock Convert

Terapia de casal,quando fazer?

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Terapia de casal,quando fazer?, você pode  agendar o seu horário clicando aqui.


Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Redatora Casule, aqui no Blog.
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.

O que você achou deste conteúdo?
Conte nos comentários sua opinião sobre: Terapia de casal,quando fazer?.


0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você-pensa-sobre-seus-medos
Você pensa sobre seus medos?

Você pensa sobre seus medos?

O medo é um estado emocional muito importante, associado ao nosso mecanismo de proteção, sobrevivência e adaptação. Os medos estão relacionados a característica do objeto, contexto ou situação temida, mas também a avaliação subjetiva desses fatores. A forma como pensamos as situações, impacta diretamente em como nos sentimos e lidamos com elas. O que acha de avaliarmos nossos medos?
Compulsão por trair existe?

Compulsão por trair existe?

Muitos casais estabelecem um acordo em que se comprometem a permanecer fiéis ao amor que professam um pelo outro. Quando um dos dois rompe esse acordo, falamos de infidelidade. A pessoa que comete a infidelidade geralmente a oculta porque sabe o que significa, e intui algumas das consequências que pode ter, embora mais tarde possa confessar ou ser descoberta. Seja como for, a pessoa que é vítima da infidelidade sofre uma dupla sensação de traição: uma traição a ela e ao relacionamento.
A-importância-da-rede-de-apoio-no-processo-de-psicoterapia
A importância da rede de apoio no processo de psicoterapia

A importância da rede de apoio no processo de psicoterapia

Muito se fala sobre o acolhimento, alternativas de tratamento, estratégias, dicas e orientações necessárias para os pacientes que estão passando por um momento de sofrimento mental, ou possuem algum tipo de transtorno ou realizam psicoterapia. No entanto, pouco é abordado sobre a importância dos familiares e indivíduos que fazem parte do cotidiano e convívio do paciente, que compõem a rede de apoio, sendo considerados parte importante do processo terapêutico, também poder buscar por ajuda, cuidados e orientação.

Motivos que levam à obesidade

Você sabia que a obesidade é um quadro multifatorial? Isso mesmo! Não podemos colocar apenas na comida a responsabilidade de um ganho de peso. Por isso é importante não ter preconceito e não julgar o comportamento alimentar de uma pessoa que está nesta situação. O aconselhável é sempre buscar ajuda de profissionais que tenham empatia e que possam oferecer qualidade de vida e bem-estar à pessoa com obesidade. Assista a este vídeo completo e saiba mais!
Leia mais
Motivos-que-levam-à-obesidade

Você já ouviu falar em Pistantrofobia

O termo é complicado mas a explicação é simples. Pistantrofobia é o medo de confiar nas pessoas devido a experiências negativas ou decepções ocorridas no passado. Espero que esse vídeo possa te auxiliar a entender melhor sobre esse assunto.
Leia mais

Você tem medo de falar em público?

O medo de falar em público é muito comum. Ou você mesmo tem esse medo ou conhece alguém que tem, não é? É chamado de glossofobia quando esse medo tem proporções exageradas a ponto de paralisar e não permitir que a pessoa tente vencer este medo por si só.
Leia mais

As 5 Linguagens do Amor

Essas são as 5 formas de expressar e de experimentar o amor nas nossas relações. Vem descobrir qual a linguagem do amor que você fala e qual a linguagem que você mais escuta. Compartilha com uma pessoa querida para que vocês possam melhorar a qualidade do relacionamento!!
Leia mais
Linguagens do amor

6 dicas para se tornar uma pessoa mais resiliente

Você sabia que a resiliência é uma habilidade que conseguimos desenvolver e aprimorar? Não são todas as pessoas que já tem essa habilidade super desenvolvida e é por isso que, nesse vídeo, você vai aprender dicas simples de como se tornar uma pessoa mais resiliente e conseguir enfrentar melhor os obstáculos da vida.
Leia mais
6-dicas-para-se-tornar-uma-pessoa-mais-resiliente-BLOG

Você acha que autoestima é só cuidar da sua aparência?

A autoestima vai muito além da aparência, é a visão que você tem sobre você e quando ela está baixa afeta outras áreas da sua vida, seu relacionamento, vida profissional... No vídeo vou explicar o que é, porque é importante e dar dicas para aumentar sua autoestima.
Leia mais
Você acha que autoestima é só cuidar da sua aparência

Na sua dieta tem “dia do lixo”?

O dia do lixo é uma expressão usada para caracterizar o dia em que comemos em grandes quantidades, alimentos calóricos e super deliciosos! Mas será que essa prática é aconselhável? Contribui ou atrapalha o processo de emagrecimento? Saiba como agir assistindo a este vídeo completo.
Leia mais
Dia do lixo

A Saúde mental nos relacionamentos: como ajudar um parceiro que está passando por algum transtorno psicológico!

Quando falamos sobre os transtornos mentais, nos referimos a uma série de alterações significativas no que diz respeito aos aspectos cognitivos, emocionais e comportamentais dos indivíduos e que podem afetar qualquer pessoa durante algum momento de sua trajetória. É uma condição que muitas vezes interfere diretamente na capacidade do indivíduo de enfrentar problemas cotidianos e sentir prazer na vida.
Leia mais
A Saúde mental nos relacionamentos como ajudar um parceiro que está passando por algum transtorno psicológico!
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This