O Que é a Nossa Criança Interior?
7 de abril de 2018
atividades-motivacionais
Atividades Motivacionais Para a Vida Profissional e Pessoal
9 de abril de 2018

Síndrome de Born-out em estudantes

Síndrome-de-Born-out-em-estudantes-casule

Born-out é uma expressão popular em inglês que significa algo que parou de funcionar por falta de energia, algo que chegou a seu limite e por falta da mesma não tem mais condições de desempenhar sua função.

A vida de estudante com essa síndrome tem sido alvo de muitos estudos já que normalmente se fala nessa síndrome com trabalhadores. Os alunos (sejam eles de colégios, faculdades ou especializações) se deparam em muitos momentos com estresse, pressão de familiares e/ou professores. Essa síndrome nos estudantes refere- se ao sentimento de exaustão física e/ou mental devido às exigências exageradas nos estudos o que pode gerar sensação de baixa estima, cansaço em extremo, falta de controle sobre o ambiente, etc, podendo ter como consequência o fracasso acadêmico e prejuízos na vida pessoal.

O aluno está exposto a diversos fatores estressores (principalmente se está realizando faculdade na área da saúde, que lida diretamente com doenças e com mortes). O cotidiano do estudante passa a ser constituído por dúvidas, ansiedade, medo, insegurança, decepção, importância, incertezas, etc. As faculdades e colégios estão cobrando cada vez mais do aluno, além da própria sociedade que cobra um certo perfeccionismo que acaba prejudicando a vida do aluno tanto nas atividades acadêmicas quanto na vida pessoal.

A Síndrome de Born-out tem tratamento e quanto mais rápida for descoberta mais rápido será o tratamento. Esse tratamento é feito com profissionais especializados como psiquiatras e psicólogos.

Comentários

comentários

Joana Baldi
Joana Baldi
Especialista em Terapia Cognitivo-comportamental. Atende: Adolescentes, Adultos, Idosos, Famílias, Orientação Vocacional e Pedagógica.

Os comentários estão encerrados.

Marcar Consulta